quarta-feira, outubro 15, 2014

A guerra das bonequinhas: por que a “Petralhinha” e a “Reacinha” não são opostas e similares

Blog

Reinaldo Azevedo


Quando criei a palavra “petralha”, deveria ter registrado, cobrando direitos autorais, né? Estaria rico hoje em dia. Pois é… Há uma guerra de “bonequinhas” na Internet. Uma delas é a “Petralinha” — o certo, acho eu, seria “Petralhinha”, mas tudo bem… Certamente é uma iniciativa de críticos do PT. A outra, que surgiu como reação à primeira, é a “Reacinha”. Vejam. Volto em seguida.
Petralhinha
Sabem o que é mais engraçado nessa história toda? A “Petralhinha” não é uma caricatura do que pensa o PT. Os companheiros realmente repetem os mantras que seguem abaixo:- o Plano Real foi trapaça das elites;- existe uma conspiração da mídia da “zelite branca”;- o mensalão do PT não existiu; só o do PSDB;- quer o fim da VEJA, da Folha, do Globo e da “mídia burguesa”.
Nove entre dez petistas acreditam nisso tudo. Nove entre dez petistas repetem o que diz a Petralhinha.
Mas e a Reacinha?
ReacinhaPode até existir gente que pensa essas bobagens, mas cadê? Onde estão? Quem defende o mês da consciência branca? Quem afirma que nordestino não deveria votar? Quem pretende instituir o Dia da Consciência Hétero? Ainda que existam esses pterodáctilos, não representam, de modo nenhum, os que se opõem ao PT.
Notem que os criadores da “Reacinha” escolheram as cores tucanas, como se o PSDB tivesse essa agenda. Ora, digam-me um único tucano que tem essa porcariada como bandeira. Se existir, fala em nome pessoal. Mas eu consigo dizer uma penca de petistas que repetem exatamente o que diz a Petralhinha, alguns deles na cadeia. Vamos ver:
- Dilma Rousseff;
- Lula;
- José Dirceu;
- Delúbio Soares;
- Gilberto Carvalho;
- João Paulo Cunha…
Aliás, alguém é capaz de lembrar um único petista convicto que não repita aquela bobajada? Em suma, a “Reacinha” é o que os petistas gostariam que seus adversários fossem; assim, ficaria mais fácil combatê-los, mas a “Petralhinha” é rigorosamente o que os adversários dos petistas não gostam que eles sejam. A razão é simples: essas pessoas tornam o mundo mais estúpido.
Por Reinaldo Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário