terça-feira, setembro 16, 2014

Brasil

POLÍTICA

Ato 'apartidário' no Rio tem palanque para Lula e defesa da Petrobras

Veja
"Se houve erros, tem que investigar. Se for culpado, tem que ir para a cadeia". A frase dita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já não é novidade sempre que uma denúncia de corrupção bate à porta de governos do PT: foi assim na esteira do escândalo do mensalão - que, de fato, levou caciques do PT para a prisão - e agora se dá em meio aos detalhes que emergem do megaescândalo de corrupção na Petrobras, cujas engrenagens são expostas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa em acordo de delação premiada com a Justiça.
Também não é novidade a sequência do discurso: conforme as investigações avançam e deixam clara a profundidade dos escândalos, Lula afirma não saber de nada. Mais: volta-se contra aqueles que revelam os desmandos. Se para ele o mensalão nunca existiu - notícias sobre o esquema de compra de votos de parlamentares eram apenas tentativas de desestabilizar seu governo -, a Petrobras é hoje alvo de "ataques".



Lula durante encontro do PT em São Paulo - Foto: Vanessa Carvalho / Estadão Conteúdo


POLÍTICA

Medo de perder voto afasta violência policial de campanhas

Camilla Costa, BBC Brasil
Após os protestos de 2013, a ONU cobrou explicações do Brasil sobre o que chamou de uso excessivo da força policial na repressão aos manifestantes. Casos como o do pedreiro Amarildo também levantaram o debate sobre a atuação cotidiana da polícia militar em todo o país.
Mas uma "fuga histórica do debate" e o receio de perder votos de setores conservadores impedem que o tema entre nos programas dos presidenciáveis lideres nas pesquisas, segundo especialistas. A violência policial e também a violência sofrida pelos policiais – até mesmo dentro da corporação – foram apontadas por leitores em uma consulta promovida pelo #salasocial - o projeto da BBC Brasil que usa as redes sociais como fonte de histórias originais.


Tema foi sugerido pelos leitores da BBC Brasil em consulta nas redes sociais - Foto:Getty Images


POLÍTICA

Juiz determina que ex-diretor da Petrobras se apresente à CPI

Camila Bomfim, G1
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou ontem que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso no Paraná, se apresente na quarta (17) à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. No despacho, o magistrado determinou que a Polícia Federal (PF) tome as providências necessárias para assegurar a escolta de Costa para Brasília.
Questionado pela comissão, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na última sexta (12) que a CPI não precisava de autorização judicial para ouvir o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras. Zavascki, entretanto, ressaltou que Paulo Roberto Costa tem "garantias constitucionais" a serem observadas pelo Legislativo, como o direito de permanecer em silêncio na audiência.



Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras - Foto: Reprodução


POLÍTICA

Justiça proíbe revista que liga Cid Gomes ao caso Petrobras

O Globo
A juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, de Fortaleza, determinou no fim de semana que a edição desta semana da Revista IstoÉ seja impedida de circular em todo o país ou, caso já tenha sido distribuída, que seja imediatamente recolhida das bancas de jornais.
Segundo informações do site “Consultor Jurídico”, a magistrada tomou a decisão após o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), ir à Justiça relatando ter recebido e-mail da reportagem da revista citando o seu nome como um dos delatados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O processo corre em segredo de Justiça.



Governador do Ceará Cid Gomes - Foto: Gustavo Miranda / O Globo


GERAL

Laboratório anuncia recall de cinco medicamentos

Estadão
O laboratório Teuto vai recolher do mercado 150 mil unidades de cinco medicamentos por falhas de fabricação. No rol de problemas, por exemplo, o antidepressivo Amitriptilina 25 mg foi embalado como se fosse o Metformina 850 mg, usado para controle da diabete.
Já o Paracetamol 500 mg pode ter dentro da cartela um objeto metálico semelhante a um parafuso. Os medicamentos envolvidos no recall são: Cetoconazol, Amitriptilina, Paracetamol, Nistatina e Atrovastatina Cálcica.


