segunda-feira, setembro 15, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma diz que ‘coitadinho’ não pode chegar à Presidência

Luiza Damé, O Globo
Confrontada com as críticas da candidata Marina Silva sobre a falta de um programa de governo do PT, a presidente Dilma Rousseff disse que não precisa fazer promessas, porque suas propostas estão sendo executadas e sendo criticadas "todo santo dia". Candidata à reeleição, Dilma afirmou que "coitadinho" não pode chegar à Presidência da República e voltou a criticar a independência do Banco Central, defendida por Marina.
Para Dilma, os candidatos não podem "se vitimizar". Para ela, o debate é válido enquanto girar em torno das propostas e não apelar para "a honra e as características pessoais" dos adversários.



Para Dilma, independência do Banco Central significa a criação de uma quarto poder - Foto: Jorge William / O Globo


POLÍTICA

‘Eleitor optará entre mudança com mais segurança ou mais ousada’

Blog do Kennedy Alencar
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, prevê um segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB), no qual “o eleitor deve escolher entre quem vai oferecer uma mudança com mais segurança ou uma mudança mais ousada”. “A mudança com segurança seria Dilma ou uma mudança mais ousada, quebrando a polarização PT-PSDB, que seria escolher a Marina”, diz Paulino.
Na opinião do diretor-geral do Datafolha, o senador Aécio Neves (PSDB) deverá estar fora da segunda etapa da disputa presidencial. “[Ele] terá outras eleições pela frente”, afirma. Paulino crê que Aécio teria errado na estratégia e se apresentado como “um político tradicional”.


POLÍTICA

'Para aumentar os recursos, é preciso outra fonte de financiamento'

Talita Bedinelli, El País
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro (Santos, 1963), a elevação dos gastos com a saúde para 10% da Receita Corrente da União, como pede o Movimento Saúde Mais Dez e um projeto de lei de iniciativa popular que tramita no Congresso, só seria viável com a criação de uma nova fonte de financiamento.
Ele afirma que o valor que seria injetado com a medida, cerca de 42 milhões de reais, é o mesmo valor que era gerado com a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007, e que financiava a saúde.



O ministro Arthur Chioro durante um evento em Brasília, em agosto - Foto: Agência Brasil


POLÍTICA

Petrobras confirma que perfil foi alterado em computador da empresa

O Globo
A Petrobras confirmou a informação que o perfil de Paulo Roberto Costa na enciclopédia virtual Wikipédia foi alterado em um dos computadores da sede da empresa. Como O Globo revelou em matéria de sábado, as modificações afirmam que Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal e um dos denunciados na operação “Lava-Jato” da Polícia Federal, é uma “cria” do governo tucano de Fernando Henrique e que foi demitido porque estava “muito soltinho”.
Segundo nota divulgada , a Área de Tecnologia da Informação está rastreando os acessos à internet para identificar o computador em que o artigo foi reescrito. As alterações destacam que a demissão ocorreu após a posse da atual presidente da estatal Graça Foster, e com aprovação da presidente da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).


Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras - Foto: O Globo


GERAL

Cidades desviam verbas de reforma após cheias no Nordeste

Fantástico, G1
Em 2010, uma enchente terrível devastou muitas cidades do interior de Alagoas e de Pernambuco. Uma situação dramática, que o Fantástico mostrou para todo o país. Milhões em dinheiro público foram enviados para reconstruir esses lugares. Quatro anos depois, o Fantástico voltou lá, e sabe o que encontramos? Postos de saúde que não atendem ninguém, escolas caindo aos pedaços e verbas que saíam da prefeitura, para pagar serviços que jamais foram feitos.
Junho de 2010, Alagoas. “A água toma conta do centro da cidade. A população entra em pânico”, disse um morador na época. Alagoas, hoje, quatro anos depois. Um posto de saúde foi construído justamente para atender as famílias das vítimas da enchente. Mas o posto está com portas quebradas e pedaços de madeira espalhados pelo corredor, em uma situação de abandono.



