domingo, setembro 14, 2014

Brasil

POLÍTICA

Três candidatos a governador barrados na Ficha Limpa renunciam

G1
A um dia do fim do prazo para substituição de candidatos nas chapas nestas eleições, três postulantes a governador renunciaram às candidaturas: José Roberto Arruda (PR), no Distrito Federal; José Riva (PSD), candidato ao governo de Mato Grosso; e Neudo Campos (PP), candidato a governador em Roraima.
Os três tiveram os registros barrados pela Lei da Ficha Limpa. Termina neste domingo (14) o prazo para que os partidos substituam candidatos nas chapas. Até ontem, Riva e Campos haviam sido substituídos por suas mulheres, que agora serão as candidatas ao governo.



Arruda renuncia candidatura - Foto: André Coelho / O Globo

POLÍTICA

Marina diz que é preciso ter programa para ser presidente

Letícia Lins, O Globo
A candidata do PSB à sucessão presidencial, Marina Silva, reagiu com ironia às críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff (PT), e as atribuiu ao “desespero com a possibilidade de perder a eleição”. A pessebista rebateu a fala de Dilma em Belo Horizonte na quarta-feira, em que afirmou que quem não quer ser criticado “não pode ser presidente”.
"Para ser presidente é preciso ter programa", rebateu Marina em comício realizado no início da noite de sábado em João Pessoa. "É preciso ter disposição para o diálogo político, trabalhar com o respeito, com a verdade e não com o boato. É preciso que se busque a legitimidade necessária para isso, e que não se terceirize essa legitimidade", acrescentou.



Marina Silva - Foto: Hans von Manteuffel / O Globo



POLÍTICA

Dilma busca se desvincular de variações do mercado

Reuters
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, procurou no sábado desvincular as variações do mercado financeiro ao seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto e previu uma alta nas ações da Petrobras.
Em evento de campanha em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Dilma atribuiu à "especulação" as oscilações nos mercados de ações e de câmbio e negou que essas altas e baixas tivessem relação com as pesquisas de intenção de voto para presidente da República, que têm sido acompanhadas de perto pelo mercado financeiro.



Dilma em ato com Movimentos Negros - Foto: Ichiro Guerra / Divulgação


POLÍTICA

Jatene tem 42% e Helder, 38%, aponta pesquisa Ibope no Pará

G1
Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Pará:
Simão Jatene (PSDB) – 42% das intenções de voto
Helder Barbalho (PMDB) – 38%
Marco Antonio (PCB) – 2%
Zé Carlos (PV) – 1%
Marco Carrera (PSOL) – 1%
Elton Braga (PRTB) – 1%
Branco/ nulo – 5%
Não sabe/ não respondeu – 10%
Os dois primeiros colocados estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. No levantamento anterior, em agosto, Simão Jatene tinha 40% e Helder Barbalho, 40%.





POLÍTICA

No Espírito Santo, Hartung tem 42% e Casagrande, 29%

G1
Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta que Paulo Hartung (PMDB) está com 42% das intenções de voto para governador do Espírito Santo e Renato Casagrande (PSB), com 29%. O candidato do PT, Roberto Carlos, a candidata Camila Valadão (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB) estão empatados com 2% cada.
Brancos e nulos acumulam 8%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam somam 15%. O levantamento indica que Paulo Hartung venceria a disputa no primeiro turno. Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa é a segunda do Ibope no Espírito Santo.


