quarta-feira, agosto 06, 2014

Dilma vistoria obras e faz campanha no canteiro da Usina de Belo Monte

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, fez campanha nesta terça-feira no canteiro de obras da usina de Belo Monte, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A presidente vistoriou as obras, conversou com operários, tirou fotos e almoçou no local. Também aproveitou para gravar passagens para o programa eleitoral que começa no próximo dia 19. A presidente fez uma tomada com as obras da casa de força principal, onde ficarão 18 turbinas, ao fundo.

- O pessimismo diz o seguinte: vai ter apagão na Copa. Não houve racionamento durante a Copa nem vai haver racionamento depois da Copa, porque nós vivemos numa situação em que investimos muito tanto em transmissão quanto em geração - afirmou.

Segundo Dilma, em seu mandato, o governo investirá em geração quase o mesmo que durante os oito anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presidente disse que até o fim do ano completará 20 mil megawatts e, no governo tucano, foram 21 mil.

- Fizemos o dobro em linha de transmissão. Eles fizeram em torno de dez mil (quilômetros). Nós fizemos 21 a 22 mil. Nós nos preparamos para isso. Óbvio que dependemos da hidrologia, mas este país, hoje, quando diminuem as chuvas, não entra em racionamento, como entrava no passado - disse Dilma.

A presidente disse que ainda não é possível precisar o impacto nas tarifas de energia dos empréstimos às distribuidoras para cobrir o custo da entrada em operação das termoelétricas, em decorrência da baixa nos reservatórios das hidrelétricas. Dilma negou, porém, que o aumento vá integrar um processo de tarifaço no próximo ano. Para ela, isso faz parte de uma "visão pessimista" da economia brasileira.

Mais uma vez, a presidente adotou a estratégia de fazer uma agenda casada. A visita às obras de Belo Monte consta como um compromisso de campanha divulgado pelo PT. Já a primeira etapa aparece nos compromisso oficiais de Dilma divulgados pelo Palácio do Planalto. A petista voltará a Brasília no fim da tarde.

A hidrelétrica, prevista para ser concluída em 2019, deverá gerar no pico 11.233,1 megawatts. O modelo adotado será o fio d'água, que dispensa a necessidade da construção de um grande reservatório de água e minimiza o impacto ambiental. A previsão é que as operações comecem no dia 31 de dezembro de 2014, e a comercialização do serviço, em fevereiro de 2015. Belo Monte será a maior usina hidrelétrica 100% brasileira, e a terceira maior do mundo. A construção deve gerar cerca de 20 mil empregos no pico das obras.

* Com informações do jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário