quinta-feira, novembro 20, 2014

Obras da Prefeitura de Juazeiro do Norte se desmancham nas chuvas

A chuva que começou na madrugada dessa quarta-feira (19) e ganhou força durante o início da manhã em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, causou transtornos à população e trouxe à tona mais problemas relacionados à qualidade das obras executadas pela Prefeitura local.

Na recém-inaugurada Avenida Maria Ednir Bezerra de Mendonça, no bairro José Geraldo da Cruz, a obra de drenagem, estabilização do encostamento e recolocação de asfalto, financiado em R$ 483.239,51 pelo Governo Federal, foi literalmente por água abaixo durante a manhã. A pavimentação e a calçada, inauguradas há pouco mais de um mês, foram destruídas durante a chuva. Todo o recurso público empregado não serviu para nada e, agora, o local representa risco para pedestres e motoristas.

A população, que questiona a qualidade dos materiais utilizados e falta de fiscalização na realização da obra, também denuncia a inexistência de um plano de ação preventiva da Prefeitura de Juazeiro do Norte e da Defesa Civil para a contenção dos problemas causados pelas chuvas.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), a precipitação desta manhã registrou 87 milímetros, o que, na avaliação do vereador Cláudio Luz (PT), não deveria ser suficiente para causar tantos danos.

“Não teve muita chuva, teve descaso da Prefeitura e da Defensoria Civil. Faltaram ações preventivas, não há uma operação frequente para a desobstrução de canais e bueiros", criticou. O vereador aponta, ainda, a permanência do lixo e de entulhos das ruas, como causa dos alagamentos. "Do jeito que está, a água não tem por onde escoar", explicou.



Outros números

O município de Porteiras, também localizado no Cariri cearense, pontuou 157 milímetros de precipitação entre as sete horas da noite de terça-feira (18) e as sete horas da manhã desta quarta-feira (19). Foi a maior chuva na Região. Outros municípios, no entanto, registraram apenas cinco ou seis milímetros. É o caso de Barbalha, Crato e Jucás.

A contribuição do prefeito

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), viajou esta semana para Portugal e só retorna em dez dias. Oficialmente, em busca de investimentos para o Município. Antes de partir, na última sexta-feira (14), enquanto andava pelas ruas de Juazeiro, parou seu carro, desceu e, munido de um pedaço de madeira, decidiu fazer pessoalmente a limpeza do local.

0 comentários:

Postar um comentário