POLÍTICA

Ibope AC: governador Tião Viana lidera a disputa com 42%

O Globo
O atual governador e candidato à reeleição pelo Acre, Tião Viana (PT), continua a liderar na disputa estadual com 42% das intenções de voto no estado. O dado foi divulgado pelo Ibope. O candidato do DEM, Tião Bocalom, está na segunda colocação, com 25%, e Marcio Bittar (PSDB), 19%.
Na pesquisa anterior, divulgada no mês passado, Tião Viana tinha 46% das intenções de voto. O candidato do PSOL, Antônio Rocha, está com 2%. Votos em branco ou nulos representam 5% do entrevistados e os indecisos, 7%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


GERAL

Gays sem fronteiras no esporte

Eduardo Rodrigálvarez, El País
O que teria acontecido se em 2008 Raymond Domenech, na época técnico de futebol francês, tivesse pedido em casamento seu namorado pela televisão, em vez de Estelle Denis, sua namorada, apresentadora do programa? Não há resposta possível para essa pergunta, porque o futebol continua sendo um território vetado para a homossexualidade, um jogo “muito viril” para aceitar jogadores que frequentam “esses malditos clubes de bichas”, como o treinador do Nottingham Forest, Brian Clough, recriminou seu jogador, Justin Fashanu, antes de tirá-lo da equipe.
No entanto, a declaração de amor, com pedido de casamento incluída, da ex-tenista Martina Navratilova, no último sábado, a sua namorada, a ex-modelo russa Julia Lemigova – com quem já vivia há seis anos – foi aceita com a naturalidade e a simplicidade que o caso requer.


Antono Hysen (à esquerda) e Jason Collins - Foto: E. Le Poulin / Cordon


GERAL

“Aguardei mais de 15 horas em um corredor para ser internada”

Talita Bedinelli, El País
Maria das Neves Costa, de 70 anos, se move em passos lentos até o sofá de sua casa no bairro de Guaianases, extremo leste da capital paulista. Diabética e com pouca visão, ela carrega desde criança uma ampla barriga d’água, sintoma da esquistossomose, uma doença causada por um parasita que aparece especialmente em áreas pobres. Já sentada, ela começa a elencar sem dificuldade a série de problemas que enfrentou com a saúde pública brasileira.
Só nos últimos anos, ela esperou 15 horas por uma internação acomodada em uma cadeira de rodas no corredor de um hospital; foi amarrada em uma maca num setor de internação superlotado e com poucos profissionais para evitar que não caísse da cama; esperou cinco anos para conseguir uma consulta com um nefrologista; e passou noites acordada em filas dentro de unidades de saúde para conseguir agendar consultas pela manhã.



Maria, 70 anos, e Iolanda, 34, na casa da família em Guaianases - Foto: Bosco Martín/ El País

GERAL

Justiça manda recolher revista por ensaio sensual com crianças

O Globo
O Juízo Auxiliar da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região concedeu uma liminar, por conta de uma ação cautelar do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, para que seja suspendida a distribuição e a circulação dos exemplares da revista “Vogue Kids”, veiculada junto à “Vogue Brasil” de setembro.
A publicação é acusada de violar princípios básicos ligados à proteção integral da criança previstos na Constituição por publicar, segundo o Ministério Público, “matéria publicitária com exposição de fotos de crianças (meninas) em posições sensualizadas, erotizadas, até mesmo com apelo ou conotação sexual, por se tratar de trabalho infantil artístico, não autorizado pelo ordenamento jurídico”.


ECONOMIA

Cenário muda e setor automotivo desacelera

Luiz Guilherme Gerbelli e Renée Pereira, Estadão
O fraco desempenho da economia brasileira aliado ao colapso das vendas para a Argentina pegaram a indústria automobilística no contrapé. Entre 2008 e 2012, as empresas investiram R$ 45 bilhões em novas fábricas e na expansão de unidades existentes, contrataram 26,4 mil trabalhadores e elevaram a capacidade instalada da indústria em 16%, para 4,5 milhões de veículos por ano.
Mas o cenário se inverteu, a demanda interna caiu e as exportações desabaram. Resultado: estoques em alta e funcionários demitidos. O quadro desfavorável do setor, cujos sinais começaram a aparecer no fim de 2013 com a restrição no crédito e menor disposição do brasileiro de ir às compras, se tornou mais agudo no segundo trimestre deste ano, quando a atividade da indústria atingiu os piores níveis desde 2010.



Setor automobilístico vem sofrendo desde 2013 - Foto: Werther Santana / Estadão

0 comentários:

Postar um comentário