quarta-feira, abril 30, 2014

Tribunal Superior Eleitoral nega liminar a prefeito cassado de Itaitinga

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio Noronha, indeferiu nesta terça-feira (28) o pedido de liminar, formulado em mandado de segurança, impetrado pelo prefeito cassado de Itaitinga Abel Cercelino (PPL), contra Acórdão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, responsável por retirar o mandato.

Com essa decisão, o novo prefeito Nilson de Lima (PROS) e o vice, Auricélio Leite (PT), continuam no cargo. O prefeito cassado é acusado de captação irregular de recursos na campanha eleitoral de 2012. 

De acordo com a ação, na época foram distribuídas camisas e "sapos" padronizados, violando a Lei 9.504/1997, que estabelece as normas para as eleições.

Dilma perde 6% das intenções de voto, mas venceria no 1º turno, diz CNT

DILMA5 - BSB - DILMA EMBAIXADORES - 09/02/2011  - NACIONAL - A presidente Dilma Rousseff durante entrega de credenciais para novos embaixadores no Palacio do Planalto em Brasilia. FOTO: CELSO JUNIOR/AE
A presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu 6,7 pontos percentuais e tem agora 37% das intenções de voto (ante 43,7% em fevereiro), conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (29/04), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizada pelo instituto MDA.
Segundo o levantamento, se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno, o senador tucano, Aécio Neves, ficaria em segundo com 21,6% (contra 17% antes), e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, contabilizaria 11,8% (9,9% em fevereiro).
O número de brancos e nulos chegou a 20,0% nesse cenário, e 9,6% dos eleitores não souberam ou não responderam. Neste cenário, nenhum candidato pequeno foi incluído na sondagem.
No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades federativas das cinco regiões, entre os dias 20 e 25 de abril.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Brasil

Oposição diz haver privilégio para Dirceu; já comissão, não

Eduaro Brasciani, Estadão
Deputados da oposição que visitaram ontem o ex-ministro José Dirceu no Presídio da Papuda, em Brasília, afirmaram que ele tem uma cela privilegiada. Segundo relatos, o petista estava vendo o jogo de futebol entre Real Madrid e Bayern de Munique em uma TV de plasma quando os parlamentares chegaram.
O local onde ele está preso teria chuveiro quente e um espaço bem maior que o de outros detentos. Integrantes da Comissão de Direitos Humanos, porém, minimizaram as diferenças.


Pancadaria da mídia atinge aprovação de Dilma, diz Berzoini

Maria Carolina Marcello e Jefferson Ribeiro, Estadão
O governo tentará preservar a Petrobras de ataques político-eleitorais na CPI do Senado para evitar prejuízos econômicos à estatal, mas reconhece que o noticiário negativo contra a empresa e o governo já respingou na presidente Dilma Rousseff, como mostram pesquisas recentes, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.
"Na verdade, com a pancadaria que a mídia tem promovido com relação à presidente Dilma e ao PT, se ela não caísse (nas pesquisas), seria talvez um milagre da natureza", disse à Reuters Berzoini.


Caso Riocentro: comando do Exército sabia da bomba

Chico Otávio, O Globo
Ao investigar o atentado a bomba ocorrido no Riocentro no dia 30 de abril de 1981, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) encontrou provas de que a ação foi minuciosamente planejada por agentes do Destacamento de Operações de Informações do Exército no Rio de Janeiro (DOI-I) e da agência local do Serviço Nacional de Informações (SNI).
Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira no Arquivo Nacional do Rio, os membros da comissão informaram que encontraram “fortes indícios de que o planejamento da operação tenha contado com o conhecimento e comando de altas autoridades militares, notadamente do I Exército”. 


Sem-teto entram em confronto com polícia em frente à Câmara de SP

Leonardo Guandeline, O Globo
Manifestantes ligados a movimentos sociais por moradia e policiais militares entraram em confronto no fim da tarde desta terça-feira em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital paulista. Impedidos de entrar no Legislativo paulistano para acompanhar a votação do Plano Diretor Estratégico (PDE), o grupo colocou fogo em pneus e pontos de entrega de material reciclável.
Os manifestantes também tentaram incendiar um carro de reportagem da Rádio CBN. Janelas da fachada do Palácio Anchieta foram quebradas e ao menos um banheiro químico foi depredado. 


