sábado, agosto 30, 2014

Brasil

COMENTÁRIO

Marina é favorita para se eleger presidente, por Ricardo Noblat

O que a pesquisa Ibope mostrou na última terça-feira, e a pesquisa Datafolha confirmou ontem à noite, é que Marina Silva, no curto período de três semanas, conquistou a condição de favorita para se eleger presidente da República.
É improvável que Marina se eleja no primeiro turno. Por mais que encolha, Aécio tem um partido e aliados capazes de lhe garantir dois dígitos de intenção de votos nas pesquisas. Aécio é a garantia de que haverá segundo turno.
PT e PSDB amadurecem o melhor modo de desconstruir a imagem positiva de Marina. O problema não é encontrar o modo. É correr contra o tempo que resta para o dia da eleição. Haverá tempo suficiente até lá?
Ganha eleição quem erra menos. Porque todos erram. Esse é o desafio que Marina começa a enfrentar a partir de agora. Não a subestimem. Ela está vendo a chance de vencer. E não está disposta a desperdiçá-la.
O grande trunfo de Marina: rejeição baixa. A dela de apenas 15%. A de Dilma, 35%.
Dilma carece de trunfo para evitar o desastre que se desenha para o PT. Lula deixou de ser um trunfo poderoso desde que ela fracassou como governante.
 















A candidata do PSB Marina Silva - Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo


POLÍTICA

Filiado ao PSDB fez montagem de falso pedido de Lula em vídeo

Raphael Kapa, O Globo
O autor do vídeo em que o ex-presidente Lula, graças a uma montagem, aparece pedindo votos para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, é um mato-grossense filiado ao PSDB. Leandro Lima do Nascimento, afirmou, em sua página no Facebook, que não cometeu crime ao adulterar as imagens, que a produção tinha caráter humorístico e que delito é desviar dinheiro público.
O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido vai tomar medidas judiciais para retirada do material do ar. No vídeo feito por Leandro, foram usadas imagens em que Lula declara apoio a Marina Sant’Anna, candidata petista ao Senado em Goiás, e acrescentados trechos da campanha da chapa do PSB para simular que o apoio era dado a Marina Silva.



Lula, em vídeo, pede votos para Marina - Foto: Reprodução


POLÍTICA

Janot abre investigação sobre uso de avião na campanha de Campos

Eduardo BrescianiCarolina Brígido e Cleide Carvalho, O Globo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, abriu um procedimento para investigar o uso durante a campanha de Eduardo Campos do avião que caiu em Santos (SP) e matou o candidato do PSB e outras seis pessoas. Na prestação de contas parcial entregue pelo candidato e pelo comitê financeiro não foi feito qualquer registro de uso do avião.
O partido tem sustentado que faria a contabilização no final da campanha, quando faria a soma das horas voadas, mas o PSB e Marina apresentaram versões contraditórias sobre a forma como seria feita a declaração. Há suspeitas ainda de que empresas fantasmas foram usadas para fazer o pagamento da aeronave.


POLÍTICA

A reeleição de Dilma está nas mãos de Lula

Juan Arias, El País
Há apenas dois meses, analistas políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) tinham certeza de que nem os maus resultados da economia seriam um obstáculo para uma nova vitória da candidata Dilma Rousseff. O motivo de tal esperança era a força outorgada ao apoio com que contava o carismático ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Existia a convicção de que em plena campanha a presença do ex-sindicalista, que continua sendo o motor do PT e seu líder mais ouvido, poderia ser definitiva para convencer sobretudo o eleitorado de renda mais baixa, mas até mesmo empresários e banqueiros, de que um segundo mandato de sua pupila seria melhor do que o primeiro. Mais ainda: que em tal segundo Governo sua presença seria mais forte e decisiva.


Dilma conversa com seu padrinho político em Brasília - Foto: EFE


POLÍTICA

Marina lança um programa liberal na economia e progressista no social

Talita Bedinelli, El País
Do lado direito de Marina Silva estava acomodada Neca Setubal, a herdeira do Itaú, um dos principais bancos do país. Do lado esquerdo, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que bradou críticas ferrenhas ao capitalismo e defendeu a distribuição de renda.
No centro, a candidata à presidência apresentou seu programa de governo, liberal na economia e progressista nas áreas sociais, ainda que não em todas, já que a lei sobre o aborto não terá mudanças num eventual governo dela. Na tarde de ontem, no salão de um luxuoso bufê de Pinheiros, em São Paulo, Silva defendeu abertamente uma menor intervenção estatal na economia.


Marina Silva e o vice Beto Albuquerque no lançamento do programa - Foto: Paulo Whitaker / Reuters


GERAL

Droga contra ebola tem 100% de eficácia em testes em animais

BBC Brasil
Os únicos resultados de testes clínicos feitos até agora com a droga experimental ZMapp, cuja finalidade é combater a infecção pelo vírus ebola, mostram que ela teve 100% de eficácia em macacos, mesmo em casos avançados de infecção. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, cujos detalhes foram divulgados na revista Nature, disseram que se trata de "um importante passo adiante".
Eles agora querem iniciar testes clínicos em pessoas para entender melhor os efeitos da droga. O ZMapp ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Até agora, não havia dados sobre sua eficácia. Médicos vêm recorrendo a ele - mesmo sem que ele tenha recebido aprovação para uso em pessoas - pelo fato de o ebola não ter cura.



Médicos em treinamento contra o ebola; medicamento ZMapp é o principal coquetel disponível para tratá-lo - Foto: AP


GERAL

Justiça obriga Anvisa a liberar remédio feito a base de maconha

Dandara Tinoco, O Globo
Decisão do Tribunal Regional Federal de Minas Gerais (TRF-MG) autorizou a estudante Juliana de Paolinelli Novaes, de 35 anos, a importar remédio feito à base de tetraidrocanabidol (THC), substância encontrada na maconha. Juliana sofre de dores crônicas na região lombar da coluna há nove anos.
Ela chegou a usar uma bomba de morfina na tentativa de controlar o problema. De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, a liminar será cumprida. A agência recebeu notificação sobre o caso na quarta-feira.



Juliana, em cena do documentário ‘Dor’ - Foto: Reprodução


GERAL

Agência anuncia acordo para reduzir captação do Cantareira

Fabio Leite, Estadão
Após 45 dias de impasse sobre a crise do Sistema Cantareira, a Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou ontem ter chegado a um acordo com o governo paulista para reduzir novamente o volume que pode ser retirado do manancial pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para abastecer a região metropolitana.
O acerto, porém, foi negado pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, indicando novo conflito entre os governos Dilma Rousseff (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).


GERAL

Torcedora perde emprego após xingar goleiro santista de macaco

G1
A torcedora gremista flagrada pelas câmeras de transmissão de TV chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a partida entre Grêmio e Santos na noite de quinta-feira (28), em Porto Alegre, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar.
Ela era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a torcedora foi identificada ainda na noite de quinta. O pedido de afastamento partiu da própria direção do centro médico.



Torcedora foi flagrada chamando goleiro Aranha de 'macaco' - Foto: Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário