quinta-feira, agosto 07, 2014

Brasil


POLÍTICA

Newton e a política no Brasil, por Murillo de Aragão

Na política brasileira, há um jogo visível, mas poucos sabem como funciona, pois suas regras não são divulgadas. Só quem está na política sabe como joga. A base de tudo é uma apropriação da Terceira Lei de Newton: a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade. Em política, ao ataque responde-se inevitavelmente com outro, de igual ou maior intensidade – é a chamada retaliação.
Como quase todos na política nacional têm rabo preso, o jogo é muito útil como poderoso recurso, evitando o tratamento radical, que seria cortar o próprio rabo. De saída, embute uma ameaça ditada por uma espécie de reflexo condicionado: se você me atacar, eu faço retaliação. Pode esperar.
Qual a lógica desse duelo no qual vale tudo? Calcula-se o custo-benefício dos ataques e dos contra-ataques. As perdas e danos resultantes do ato de atacar e, até mesmo, de retaliar. É um cálculo simples. A Terceira Lei de Newton é especialmente útil na época das eleições.
Como funciona? Basicamente, da seguinte forma: temos um escândalo. Por exemplo, a questão da compra superfaturada de Pasadena pela Petrobras. Prato cheio para a oposição fazer a festa por meio da convocação de uma CPI, há anos a mais eficiente máquina de alimentar escândalos da política nacional.
Para equilibrar as contas, a base governista ataca em duas frentes: inclui na pauta de investigações aspectos que podem envolver o ex-aliado Eduardo Campos (PSB) com a multiplicação dos custos da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e remexe no pântano da denúncia de cartel na operação Siemens-Alstom, que atinge em cheio o PSDB em São Paulo.



 














Murillo de Aragão é cientista político


POLÍTICA

PSDB, PT e PMDB concentram metade da audiência nas redes sociais

Gabriel Garcia
A consultoria BITES, especializada em análise de dados digitais, fez um levantamento sobre a audiência nas redes sociais dos 171 candidatos que disputam a eleição para governador dos 26 estados e do Distrito Federal em outubro deste ano.
De acordo com a consultoria, PT e PSDB concentram 35% do Indicador de Audiência Social (IAS), taxa de alcance junto ao eleitorado com acesso à Internet.
O número é calculado pela soma de fãs e seguidores em quatro redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus) e no canal de vídeo Youtube.


O levantamento, com dados compilados até 31 de julho, leva em consideração 6,4 milhões de fãs e de usuários que seguem os 171 candidatos, o equivalente a 10% do eleitorado brasileiro com acesso à internet – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Do total de candidatos, 76,6% tinham perfis nas quatro redes analisadas ou no Youtube: 70% com páginas no Facebook, 52% com perfis no Twitter, 33% com canais no Youtube, 28% com perfis no Google Plus e 20,4% com contas no Instagram.
Partido do senador Aécio Neves (MG), candidato a presidente, o PSDB leva uma pequena vantagem. Ocupa o primeiro lugar com 17,79% desse público. O PT, da presidente Dilma Rousseff e candidata à reeleição, vem em seguida com 17,26%.
O PMDB ocupa a terceira posição, com 14,8%. Os candidatos dos três partidos, num universo de 31 que lançaram nomes aos governos estaduais, concentram metade do Indicador de Audiência Social.
Os candidatos de partidos que apoiam Dilma alcançam, nas redes sociais, 4,3 milhões de eleitores, contra 1,2 milhão de Aécio e 722 mil do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato a presidente pelo PSB.
A pesquisa analisou ainda o comportamento dos candidatos a vice-presidente. A candidata a vice na chapa de Eduardo, Marina Silva, tem indicador de audiência 2,2 maior do que todos os candidatos a governador que apostam no socialista.
Vice de Dilma, Michel Temer (PMDB) tem 190 mil seguidores e fãs. Vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) tem 37 mil fãs e seguidores.
Em 2014, os custos de campanha devem alcançar o recorde de R$ 73,9 bilhões. A BITES acredita que parte desses investimentos será destinada à internet. “Os candidatos já entenderam o poder do digital em suas campanhas”, diz o relatório.
Campeões de audiência. Do ponto de vista quantitativo, dois candidatos evangélicos lideram o ranking nacional. O deputado federal Anthony Garotinho (PR), candidato ao governo do Rio, tem 875.497 fãs e seguidores. Depois, vem Marcelo Crivela (PRB), outro que disputa o governo do Rio, com 666.587 fãs e seguidores nas cinco plataformas sociais.
Em terceiro está o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição. Ele tinha 525.478 seguidores no final de julho.
Em termos qualitativos, os três candidatos que tem melhor Indicador de Audiência Social, ou seja, que conseguem atingir maior número de potenciais eleitores, são: Ângela Portela (PT-RR), com 64,8%, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), com 25%, e Márcio Bittar (PSDB-AC), com 24,7%.
Média de candidatos. Em média, serão 6,3 candidatos por estado disputando as eleições neste ano. Maior colégio eleitoral do Brasil com 31,2 milhões de eleitores, São Paulo terá nove candidatos. Mesmo número tem Alagoas, que tem 1,8 milhão de eleitores e representa o 19º colégio eleitoral do Brasil.