Justiça condena fazendeiro por morte de sindicalista

Carlos Mendes, Estadão
Por maioria de votos, o Tribunal do Júri condenou nesta terça-feira, 29, o fazendeiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, a doze anos de prisão. Ele é acusado de mandar matar, em novembro de 2000, o sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, na cidade de Rondon do Pará, na região sudeste do estado.
O resultado foi comemorado por entidades ligadas aos direitos humanos e à luta pela terra. O réu vai apelar da sentença em liberdade, segundo decisão do juiz Raimundo Flexa, porque é réu primário e possui bons antecedentes.


ONS descarta racionamento, mas pode 'propor medidas' em novembro

O Globo
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ontem em nota que poderá propor “medidas adicionais” às autoridades do setor para garantir o fornecimento de energia elétrica no país, se no período de maio a novembro as condições hidrológicas se agravarem, ou seja, se chover menos do que o esperado.
Segundo especialistas, uma das possíveis medidas seria a redução no consumo caso o cenário mais negativo se confirme. O ONS negou, no entanto, que esteja sugerindo ao governo cortes de energia agora, afirmando que a situação atual dos reservatórios não indica a necessidade de cortes de energia. 


Senado aprova mudança nas regras do Simples Nacional

O Globo
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira projeto que reduz a carga tributária das micro e pequenas empresas, com limites para a substituição tributária dos estados. Esse mecanismo de arrecadação obriga o contribuinte a pagar o imposto devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização, o que encarece os tributos pagos pelas pequenas empresas.
A medida também facilita a fiscalização dos recolhimentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros tributos que incidem em diferentes fases da circulação do produto, já que passa a ser recolhido apenas uma vez. 


Desabastecimento se agrava e complica estratégia do chavismo

Estadão
Estatísticas do Banco Central da Venezuela (BCV) reveladas na terça-feira, 29, pelo jornal venezuelano El Universal mostram que, em um ano, a taxa de desabastecimento no país se elevou em quase 10 pontos porcentuais.
Em março de 2013, 20% dos produtos tinham desaparecido das prateleiras dos mercados - no mês passado, a escassez chegou a 29,4%. Em relação a março de 2012, a falta de bens de consumo aumentou 18,6 pontos porcentuais, ainda segundo o levantamento.


México começa a desarmar milícias que lutam contra cartel de drogas

O Globo
O governo mexicano iniciou nesta terça-feira o processo de desarmamento de milícias que lutam contra narcotraficantes no estado de Michoacán. Previsto para ser concluído até 10 de maio, o desarme começou com o cadastramento de armas dos milicianos.
A ideia é incorporar os milicianos, que se consideram forças de autodefesa, nos aparelhos de segurança do Estado ou garantir que eles voltem a seus empregos anteriores. 


As sanções chegam ao círculo íntimo de Putin

El País
As sanções que a União Europeia e os Estados Unidos estão impondo à Rússia por sua política em relação à Ucrânia afetam um variado grupo de personagens e empresas e, embora tenham coincidências, revelam duas concepções diferentes acerca de como entender as pressões sobre o Kremlin, conforme se deduz das duas listas de afetados publicadas respectivamente pelo diário oficial da União Europeia, na terça-feira, e pelo Departamento do Tesouro dos EUA, na segunda.
As últimas medidas europeias afetam 15 pessoas e elevam a 48 o número de alvos definidos por Bruxelas para as sanções. O conjunto é bastante díspar porque, além de altos funcionários e comandantes militares russos, inclui ocupantes de cargos públicos e ativistas pró-russos na Crimeia e no leste da Ucrânia, sem que fiquem claros os critérios empregados na seleção dos afetados, por exemplo, entre os líderes da chamada República Popular de Donetsk.

PRÊMIO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: PREFEITO MAURO SOARES DIVULGA NOTA DE AGRADECIMENTO

Com satisfação, venho de público manifestar meus agradecimentos e da população de Crateús à secretária municipal de Assistência Social, Maria Luciene Rolim Bezerra pela conquista do Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão, na categoria beneficio, do colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (CONGEMAS), que está sendo realizado nesses dias em Cuiabá (MT). Muito nos honra ver Crateús no top dessa área tão importante para o desenvolvimento do país.


A conquista do Prêmio é resultado de um trabalho profícuo, competente e dedicado da gestora e de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, aos quais amplio os meus cumprimentos e agradecimentos. Por conta dessa dedicação e empenho, o nome de Crateús é destaque entre todos os municípios do Brasil na área da Assistência Social.

Esse é o segundo grande Prêmio conquistado pela pasta da Assistência. O primeiro foi ano passado, quando Crateús foi um dos municípios finalistas do prêmio Rosani Cunha, tendo sua pratica desenvolvida publicada na revista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Parabéns Dra. Luciene pela sua capacidade, liderança e dedicação!

Parabéns à equipe da Secretaria de Assistência Social!

Parabéns Crateús!


Antonio Mauro Rodrigues Soares
Prefeito de Crateús

terça-feira, abril 29, 2014

Brasil

Barbosa defende STF e diz que Lula não entende bem o Judiciário

Carolina Brígido, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, ficou indignado com as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento do processo. Barbosa divulgou nota nesta segunda-feira dizendo que os comentários de Lula revelam a dificuldade dele em compreender o papel do Judiciário em uma democracia. O ministro defendeu a atuação do tribunal ao longo do julgamento, pois, segundo ele, houve larga oportunidade de atuação da defesa e da acusação.
“O juízo de valor emitido pelo ex-Chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”, diz o texto.


Berzoini reúne base no Senado para definir estratégia sobre CPI

Luiza Damé, O Globo
O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, se reuniu nesta segunda-feira com os líderes governistas no Senado para tratar da estratégia do Palácio Planalto em relação à CPI da Petrobras, que será instalada no Senado. Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), a decisão dos governistas é indicar os nomes dos integrantes e instalar a CPI assim que a notificação do Supremo Tribunal Federal (STF) com a decisão da ministra Rosa Weber chegue ao Senado. A previsão é que a CPI da Petrobras seja instalada na próxima semana.
— Há uma concordância de que devemos o mais rapidamente indicar os integrantes da CPI do Senado. Vamos aguardar a comunicação do Supremo e o pedido do presidente Renan para que os partidos indiquem seus integrantes, cada um dos partidos e dos blocos vai sentar para discutir quais seus nomes e rapidamente formaremos a CPI e colocaremos a CPI em funcionamento — disse Humberto.

Padilha diz que interpelará judicialmente Vargas nesta terça

Leonardo Guandeline, O Globo
O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), pré-candidato ao governo paulista, disse que seus advogados interpelarão judicialmente nesta terça-feira, em Brasília, o deputado André Vargas, (sem partido-PR), para dar explicações sobre as declarações que constam em relatório da Polícia Federal (PF) na Operação Lava-Jato.
Em uma conversa gravada com autorização judicial entre Vargas e o doleiro Alberto Youssef, em novembro passado, o deputado menciona que o ex-ministro teria indicado para a diretoria do laboratório Labogen, empresa de fachada que tem o doleiro entre seus sócios, o executivo Marcus Cezar Ferreira de Moura, ex-assessor do Ministério da Saúde. 


Protestos no Rio deixam sete ônibus incendiados

Estadão
Sete ônibus foram queimados em dois pontos do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira. Em Costa Barros, na zona norte, cinco veículos foram incendiados em protesto pela morte de um adolescente numa das favelas do Complexo do Morro do Chapadão.
No Alemão, também na zona norte, manifestantes tentaram usar dois ônibus como barricada para fechar a Estrada de Itararé. Houve ainda tentativa de invasão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), provocando pânico em médicos e pacientes que estavam ali. Policiais militares atiraram em direção ao grupo, que se dispersou.


Governo quer montar estruturas para receber haitianos no Sul e Sudeste

Tiago Dantas, O Globo
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou nesta segunda-feira (28) que a presidente Dilma Rousseff determinou que o governo federal busque soluções para a questão dos haitianos, que enfrentam falta de alojamento e trabalho em várias cidades do país para onde foram enviados em ônibus pagos pelo governo do Acre após o fechamento do abrigo de Brasileia no início do mês.
A proposta, de acordo com Dias, é montar estruturas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que reúnam hospedagem, emissão rápida de documentos e auxílio para arrumar emprego. 