Postos de saúde que não atendem ninguém, escolas caindo aos pedaços e verbas que saíam da prefeitura, para pagar serviços que jamais foram feitos - Foto: Reprodução


GERAL

Nível do Cantareira recua para 9,2% da capacidade

Tássia Kastner, Estadão
O nível do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, caiu para 9,2% de sua capacidade, porcentual que já inclui o volume morto, também chamado de reserva técnica. A queda é de 0,2 ponto porcentual na comparação com o dia anterior, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que divulga acompanhamento diário dos reservatórios.
O volume de chuvas acumulado em setembro está em 29,9 milímetros, ante média histórica para o mês de 91,9 milímetros. Na quarta-feira, conforme a Sabesp, o índice ficou abaixo do patamar de 10% pela primeira vez desde que foi iniciada a utilização da reserva técnica em 16 de maio. No dia 15 de maio, o reservatório tinha 8,2% de sua capacidade. O volume útil do sistema foi zerado em julho.


GERAL

Nova droga bloqueia gene que conduz crescimento de câncer

O Globo
Quando está ativa, uma proteína chamada Ral pode conduzir o crescimento do tumor e a metástase em diversos tipos de câncer, como o de pâncreas, próstata, cólon e bexiga. Até agora medicamentos que bloqueiam esta atividade não estão disponíveis. Mas um estudo publicado ontem na revista “Nature” usa um novo approach para atingir a ativação da proteína.
“Quando se pretende evitar a mordida de um crocodilo, um caminho é manter a boca dele fechada. Tentamos uma nova maneira: colocamos um palito para segurar a boca dele aberta”, disse o pesquisador Dan Theodorescu, professor de Urologia e Farmacologia e diretor do Centro de Câncer da Universidade do Colorado.



Célula de câncer: atingir a proteína pode ser um novo conceito na criação de medicamentos - Foto: Latinstock


ECONOMIA

Procura por seguro de vida aumenta entre os jovens

Rennan Setti, O Globo
A julgar pelo mercado de seguros de vida, a fama de inconsequente está se descolando do jovem brasileiro. A participação de pessoas com menos de 35 anos na carteira das principais seguradoras está crescendo, segundo as empresas. Na SulAmérica, por exemplo, o percentual de contratantes do seguro de vida individual na faixa etária saltou de 25% para 35% desde 2011.
Na Prudential, a idade média dos segurados caiu 10% desde 2012, e mais da metade dos clientes (56%) tem entre 20 e 39 anos. Fatores econômicos e sociais explicam o apelo recente dos seguros entre os jovens. O passado recente da economia, marcado por hiperinflação e uma série de pacotes-relâmpago, dificultava o planejamento financeiro até para os mais precavidos.



Camila Dias, de 25 anos, contratou o seguro “como garantia para o futuro” - Foto:Fabio Rossi / O Globo


ECONOMIA

Mercado de trabalho começa a sentir o baque às vésperas da eleição

Luís Lima e Naiara Infante Bertão, Veja
O economista austríaco Friedrich Hayek escreveu certa vez que quando se usa o estado como ferramenta para estimular a criação de vagas, uma série de desequilíbrios é desencadeada. O Brasil vive essa realidade. A cantilena repetida à exaustão em época eleitoral é a de que o pleno emprego que se vê hoje leva a assinatura dos governos petistas.
O outro lado da moeda é que os desequilíbrios criados pela política econômica da gestão de Dilma Rousseff se tornam cada vez mais patentes e afetam não só a renda dos brasileiros, mas também o mercado de trabalho. Com a inflação no teto da meta, os juros começaram a subir e o emprego, consequentemente, deu sinais de esgotamento.



Mercado de trabalho: desaceleração acompanha o arrefecimento econômico - Foto:Cristiano Mariz / Veja


MUNDO

Países da Otan começam a entregar armas para Ucrânia

Veja
O ministro da Defesa da Ucrânia disse ontem que os membros da Otan estão entregando armas ao seu país para equipá-lo a lutar contra os separatistas pró-russos. Valery Heletey afirmou em entrevista coletiva que havia discutido as entregas em reuniões bilaterais com ministros da Defesa da Otan durante encontro no País de Gales, em 4 e 5 setembro.
Autoridades da Otan têm dito que não vão enviar "ajuda letal" para um país não membro, mas os Estados integrantes da aliança do Atlântico Norte podem fazê-lo. No início deste mês, um alto funcionário ucraniano disse que Kiev tinha acordado sobre o provisionamento de armas. Quatro dos cinco países citados, incluindo os Estados Unidos, negaram.


Soldado ucraniano em posto de controle perto da cidade de Donetsk - Foto: Anatolii Stepanov / AFP

0 comentários:

Postar um comentário