quarta-feira, setembro 17, 2014

Brasil

POLÍTICA

Polícia Federal identifica petista que entregou dólares a chantagista

Veja
A Polícia Federal já sabe quem é o homem que, em nome do PT, fazia as entregas de dinheiro a um grupo de chantagistas que ameaçava envolver o partido no escândalo de corrupção da Petrobras. Em sua última edição, Veja mostrou que Enivaldo Quadrado, condenado no processo do mensalão, prometeu revelar detalhes sobre o envolvimento de petistas com o desvio de 6 milhões de reais do cofre da estatal. Para comprar seu silêncio, o partido cedeu à chantagem.
Cumprindo pena alternativa, Enivaldo Quadrado, o chantagista, recebe pagamentos regulares em dólares americanos. O dinheiro é entregue por um homem identificado apenas como sendo um conhecido militante do PT, influente, com estreitas ligações com os chefes mensaleiros – e que faz o serviço cumprindo ordens do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.



Enivaldo Quadrado (à direita), o chantagista, é pago pelo PT para manter em segredo o golpe que resultou no desvio de 6 milhões de reais da Petrobras - Foto: Veja


POLÍTICA

Ambicioso, o homem-bomba da Petrobras deve se calar na CPI

Afonso Benites, El País
O engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras apontado como um dos principais membros de um bando suspeito de desviar até 10 bilhões de reais dos cofres públicos brasileiros, é um homem arrogante e detalhista. Tratava mal alguns funcionários e lia minúcias de contratos como poucos.
Nos últimos anos em que passou na maior companhia brasileira, porém, a característica que mais chamou a atenção dos que conviveram com ele foi a ganância. Sempre queria galgar novos postos de chefia. “Ele era muito competente, dedicado, cuidadoso e bastante arrogante em alguns momentos. Como sempre teve bom trânsito com a maioria das gestões, conseguiu atingir postos que vários carreiristas almejavam”, afirmou um engenheiro que trabalhou na companhia.



Paulo Roberto da Costa - Foto: Geraldo Magela / Agência Senado


POLÍTICA

Dilma e Aécio são principais alvos em debate entre presidenciáveis

João Fellet, BBC Brasil
Os candidatos à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, e pelo PSDB, Aécio Neves, foram os principais alvos de críticas e ataques em encontro organizado ontem pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que rendeu um debate um pouco mais 'tenso' entre os presidenciáveis.
Em evento pontuado por questões morais, como o direito ao aborto, o casamento gay e a legalização das drogas, os candidatos do PV, Eduardo Jorge, e Luciana Genro, do PSOL, destoaram dos demais postulantes ao confrontarem posições defendidas pela Igreja Católica. Luciana e Genro também fizeram algumas das críticas mais duras dirigidas a Dilma e Aécio.


Debate entre os presidenciáveis - Foto: AP


GERAL

Supremo estende auxílio-moradia a juízes federais

Veja
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux estendeu o auxílio-moradia a todos os juízes federais do país que não possuem residência oficial na localidade em que trabalham. A medida tem caráter liminar e foi concedida ontem, mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou parecer favorável à concessão da liminar, sem efeitos retroativos, com regulamentação a ser determinada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A medida pretende equiparar a situação dos juízes federais com a de outros magistrados e também com a de membros do Ministério Público. Na decisão, Fux considerou que o CNJ "já reconhece o direito à ajuda de custo para fins de moradia aos magistrados e conselheiros que lá atuam".



Fachada lateral do Supremo Tribunal Federal - Foto: STF


GERAL

Tempo de espera em pronto-socorro não poderá superar duas horas

Lígia Formenti, Estadão
Duas resoluções do Conselho Federal de Medicina publicadas ontem no Diário Oficial tornam mais claras as regras para atendimento nos prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento. Os textos determinam que o tempo de espera do paciente para atendimento num pronto-socorro não pode ser superior a duas horas. E a permanência no serviço não pode ultrapassar 24 horas. Passado esse prazo, o paciente deve ter alta, ser internado ou transferido.
“As resoluções pretendem dar ordem ao caos instalado no atendimento”, afirmou o presidente em exercício do CFM, Carlos Vital. “A intenção é dar o mínimo de orientação, garantir um fluxo para o atendimento do paciente.” Parte das regras existentes nas resoluções já está prevista nas portarias que regulam o Sistema Único de Saúde.


GERAL

Reintegração de hotel em São Paulo tem tumulto, presos e feridos

G1
A reação à reintegração de posse do prédio do Hotel Aquarius, na Avenida São João, parou o Centro de São Paulo ontem. Sem-teto e Polícia Militar (PM) entraram em confronto. O tumulto se espalhou por ruas da região e foram vários os atos de vandalismo.
Um ônibus foi incendiado perto do Theatro Municipal. Estações do Metrô e o comércio fecharam as portas. Houve tentativas de saques. Trinta linhas de ônibus deixaram de circular na região. Ao menos seis pessoas ficaram feridas, segundo a Polícia Militar (PM).



Tumulto ocorreu durante remoção de famílias de hotel ocupado no Centro - Foto:Divulgação


ECONOMIA

Concentração de renda aumentou nos últimos anos do governo do PT

Ana Clara Costa, Veja
Está engavetado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um estudo inédito que mostra uma realidade bem diferente da que vem sendo pregada pelo PT na campanha eleitoral de Dilma Rousseff. O documento mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012.
Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012.


ECONOMIA

Emprego na indústria de São Paulo tem a maior queda desde 2009

Francisco Carlos de Assis, Estadão
O nível de emprego da indústria paulista caiu 0,37% em agosto, na série com ajuste sazonal, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com isso, o emprego no setor acumula um recuo de 1,2% no período de janeiro a agosto, o pior desempenho desde 2009, quando o indicador registrou retração de 2,02% na mesma comparação.
Para Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, a situação ainda deve se agravar, superando a marca de 100 mil postos de trabalho fechados neste ano. "Faltam três meses para completarmos o ano e não vemos sinais de que tenhamos alguma recuperação", disse Francini, que classifica o este ano como melancólico.


Em números absolutos, 31,5 mil pessoas perderam o emprego - Foto: Divulgação


ECONOMIA

Justiça bloqueia contas de Eike Batista

Glauce Cavalcanti, O Globo
Eike Batista já é tecnicamente réu de ação penal decorrente da denúncia oferecida semana passada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro contra o empresário, afirmou o juiz Flávio Roberto da Costa, titular da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal. Ele expediu ainda medida cautelar para cumprir parcialmente o pedido de arresto dos bens de Eike e familiares requerida pela procuradoria no valor de até R$ 1,5 bilhão.
Pela decisão, serão bloqueadas apenas as contas em nome do criador do grupo X. Advogados do empresário estiveram ontem na Justiça Federal. E estão formalmente informados sobre o encaminhamento da denúncia e da medida cautelar. Eike Batista tem prazo de dez dias para apresentar sua defesa.


Empresário Eike Batista - Foto: Antonio Lacerda / EFE

0 comentários:

Postar um comentário