O ensino de cultura negra e indígena nas universidades

Marcelo Brandão, Agência Brasil
Para tirar a lei do papel e implementar o ensino da cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino, deve-se, primeiro, mudar a formação dos professores. Essa foi uma das conclusões dos convidados do programa Brasilianas.org, da TV Brasil, exibido hoje (28), que discutiu a aplicação da Lei nº 11.645, de 2008, que inclui no currículo oficial das escolas essa temática.
“Nosso foco está na formação de professores, porque essa área não está contemplada na formação de professores. No que diz respeito à história da cultura negra, é importante a gente investir na pesquisa e na formação desses profissionais”, disse a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), Macaé dos Santos. “Temos que incidir sobre os cursos de licenciatura e também em formação continuada”, completa.


3ª fase do ‘Minha casa, minha vida’ será lançada pelo governo em junho

O Globo
O governo federal vai lançar, em junho, a terceira etapa do programa habitacional “Minha casa, minha vida”, que beneficia famílias de baixa renda. A data foi definida ontem, durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, ministros ligados ao programa e representantes da Construção Civil.
Apesar da indefinição sobre os números, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, adiantou que o “Minha casa, minha vida 3” deverá prever a construção de três milhões de moradias. A segunda fase do programa, que ainda não foi concluída — a previsão oficial de término das obras é até o fim deste ano —, prevê 2,75 milhões de casas.


Após alterar pesquisa, IBGE vai revisar série histórica do PIB

O Globo
Uma pesquisa mais abrangente da indústria brasileira, com mais setores, produtos e empresas já fará parte do cálculo do PIB do primeiro trimestre de 2014, que será divulgado no dia 30 de maio. Segundo o coordenador de Contas Nacional, Roberto Olinto, o ano de 2013, que tinha registrado crescimento de 2,3%, também poderá ser revisto.
Olinto disse não ver incompatibilidade entre a incorporação dos dados ao sistema de Contas Nacionais e o calendário eleitoral. 


Cuba aprova medidas que dão mais autonomia às empresas estatais

O Globo
Cuba anunciou nesta segunda-feira a aprovação de um conjunto de normas para dar mais independência e autonomia às empresas estatais. As novas medidas fazem parte do plano de reforma do modelo econômico lançado pelo presidente Raúl Castro.
Com as novas medidas, as empresas estatais poderão vender sua produção excedente de acordo com o preço estabelecido pelo mercado, reter até metade do lucro gerado no fim de cada ano — 20% superior ao que estava previsto anteriormente —, além de aumentar o salário dos empregados e decidir quais atividades secundárias são capazes de realizar, como comercialização ou produção de novos produtos.
As regras começam a valer neste ano e as companhias continuam sendo obrigadas a cumprir cotas de produção estabelecidas pelo governo. 


Para reduzir manifestações, governo de Maduro deve aumentar salários

Estadão
A Central Bolivariana de Trabalhadores (CBT) afirmou na segunda-feira, 28, que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - que enfrenta protestos de rua há dois meses -, aproveitará o 1.º de Maio para anunciar aumento de salários.
Para compensar a inflação, que passou de 56% em 2013, o governo também concederá financiamentos a empresas para impulsionar a produção interna do país, que importa quase tudo o que consome.
Segundo a entidade sindical, a elevação nos salários deixará satisfeitos os trabalhadores venezuelanos. "Vai haver um aumento. Não estou autorizada a dizer qual a porcentagem, mas será uma com a qual os trabalhadores estarão de acordo", disse a vice-presidente da CBT, Egle Sánchez.


Foto do dia

Na Ucrânia, criança segura arma de soldado pró-Rússia.
Foto: Vasily Maximov / AFP

Crateús cria minidistrito industrial


INDUSTRIA CRATEÚS
O local possui dois galpões que estão desativados há anos e agora serão reutilizados Fotos: Silvania Claudino
Crateús. Oito empresas locais serão abrigadas no novo minidistrito industrial nesta cidade. Funcionará no bairro Fátima I, nas antigas instalações da fábrica Musa Calçados. O espaço será reformado e a ordem de serviço será assinada no próximo mês. Com a revitalização do local, a cidade passará a contar com dois minidistritos. Já possui um, no bairro Fátima II, onde funcionam oito indústrias locais.
A informação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, que junto com o escritório local do Serviço de apoio as Pequenas Empresas (Sebrae) prepara as empresas e as articulações junto ao Governo do Estado do Ceará.
O local possui dois galpões que estão desativados há vários anos. Segundo a Secretaria, o processo de regularização está em andamento junto à Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece).
"Desde o ano passado, buscamos junto ao governo, a regularização do minidistrito e trabalhamos junto aos empreendedores que ocuparão o local. No dia 20 de maio será assinada a ordem de serviço para a reforma, que possibilitará o funcionamento de oito indústrias, ação que contribuirá com relevância para o desenvolvimento do setor industrial local", informa o secretário municipal, Lourenço Torres.
O espaço é amplo e composto por dois galpões, o A e o B. A reforma ocorrerá no galpão A, que será dividido para abrigar as oito indústrias nos segmentos de móveis, material de limpeza, gráfica, metalúrgica, vidraçaria bolas e chuteiras e gesso. O investimento do Governo do Estado será de R$ 500 mil, de acordo com a Secretaria Municipal.
O secretário informa ainda que existe a possibilidade de investimentos também no galpão B, a depender do número de empreendedores para ali se instalarem e da aprovação por parte da Codece. Por enquanto está confirmada a alocação de três indústrias: confecções, pré-moldados e metalúrgica.
Segundo o secretário, na semana passada engenheiros da Codece visitaram o local, com vista a verificar o espaço da reforma e dar continuidade à regularização do minidistrito. Torres acompanhou a comitiva.
"A equipe esteve na cidade visitando o local, a fim de verificar as necessidades da reforma para abrigar bem as oito indústrias. O local é bom, mas precisa ser dividido. Vai ser um ganho grande para a cidade passar a contar com mais esse empreendimento para produzir", destaca.
Em parceria com o Sebrae, a Secretaria vem trabalhando na capacitação dos empreendedores, que se instalaram no local e atuarão de forma associativa. Duas associações estão em processo de formação, uma em cada minidistrito.
Conforme Torres, os empresários precisam estar informados acerca das vantagens e desafios dos processos de gestão e associativismo na área industrial. Os empreendedores participaram de cursos nas duas áreas. Eles se instalaram no espaço por meio de um contrato de permissão autorizado pelo Governo do Estado, pelo qual pagarão uma taxa simbólica mensal com vigor por cinco anos.
De acordo com o secretário, a expectativa sobre o funcionamento do novo distrito é positiva, baseada na experiência do minidistrito já existente, que é referência no Ceará. "O nosso mini distrito que já existe há mais de 15 anos é referência no Estado do Ceará. Conta com sete indústrias e em breve terá mais uma e acreditamos que esse novo mini distrito trará também bons resultados para os industriais, cidade e região", salienta.
Tauá
No vizinho município de Tauá, a indústria também está em processo de expansão. Já neste mês, iniciou o funcionamento de uma fábrica de cisternas de polietileno e as obras do polo calçadista estão bem avançadas.
O Distrito Industrial Local é outro projeto desenvolvido pelo município com vistas a fortalecer o setor e a geração de emprego e renda. A construção ocorre em uma área de cinco hectares próximo à sede. Abrigará em torno de 60 microempresários locais, distribuídos em várias áreas da indústria.
Mais informações
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
Rua Oscar Lopes, S/N - Fátima II - Crateús
Telefone: (88) 3692.3315
Silvania Claudino
Repórter

