segunda-feira, setembro 22, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma recua sobre papel da imprensa nas investigações

O Globo
A presidente Dilma Rousseff recuou e tentou consertar a declaração de que o papel da imprensa não é investigar e sim divulgar informações, dada na sexta-feira. Dilma disse agora que o "jornalismo investigativo pode fornecer elementos ou indícios". Ela citou até o caso “Water Gate”, no qual os jornalistas americanos apontaram, com base num informante, os problemas que acabaram afetando o governo de Richard Nixon.
Irritada, a petista disse que "fizeram uma confusão" com suas declarações e que ela estava falando na necessidade de se ter um processo formal e legal de investigação onde as provas não sejam comprometidas. Dilma defendeu, por exemplo, a tipificação de crimes como a corrupção e o do caixa dois.



Presidente Dilma Rousseff - Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

Ninguém quer deixar um cartão de Bolsa Família para os filhos

Carla Jiménez, El País
Poucas coisas se tornaram unanimidade no Brasil nos últimos anos, como o Bolsa Família. Todos os candidatos têm propostas de mantê-lo, com variações no modelo de gestão. Criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi no governo Lula que ele ganhou força, com a expansão para todo o país.
Num primeiro momento, despertou amor e ódio, pois se era implementado com a legítima função de tirar o Brasil das vergonhosas estatísticas de pobreza, o benefício era apontado como um instrumento eleitoral, que acomodava as famílias de baixa renda para que não trabalhassem. Mas, quem acompanha o assunto, garante que ninguém quer deixar um cartão de Bolsa Família como herança para seus filhos.



Crianças em Bedinelli Alto Alegre do Pindaré (MA) - Foto: Alex Almeida


POLÍTICA

Na favela Dilma Rousseff, falta água e luz – mas tem Bolsa Família

Felipe Frazão, Veja
O sol a pino, o tempo seco e a temperatura diária por volta dos 38 graus castigam Teresina entre setembro, outubro e novembro, época do ano que os nativos apelidaram de "b-r-o-bró", sílaba final dos três meses mais quentes do ano na capital do Piauí. A condição é ainda mais penosa para os moradores da Vila Dilma Rousseff, uma favela formada por casebres de taipas na Zona Norte da cidade.
A vegetação local, formada por cajueiros e palmeiras, oferece pouca proteção do sol. Caminhar nas vielas de terra durante o dia torna-se uma tarefa árdua. Apesar de levar o nome da presidente-candidata, líder de intenção de voto no Estado, a invasão, distante 18 quilômetros do centro, parece ainda mais longe do poder público: falta água encanada, energia elétrica e saneamento básico mínimo – banheiro em casa é um privilégio.



Casebres de taipas em uma das vielas da invasão Dilma Rousseff - Felipe Frazão / Veja


GERAL

Comissão de Anistia: resposta dos militares é 'meia verdade'

Evandro Éboli, O Globo
O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, criticou o ofício enviado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, à Comissão Nacional da Verdade, na última sexta-feira. Nesse documento, as Forças Armadas admitiram, pela primeira vez, a ocorrência de violação de direitos humanos na ditadura e não negam a responsabilidade do Estado por torturas, mortes e desaparecimentos.
Abrão afirmou que, ao contrário do que pregam no documento, os militares não respeitaram as decisões de órgãos do Estado constituídos, como a Comissão de Anistia, e atuaram junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para anular decisão da de pagamento de indenização ao antigos cabos da Força Aérea Brasileira (FAB) e para o pessoal do Arsenal de Marinha, uma empresa mista que presta serviço de conserto de submarinos e navios.


GERAL

Manifestações pelo clima se espalham pelo mundo

BBC Brasil
Manifestações exigindo providências urgentes contra as mudanças climáticas aconteceram ontem em todo o mundo - há relatos de protestos em mais de 2 mil lugares. Chamadas de People's Climate March (Caminhada pelo Clima, no Brasil) pedem a diminuição de emissões de carbono antes do início da conferência do clima da ONU, que acontece em Nova York na próxima semana.
Em Manhattan, dezenas de milhares de pessoas estão em uma manifestação que tem a presença do próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do astro de cinema Leonardo DiCaprio, que foi nomeado representante de mudança climática da ONU na semana passada.


Manifestações aconteceram em mais de 160 países antes de conferência do clima na ONU - Foto: EPA


GERAL

Chefe do tráfico no Alemão não tinha antecedente criminal

G1
O chefe do tráfico de drogas do Conjunto de Favelas do Alemão, Subúrbio do Rio, Edson Silva de Souza, conhecido como “Orelha” e preso na quinta-feira (18), não tinha passagem pela polícia, de acordo com investigações mostradas no Fantástico. Ele é um dos 38 denunciados após operação da Polícia Civil e Secretaria de Segurança com apoio do Ministério Público que têm a “ficha limpa”.
Apenas 10, dos 48 acusados por tráfico de drogas, possuíam registro contra eles na delegacia. Na operação, 27 foram presos. De acordo com gravações feitas pela Polícia Civil, a quadrilha foi responsável por incêndios a ônibus, ataques a prédios públicos e emboscadas contra policiais. Entre eles, o comandante da UPP Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, Uanderson Manoel da Silva, morto na quinta-feira (11).


GERAL

Papa denuncia uso da religião para justificar violência

O Globo
O Papa Francisco chegou ontem na Albânia para visitar por um dia um país dos Bálcãs dirigido por uma coalizão entre muçulmanos, católicos e orotodoxos, onde denunciou a “perversão” da religião como pretexto para justificar a violência.
"Que ninguém pense que pode proteger-se em Deus quando projeta e realiza atos de violência e abusos. Que ninguém use a religião como pretexto para as próprias ações contrárias à dignidade do homem e seus direitos fundamentais", disse o pontífice em Tirana, capital albanesa.



Papa Francisco - Foto: Alessandro Bianchi / Reuters


ECONOMIA

Pré-sal e escândalos na Petrobras marcam campanha eleitoral

Antonio Jiménez Barca, El País
O Brasil se assenta ao lado de um imenso lago subterrâneo de petróleo. Situado diante de sua costa sudeste, entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, e descoberto em meados dos anos 2000, a jazida se encontra sob o mar, debaixo de uma espessa camada de sal, a dois mil metros de profundidade do leito oceânico.
É denominada pré-sal, e há cálculos de que esconde 80 bilhões de barris de petróleo: um tesouro que pode fazer o Brasil pular da 13ª para a 6ª posição entre os maiores produtores de petróleo e render 1,3 trilhão de dólares (3 trilhões de reais) nos próximos 35 anos. A companhia encarregada de administrar tudo isso é a petrolífera estatal Petrobras, a maior empresa do país, sacudida nos últimos tempos por uma série de escândalos de corrupção.



Simpatizantes do PT em passeata em defesa da Petrobras - Foto: Antonio Lacerda / EFE


ECONOMIA

Setor elétrico terá conta extra de R$ 7 bilhões em 2015

Renée Pereira, Estadão
O próximo presidente da República terá de agir rápido para evitar que mais um rombo afete o caixa do setor elétrico no primeiro semestre de 2015. A exemplo do que ocorreu nos últimos dois anos, vários contratos de energia elétrica firmados entre distribuidoras e geradoras - em leilões promovidos pelo governo entre 2001 e 2013 - acabam em dezembro.
Se essa energia não for recontratada, o rombo pode chegar a R$ 7 bilhões entre janeiro e junho, segundo cálculos da Comerc Comercializadora. Pelas regras do setor, as distribuidoras são obrigadas a contratar 100% da energia necessária para abastecer os clientes.



Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário