quinta-feira, outubro 30, 2014

Caixa se une à Fenabrave para ampliar crédito


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Para pessoas jurídicas, a instituição financeira remodelou a linha CredFrota, a qual é destinada à renovação e/ou ampliação de frotas para empresas, principalmente locadoras de veículos
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
São Paulo. A Caixa Econômica Federal e seu controlado Banco Pan assinaram um acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para facilitar a concessão de crédito automotivo neste final de ano, além de oferecer outros produtos e serviços para as concessionárias.
Segundo comunicado, a Caixa vai operar, até dezembro, com taxas especiais para os financiamentos de veículos à pessoa física, além de possibilitar o pagamento da primeira parcela, após o Carnaval de 2015.
Para pessoa jurídica, o banco remodelou a linha CredFrota, destinada à renovação e/ou ampliação de frotas para empresas, principalmente locadoras. As novas condições incluem ampliação de prazos, mais itens financiáveis e liberação das garantias de acordo com a proporcionalidade dos valores amortizados.
A Caixa também vai disponibilizar às concessionárias produtos como financiamento da folha do 13º salário; antecipação de recebíveis, com taxas a partir de 1,25% ao mês; e capital de giro, com taxas a partir de 1,35% ao mês e prazo de até 36 vezes para pagamento da dívida.
Fôlego e aproximação
"O objetivo é dar mais fôlego financeiro aos empresários, num momento de alta nas despesas e queda nas vendas", diz o comunicado. Segundo o vice-presidente de Negócios Emergentes da Caixa, Fábio Lenza, a parceria está em linha com o planejamento do banco de se aproximar cada vez mais do setor automotivo.
"Vamos operar com diferenciais e novidades nos financiamentos", afirma. José Acar, diretor-presidente do Banco Pan, também ressalta que o financiamento de veículos desempenha um papel relevante na estratégia de crescimento da instituição.
O presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, afirma que o acordo do setor com a Caixa será importante para promover um maior volume de financiamentos. "Intensificar a oferta de crédito é fundamental para o setor automotivo", comenta.
Ainda de acordo com o comunicado, a Caixa e o Banco Pan têm uma participação de mercado de 10% no financiamento automotivo. Desde o lançamento do Caixa Melhor Crédito, em 2012, o market share no segmento de pessoa física cresceu 76%.
"Quando falamos de pessoa jurídica o crescimento chega a 250%. Os dados mostram o sucesso da nossa estratégia, que é estar entre as três maiores instituições financeiras que apoiam o segmento", explica Lenza.
Acordo
Ontem, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, esteve em reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para fechar detalhes do acordo automotivo com a Colômbia. Em duas semanas o assunto voltará a ser debatido com o governo na Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Ele ressaltou ainda que, na reunião que teve ontem no ministério, não tratou sobre o programa de renovação de frota, medida que pode dar um estímulo para o setor automotivo. O presidente da Anfavea falou de cenários após a reunião com Holland. Ele afirmou que o setor projeta um 2015 melhor que este ano para as vendas de automóveis.
Setor prevê venda de 60 mil unidades
Com meta de comercializar pelo menos 60 mil veículos novos neste ano - número 3% inferior aos 62 mil vendidos em 2013 -, as concessionárias e revendas de automóveis do Ceará terão que acelerar fundo para fechar o ano dentro dos padrões definidos pelo setor. Até a última sexta-feira, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-CE) registrava 46.582 veículos vendidos no Estado, o que revela um vácuo de 13, 5 mil unidades para ser superado nos próximos dois meses, entre novembro e dezembro.
"O setor atravessa hoje um momento difícil de vendas, com queda em outubro, de 9%, em relação a setembro (último)", revela o presidente da Fenabrave-CE, Fernando Ponte. Ele ressalta porém, que, no acumulado do ano, a diferença no número de carros vendidos é de "apenas 76 veículos (novos)", em relação a igual período do ano passado. "Temos dois meses para atingir a meta", instiga Ponte.
Os números, no entanto, revelam que atingir a meta este ano não será tarefa fácil para as concessionárias e revendedores. A constatação tem por base os números disponibilizados pela própria Fenabrave-CE, segundo os quais 44.902 carros novos foram vendidos nos nove primeiros meses deste ano, 3,85% menos do que no período de janeiro a setembro de 2013.
Desafios
Segundo Fernando Ponte, a média mensal de vendas em 2014 é de cerca de 4.990 veículos novos, ante uma média de 5.188 unidades comercializadas a cada mês, entre janeiro e setembro do ano passado. Dessa forma, mantida a média de vendas dos primeiros nove meses, o setor fecharia o ano com 59.880 veículos, bem próximo da meta projetada de 60 mil.
No entanto, até a última sexta-feira, apenas 46.582 carros novos haviam sido vendidos, uma diferença de 13,5 mil unidades para ser comercializada em apenas dois meses, numa média de 6.750 por mês. Esse número é 37,7% superior à media atual de 4.990 veículos novos entregues mensalmente no Estado.
Promoções
Para ultrapassar as barreiras encontradas ao longo do caminho em 2014 - um ano atípico, com Copa do Mundo, mais feriados e eleições - as concessionárias irão apostar, agora, na realização de feirões e nas promoções de fim de ano. De acordo com Ponte, a partir de novembro, poderá haver descontos de até 3%, nos preços de carros novos, além da manutenção do IPI e da possibilidade de concessão de bônus "de Natal" das montadoras.
"No próximo mês, as montadoras vão começar a preparar as cartas (de descontos)", anuncia o executivo, lembrando que os pátios das concessionárias estão cheios de carros, de todas as marcas, tipos e modelos. "Não há falta de veículos. Os pátios estão abastecidos", convida. (CE).

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