Vereadores declaram apoio a candidatos de outra coligação


FRANCISCO DIASSIS
De Assis, presidente estadual do PT, reafirma a oposição em defesa da relação da presidente Dilma e ampliação da bancada parlamentar.
FOTO: BRONO GOMES
ASSEMBLÉIA
Em muitas situações, a decisão dos vereadores de apoiar candidatos à Assembleia ou à Câmara Federal contraria a decisão interna do partido
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Mesmo sem participarem da disputa por vagas na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza que não pretendem ser candidatos no pleito deste ano revelaram como trabalharão forte em prol de outros nomes, abrindo espaço para que até mesmo os opositores declarados do Governo do Estado recebam apoio de parlamentares do próprio partido do governador Cid Gomes.
O vereador Adelmo Martins (PROS), por exemplo, revelou que vai participar da campanha de reeleição da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR). O parlamentar lembrou que, anteriormente, era representante do PR na Câmara, chegando até a ocupar o cargo de liderança do partido. Por essa razão, justifica, disse ainda ter um compromisso com a antiga legenda dele.
Fernanda Pessoa compõe a bancada de oposição a Cid Gomes na Assembleia, mas Adelmo Martins assegurou não ter sofrido nenhuma pressão do partido para deixar de defender a ex-colega de legenda. De acordo com o vereador, na época em que decidiu ir para o PROS, deixou bem claro aos correligionários que apoiaria a reeleição da deputada em retribuição à ajuda que ela lhe prestou durante o período em que ele fazia parte do PR.
"Não posso esquecer o passado. Tenho um compromisso com a Fernanda Pessoa, que foi em quem votei quando estava no PR. Mas eu falei isso para o prefeito logo quando fui convidado para me filiar ao PROS. Por isso, eu não quis nem ser líder de partido no primeiro momento, mas depois que passar as eleições, isso muda", explicou ao alegar que, após o pleito, ele ficará à disposição para atuar como líder da sigla no Parlamento.
A situação do vereador Adail Júnior (PROS) é semelhante a de Adelmo Martins. Ele já declarou apoio à reeleição do deputado estadual Roberto Mesquita (PV), apesar de este também compor a bancada de oposição na Assembleia. Anteriormente, Adail era representante do PV e também alegou ter informado ao Pros sobre esse apoio logo quando trocou de sigla.
Encontro do partido
"Quando fui para o PROS, deixei bem claro que iria apoiar o Roberto Mesquita, porque ele sempre me apoiou muito na região do Antônio Bezerra. Quanto ao nome para deputado federal, nós estamos aguardando o encontro do partido para definir esse apoio", pontuou Adail, frisando que defenderá uma candidatura do PROS na disputa da Câmara dos Deputados.
Já o vereador Fábio Braga (PTN), apesar de não ser do mesmo partido do governador Cid Gomes, faz parte da base aliada do prefeito Roberto Cláudio e definiu apoio à candidatura da deputada estadual Eliane Novais (PSB), outra representante da oposição, a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Fábio Braga, que já foi do PSB, negou haver pressão do PTN por essa decisão e lembrou que nem mesmo seu partido já definiu como atuará nas eleições deste ano para o Governo do Estado. "Nós ainda estamos aguardando como o PTN vai se posicionar em nível estadual. Então, ainda está tudo em aberto", respondeu o parlamentar.
A decisão do vereador Fábio Braga representa também a falta de apoio ao colega de partido, já que ele não defenderá a candidatura do vereador Alípio Rodrigues (PTN), que vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. A falta de apoio entre os vereadores é outra situação revelada durante as eleições deste ano.
O vereador John Monteiro (PTdoB) vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará e, mesmo fazendo parte do partido do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), não vai trabalhar em prol da candidatura do colega de legenda ao cargo de deputado federal. O parlamentar admitiu que vai apoiar o nome de um empresário filiado ao PSL que disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados pela primeira vez.
Coordenador de campanha
O vereador Ronivaldo Maia (PT) também antecipou que não pretende apoiar a candidatura de nenhum vereador que compõe a bancada petista na Câmara Municipal. O parlamentar destacou que vai trabalhar como coordenador político das campanhas de Antônio Carlos (PT) - que chegou a atuar como suplente na Assembleia - a deputado estadual e a reeleição de Eudes Xavier (PT) a deputado federal, além de militar em defesa dos nomes de Elmano de Freitas para a Assembleia e de Luizianne Lins para a Câmara Federal.
"Como os nomes de Antônio Carlos e Eudes Xavier não têm tanta força, vou me dedicar mais a eles como coordenador de campanha. No caso do Eudes, acho que ele vai sofrer bastante perseguição política dos Ferreira Gomes, tornando a reeleição mais difícil. Talvez seja até preciso que eu faça mais viagens ao Interior para combater isso", adiantou o petista ao dizer que cogita se afastar da Câmara para atuar como coordenador político.
A decisão de Ronivaldo Maia o afasta da defesa pelas candidaturas já confirmadas do vereador Guilherme Sampaio (PT) à Assembleia e dos parlamentares Deodato Ramalho (PT) e Acrísio Sena (PT) à Câmara dos Deputados. "O Guilherme faz parte do mesmo campo político, mas não somos do mesmo grupo. Ele representa o coletivo Casa Vermelha, que reúne principalmente colegiados ligados à educação, cultura e juventude", esclareceu Ronivaldo sobre a divisão.
Militância
