domingo, agosto 31, 2014

Delator do mensalão questiona competência de juiz do interior do Ceará

O ex-corretor de valores e agora empresário Lúcio Bolonha Funaro, que ficou conhecido como o polêmico delator do mensalão, entrará com um recurso no Tribunal de Justiça do Ceará  (TJCE) questionando a competência de um juiz do interior do Estado. Segundo ele, o magistrado estaria favorecendo uma empreiteira da região.

A empresa em questão pouco lhe interessa. O problema é que certas medidas do juiz em favor dela, por tabela, dão vantagem a seu maior inimigo, a família Schahin, com quem trava uma briga que envolve valores que podem chegar a R$ 1 bilhão.

Schahin Engenharia é responsável pela instalação da rede de fibra óptica do projeto Cinturão Digital do Governo do Estado do Ceará, que leva internet de alta velocidade ao interior do Estado.

A construtora Schahin foi a responsável pelas obras da pequena central hidrelétrica de Apertadinho, em Rondônia, que pertence à Cebel, empresa ligada a Funaro, e que tem fundos de pensão como credores. A obra estava para ser inaugurada quando a barragem ruiu, em 2008.

A disputa se dá em torno de quem vai arcar com os prejuízos. Recentemente, uma decisão que favorecia Furano foi suspensa por esse juiz. Os Schahin alegam que não são responsáveis pelo acidente.

A reportagem completa está publicada na edição deste domingo do Estado de S. Paulo, que não citou o nome do juiz.

sábado, agosto 30, 2014

PT muda estratégia e marca reunião para definir ataques contra Marina

Uma reunião convocada para a próxima segunda-feira (1) vai reunir coordenadores estaduais de comunicação da campanha à reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT). No encontro, o PT anuncia oficialmente a mudança de estratégia de ataque à Marina Silva (PSB).

Segundo O Globo, o objetivo é instruir sobre a melhor forma de tentar desconstruir a campanha da ex-ministra. O objetivo é bater, sem minimizá-la. O trabalho será intensificado através dos programas de TV e ao uso das redes sociais. 

Mais do que nunca a estratégia de utilizar o terrorismo na campanha ganha força entre os petistas. O objetivo é evitar o crescimento de Marina, que já preocupa os petistas.

Brasil

COMENTÁRIO

Marina é favorita para se eleger presidente, por Ricardo Noblat

O que a pesquisa Ibope mostrou na última terça-feira, e a pesquisa Datafolha confirmou ontem à noite, é que Marina Silva, no curto período de três semanas, conquistou a condição de favorita para se eleger presidente da República.
É improvável que Marina se eleja no primeiro turno. Por mais que encolha, Aécio tem um partido e aliados capazes de lhe garantir dois dígitos de intenção de votos nas pesquisas. Aécio é a garantia de que haverá segundo turno.
PT e PSDB amadurecem o melhor modo de desconstruir a imagem positiva de Marina. O problema não é encontrar o modo. É correr contra o tempo que resta para o dia da eleição. Haverá tempo suficiente até lá?
Ganha eleição quem erra menos. Porque todos erram. Esse é o desafio que Marina começa a enfrentar a partir de agora. Não a subestimem. Ela está vendo a chance de vencer. E não está disposta a desperdiçá-la.
O grande trunfo de Marina: rejeição baixa. A dela de apenas 15%. A de Dilma, 35%.
Dilma carece de trunfo para evitar o desastre que se desenha para o PT. Lula deixou de ser um trunfo poderoso desde que ela fracassou como governante.
 















A candidata do PSB Marina Silva - Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo


POLÍTICA

Filiado ao PSDB fez montagem de falso pedido de Lula em vídeo

Raphael Kapa, O Globo
O autor do vídeo em que o ex-presidente Lula, graças a uma montagem, aparece pedindo votos para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, é um mato-grossense filiado ao PSDB. Leandro Lima do Nascimento, afirmou, em sua página no Facebook, que não cometeu crime ao adulterar as imagens, que a produção tinha caráter humorístico e que delito é desviar dinheiro público.
O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido vai tomar medidas judiciais para retirada do material do ar. No vídeo feito por Leandro, foram usadas imagens em que Lula declara apoio a Marina Sant’Anna, candidata petista ao Senado em Goiás, e acrescentados trechos da campanha da chapa do PSB para simular que o apoio era dado a Marina Silva.



