segunda-feira, novembro 10, 2014

Eunício, Sarney e Lobão ameaçam barrar ida de Cardoso para o Supremo

O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, cotado para assumir a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal, vai enfrentar resistência por parte de líderes do PMDB no Congresso, que trabalham para barrar sua indicação.

Os senadores Eunício Oliveira (CE), José Sarney (AP), Lobão Filho (MA) e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ficaram incomodados com as ações da Polícia Federal que atingiram líderes do partido durante a campanha eleitoral deste ano.

Em um dos casos, no início de setembro, a esposa do senador Eunício Oliveira, Monica Paes de Andrade Oliveira, foi abordada por três policiais federais no Aeroporto Pinto Martins. Ela se preparava para viajar à Juazeiro do Norte, onde participaria de uma reunião com 1.5 mil mulheres em apoio à candidatura de Eunício, e levava na bagagem dezenas de caixas com material de campanha.


Por mais de duas horas, ela ficou detida, enquanto os policiais revistavam caixa por caixa, sob a justificativa de que se tratava de "procedimento normal de aeroporto". Os agentes rasgaram bandeiras e caixas durante a revista.Lobão Filho foi abordado pela PF no aeroporto de Imperatriz (MA), também quando se preparava para embarcar numa viagem de campanha com assessores.


Por esses e outros motivos, os líderes se queixam da atuação de José Eduardo Cardozo, a quem a PF é subordinada, e sinalizaram ao Palácio do Planalto que seu nome será rejeitado no Senado, se a presidente Dilma Roussef indicá-lo para o STF. É bom lembrar que o PMDB é aliado do governo no Congresso e tem a maior bancada no Senado.

0 comentários:

Postar um comentário