A vereadora Toinha Rocha (PSOL) também não assegurou o apoio a uma possível candidatura de João Alfredo (PSOL) à Assembleia Legislativa e garantiu apenas que defenderá o nome de qualquer filiado do PSOL. A parlamentar destacou que a militância do partido não deve se restringir a pedir votos para A ou B. "Independentemente de quem seja escolhido, vou trabalhar para pedir o voto para o PSOL. Eu mesma, quando candidata a vereadora, fiz campanha para João Alfredo", enfatizou.
Toinha Rocha alegou ainda não ter definido se será candidata a deputada estadual. A decisão da vereadora depende de outros nomes da legenda. Se João Alfredo e Renato Roseno disputarem uma cadeira na Assembleia Legislativa, ela não lançará candidatura. Caso algum dos dois decida por concorrer à deputado federal, ela entrará na briga por uma vaga.
Prioridades do PT cearense em 2014
Os partidos políticos com representatividade no Ceará, desde o ano passado, já se movimentam no intuito de fazerem o maior número de representantes nas casas legislativas no pleito de outubro próximo, e alguns tentarão emplacar também um nome para disputar o Governo do Estado. Mas que eventos essas legendas têm feito para discutir internamente com seus grupos políticos? Quais suas propostas para o Estado, e que debate democrático tem feito com a população?
O Partido dos Trabalhadores, uma das principais representações políticas do Ceará, com 98 mil filiados, 30 prefeituras e 184 vereadores já realizou três reuniões plenárias ao longo do ano, além de eventos regionais (um, inclusive, com a presença do presidente nacional, Rui Falcão). No entanto, com os seus pretensos candidatos à disputa nas eleições, nenhuma reunião específica foi realizada ainda.
Caravanas
O partido tem como prioridade em todas as 27 unidades federativas do País reeleger a presidente Dilma Rousseff, e, em segundo plano, manter aliança com os partidos da base. Segundo o presidente da sigla no Ceará, De Assis Diniz, ainda não há uma definição sobre apoio à candidatura de um indicado pelo governador Cid Gomes (PROS), mas o caminho que está se configurando, conforme informou ao Diário do Nordeste, é esse, posição reafirmada por outros integrantes da agremiação.
Conforme disse, o PT vem se encontrando desde o início do ano, procurando construir uma estrutura de programa que descentralize os investimentos no Estado, que são feitos, prioritariamente, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) possibilitando a criação de um desenvolvimento maior para o Interior. A base dos debates nas caravanas petistas nos municípios ao longo do ano visa justamente, segundo disse, a busca por um debate de descentralização do desenvolvimento social.
"O que se tem feito na política é uma limitação muito grande. É inadmissível manter o desenvolvimento apenas na Região Metropolitana de Fortaleza. Se considerarmos do ponto de vista a população economicamente ativa, Fortaleza concentra 29% dos investimentos, e RMF mais 52%", disse o dirigente.
Amostragem
O segundo debate a ser colocado em pauta, conforme defendeu, é o tipo de desenvolvimento que se quer dar ao Estado. A ideia dos debates petista que estão sendo realizados é procurar dimensionar a base de um processo cultural, ambiental, político e econômico.
"Queremos radicalizar a democracia, buscar erradicar a pobreza, combater a violência em todos os níveis e tratar da convivência de políticas públicas para o semiárido", disse De Assis, afirmando ainda que o debate eleitoral possibilita fazer uma amostragem de tais questões, de forma mais profunda.
O Partido dos Trabalhadores, atualmente, disputa com o PSD, outro aliado do Governo estadual, em número de prefeituras e de vereadores, superando-o porém, em relação ao número de filiados. Na Assembleia Legislativa possui quatro representantes, sendo dois que irão tentar reeleição (Rachel Marques e Professor Pinheiro) e os outros dois tentarão vaga na Câmara Federal (Camilo Santana e Dedé Teixeira). Tem ainda um senador, José Pimentel, e quatro deputados federais (José Nobre Guimarães, Artur Bruno, Eudes Xavier e José Airton). Bruno é o único que não disputara reeleição. Ele quer voltar para a Assembleia.
Mobilização
A agremiação tem defendido como prioridade para as disputas deste ano, a reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Esta é a nossa prioridade zero", afirmou o presidente do partido no Ceará. Para além da mobilização em torno de Dilma, nos estados em que não terá candidato ao Governo, a ideia é reforçar a bancada de deputados federais e senadores, e o Ceará é um desses estados. "Queremos estar na chapa majoritária, indicando o nome do deputado José Nobre Guimarães para a vaga de senador. Queremos ampliar o número de deputados federais para cinco ou seis, e manter ou ampliar a representação na Assembleia", disse.
Para isso, o partido já realizou, internamente, o debate entre os pretensos candidatos, e como a legenda trabalha com prazos, para ser candidato, cada pretendente teve que, obrigatoriamente, ter 1/3 de aprovação dos filiados da legenda, ou 5% do apoio dos membros do diretório, ou ainda 1% de aceitação dos eleitores do Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no ano passado. Apenas 11 pré-candidatos a deputado federal e 12 a deputado estadual atingiram um desses requisitos e poderão participar do processo eleitoral pelo Partido dos Trabalhadores em outubro.
Além de defenderem a candidatura de José Nobre Guimarães para o Senado, estão cotados para disputar uma vaga na Câmara Federal Luizianne Lins, José Airton, Eudes Xavier, Dedé Teixeira, Camilo Santana, Acrísio Sena, Deodato Ramalho, Célia Romero, Antônio Emiliano, Odorico Monteiro e Antônio Ferreira Lima. Para a Assembleia Legislativa o PT quer apresentar alguns novos nomes.