GERAL

Arcebispo do Rio é assaltado por 3 homens armados

G1
O Arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, foi vítima de assalto a mão armada na noite de segunda-feira (15). De acordo com a Arquidiocese, ele seguia do Sumaré com destino à Glória quando o carro em que estava, acompanhado pelo fotógrafo, por um seminarista e pelo motorista da Arquidiocese, foi interceptado por três criminosos armados em Santa Teresa.
Um dos assessores do cardeal contou que o assalto ocorreu por volta de 20h30. O carro em que Dom Orani seguia foi fechado por outro veículo. Um dos assaltantes apontou a arma para o cardeal e exigiu que todos entregassem seus pertences.


Dom Orani foi assaltado por três homens no Sumaré - Foto: Pedro Teixeira / O Globo


GERAL

Médico do Hospital Sírio-Libanês é baleado em consultório

O Globo
O médico urologista Anuar Ibrahim Mitre, de 65 anos, integrante do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, foi baleado ontem em seu próprio consultório, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. O atirador, que também seria médico e foi identificado como Daniel Edmans Forti, se matou em seguida.
Segundo a polícia, o registro médico de Forte é do Rio de Janeiro e ele seria especialista em medicina do trabalho. Mitre, que também é membro do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital, levou três tiros, um deles na cabeça, e passava por cirurgia no início da noite no Hospital Sírio-Libanês.


O urologista Anuar Ibrahim Mitre - Foto: Reprodução


ECONOMIA

Mantega anuncia benefícios fiscais para estimular indústria

Estadão
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, ontem, que o governo vai estender a todas as empresas brasileiras do setor manufatureiro que atuam no exterior um benefício tributário de 9% sobre o Imposto de Renda. O anúncio foi feito após reunião com um grupo de grandes empresários na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O benefício já valia para empresas dos setores de construção, serviços e alimentos e bebidas, mas após um estudo do governo foi concluído que era possível ampliá-lo para todas as companhias manufatureiras. "Na prática, elas vão pagar menos impostos porque poderão usar o crédito de 9%. É uma forma de equilibrar as condições das empresas brasileiras com as estrangeiras", afirmou.



Mantega diz que a medida não tem impacto fiscal - Foto: Tiago Queiroz / Estadão


ECONOMIA

Brasil deve crescer 1,4% em 2015, abaixo de emergentes e ricos

Daniela Fernandes, BBC Brasil
O Brasil deverá crescer 1,4% em 2015 contra 0,3% neste ano, mas ainda abaixo de vários emergentes e países ricos, informou um relatório divulgado nesta segunda-feira pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O estudo, intitulado Avaliação Econômica Intermediária, revisou consideravelmente para baixo as previsões em relação ao crescimento da economia brasileira neste ano e no próximo.
Segundo a OCDE, a alta do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto, a soma dos bens e serviços produzidos por um país) em 2014 deve ser inferior, inclusive, à da Zona do Euro (0,8%), que ainda não conseguiu se recuperar totalmente da crise financeira.



Desaceleração da economia levou montadoras brasileiras a conceder férias remuneradas a funcionários - Foto: Reuters


ECONOMIA

Juiz criminal do Rio recebe denúncia e manda citar Eike Batista

Roberta Scrivano, O Globo
O juiz titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio recebeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no Rio contra o empresário Eike Batista, por crimes contra o mercado de capitais. Na decisão, Flávio Roberto de Souza determina que o fundador do grupo EBX seja citado para apresentar sua defesa prévia no prazo de dez dias.
Souza afirma que a denúncia "expôs, com clareza, o fato criminoso, com todas as suas circunstâncias". O juiz considerou que, diante da documentação apresentada, estão "minimamente configuradas a autoria e a materialidade dos delitos que, em tese, teriam sido cometidos pelo denunciado".



Eike Batista em seu escritório no Rio de Janeiro - Foto: Marco Antônio Teixeira / O Globo

0 comentários:

Postar um comentário