POLÍTICA

Dilma, Aécio e Campos obtêm 99% das doações a presidenciáveis

Mariana Oliveira, G1
Os presidenciáveis que ocupam as três primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto – Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – arrecadaram em menos de um mês R$ 21,8 milhões, 99% do total declarado pelos 11 candidatos a presidente da República.
Os dados fazem parte da primeira prestação de contas parcial da campanha eleitoral, divulgada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O início da arrecadação foi autorizado a partir da abertura das contas dos candidatos, permitida somente após o registro das candidaturas, cujo prazo terminou em 5 de julho.



Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.


POLÍTICA

Aécio já anunciou três "superministérios" e ainda pode haver mais

Jeferson Ribeiro, Reuters
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, anunciou três superministérios que implantará se for eleito e outros poderão ser anunciados nas próximas semanas, já que o mineiro tem dito que pretende administrar com no máximo 23 pastas e, portanto, fusões de áreas estão em estudo.
Nos últimos dias, Aécio anunciou o superministério da Infraestrutura, que abarcaria as áreas de transportes terrestres, portos e aeroportos e talvez energia; o superministério da Agricultura, que seria composto também pela Pesca; e o superministério da Justiça e Segurança Pública, que pode incluir áreas que têm status de ministério hoje, como os Direitos Humanos.


POLÍTICA

Planalto pressiona, e TCU adia decisão sobre bens de Graça Foster

Vinicius Sassine, O Globo
O governo da presidente Dilma Rousseff fez uma pressão inédita junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e conseguiu adiar a decisão sobre a indisponibilidade dos bens da presidente da Petrobras, Graça Foster.
Pela primeira vez, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, compareceu ao tribunal para fazer a sustentação oral num processo em plenário, um gesto do Palácio do Planalto para evitar a repercussão de uma decisão no sentido de bloquear os bens da presidente da maior empresa brasileira.


Pela primeira vez, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, (à esq.) compareceu ao tribunal para fazer a sustentação oral num processo em plenário. Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


POLÍTICA

Assessor do governo admite atuação na farsa da CPI da Petrobras

Gabriel Castro, Veja
O secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Azevedo, admitiu ontem ter participado das negociações para montar um plano de blindagem da Petrobras na CPI do Congresso destinada a investigar a estatal. Ontem, foi revelado que Azevedo participou da operação montada para proteger a Petrobras.
A manobra incluía o treinamento de representantes da estatal e o compartilhamento de perguntas que seriam feitas por parlamentares. A Secretaria de Relações Institucionais tem a função de negociar com o Congresso temas de interesse do governo. O ministro é o petista Ricardo Berzoini.



Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Foto: Agência Senado


GERAL

Libéria declara estado de emergência por ebola

G1
A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, declarou ontem estado de emergência para combater um surto de ebola, dizendo que a escala da epidemia representa uma ameaça à segurança do país.
“O governo e povo da Libéria requerem medidas extraordinárias para a sobrevivência do nosso Estado e a proteção das vidas da nossa população”, disse em comunicado oficial. “Eu aqui declaro efetivo estado de emergência em toda a República da Libéria a partir de 6 de agosto de 214 por um período de 90 dias.”



Grupo de mulheres ora para que o ebola deixe a Libéria em área próxima a campo de tratamento da doença em Monrovia. Foto: Zoom Dosso / AFP


GERAL

ANS libera reajuste de até 10,8% em planos de saúde antigos

Veja
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou ontem os índices máximos de reajustes para planos de saúde individuais antigos, firmados antes de 1998, de quatro operadoras — Amil, SulAmérica, Bradesco e Itauseg.
O teto foi fixado em 9,95% para a Amil Assistência Médica Internacional e em 10,79% para as seguradoras SulAmérica, Bradesco e Itauseg. O período de reajuste é de julho de 2014 a junho de 2015. A elevação vale apenas para essas quatro operadoras, que possuem Termos de Compromisso (TC) sobre cláusulas de reajuste.



ANS: período de reajuste vai até junho de 2015. Foto: Thinkstock


GERAL

Uso da internet em celular mais que dobrou entre jovens do país

Thiago Jansen, O Globo
Na esteira da tendência da popularização dos smartphones e tablets, as crianças e os adolescentes internautas brasileiros estão acessando mais à rede por meio desses dispositivos móveis. É o que indica a pesquisa TIC Kids 2013, divulgada ontem pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).
O instituto mede o uso e os hábitos digitais de jovens entre 9 e 17 anos em relação às tecnologias de informação e de comunicação. De acordo com o levantamento, o acesso da internet por smartphones pelos jovens mais que dobrou entre 2012 e 2013, saltando de 21% para 53%.


Aluna do Colégio Triângulo, em Bento Ribeiro, usa o celular para acessar a internet. Foto: O Globo

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