segunda-feira, abril 28, 2014

TORNEIO DO TRABALHADOR EM CRATEÚS REUNIRÁ MAIS DE 100 EQUIPES

TORNEIO DO TRABALHADOR

De 30 de abril à 01 de maio

Local: Ginásio Deromi Melo 

A Prefeitura Municipal de Crateús, através do Departamento de Desporto e Juventude, promoverá mais uma edição do Torneio do Trabalhador (2014).
A abertura do Torneio do Trabalhador de Futsal, será realizada no Ginásio Raimundo Deromi Melo, no dia 30 de abril.A iniciativa terá a participação de 100 equipes, 1200 atletas classistas. de empresas e entidades do município.
O torneio é tradicionalmente promovido pela Prefeitura Municipal de Crateús em parceria com a Liga Crateuense de Futsal.

Veja imagens do encontro entre Cid, Eunício e Domingos Filho em Tauá


Redação
jornalismo@cearanews7.com.br

A tradicional festa de Jesus, Maria e José, realizada neste sábado (26) em Tauá, na região dos Inhamuns, reuniu os principais personagens das eleições deste ano no Ceará.

Entre os destaques o encontro do governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira. Ao lado do vice-governador Domingos Filho (Pros), do vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB), deputados federais e estaduais, e lideranças políticas, Cid tratou Eunício como se não houvesse perspectiva de rompimento da aliança.

Ao ser questionado sobre o encontro com o Eunício no Palácio da Abolição, Cid disse à imprensa que acompanhava o evento que Eunício não lhe deu prazo para definição, mas informou ao senador que não poderia firmar nenhum compromisso, pois teria que consultar o partido para qualquer decisão.