Lula, em vídeo, pede votos para Marina - Foto: Reprodução


POLÍTICA

Janot abre investigação sobre uso de avião na campanha de Campos

Eduardo BrescianiCarolina Brígido e Cleide Carvalho, O Globo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, abriu um procedimento para investigar o uso durante a campanha de Eduardo Campos do avião que caiu em Santos (SP) e matou o candidato do PSB e outras seis pessoas. Na prestação de contas parcial entregue pelo candidato e pelo comitê financeiro não foi feito qualquer registro de uso do avião.
O partido tem sustentado que faria a contabilização no final da campanha, quando faria a soma das horas voadas, mas o PSB e Marina apresentaram versões contraditórias sobre a forma como seria feita a declaração. Há suspeitas ainda de que empresas fantasmas foram usadas para fazer o pagamento da aeronave.


POLÍTICA

A reeleição de Dilma está nas mãos de Lula

Juan Arias, El País
Há apenas dois meses, analistas políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) tinham certeza de que nem os maus resultados da economia seriam um obstáculo para uma nova vitória da candidata Dilma Rousseff. O motivo de tal esperança era a força outorgada ao apoio com que contava o carismático ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Existia a convicção de que em plena campanha a presença do ex-sindicalista, que continua sendo o motor do PT e seu líder mais ouvido, poderia ser definitiva para convencer sobretudo o eleitorado de renda mais baixa, mas até mesmo empresários e banqueiros, de que um segundo mandato de sua pupila seria melhor do que o primeiro. Mais ainda: que em tal segundo Governo sua presença seria mais forte e decisiva.


Dilma conversa com seu padrinho político em Brasília - Foto: EFE


POLÍTICA

Marina lança um programa liberal na economia e progressista no social

Talita Bedinelli, El País
Do lado direito de Marina Silva estava acomodada Neca Setubal, a herdeira do Itaú, um dos principais bancos do país. Do lado esquerdo, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que bradou críticas ferrenhas ao capitalismo e defendeu a distribuição de renda.
No centro, a candidata à presidência apresentou seu programa de governo, liberal na economia e progressista nas áreas sociais, ainda que não em todas, já que a lei sobre o aborto não terá mudanças num eventual governo dela. Na tarde de ontem, no salão de um luxuoso bufê de Pinheiros, em São Paulo, Silva defendeu abertamente uma menor intervenção estatal na economia.


Marina Silva e o vice Beto Albuquerque no lançamento do programa - Foto: Paulo Whitaker / Reuters


GERAL

Droga contra ebola tem 100% de eficácia em testes em animais

BBC Brasil
Os únicos resultados de testes clínicos feitos até agora com a droga experimental ZMapp, cuja finalidade é combater a infecção pelo vírus ebola, mostram que ela teve 100% de eficácia em macacos, mesmo em casos avançados de infecção. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, cujos detalhes foram divulgados na revista Nature, disseram que se trata de "um importante passo adiante".
Eles agora querem iniciar testes clínicos em pessoas para entender melhor os efeitos da droga. O ZMapp ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Até agora, não havia dados sobre sua eficácia. Médicos vêm recorrendo a ele - mesmo sem que ele tenha recebido aprovação para uso em pessoas - pelo fato de o ebola não ter cura.



Médicos em treinamento contra o ebola; medicamento ZMapp é o principal coquetel disponível para tratá-lo - Foto: AP


GERAL

Justiça obriga Anvisa a liberar remédio feito a base de maconha

Dandara Tinoco, O Globo
Decisão do Tribunal Regional Federal de Minas Gerais (TRF-MG) autorizou a estudante Juliana de Paolinelli Novaes, de 35 anos, a importar remédio feito à base de tetraidrocanabidol (THC), substância encontrada na maconha. Juliana sofre de dores crônicas na região lombar da coluna há nove anos.
Ela chegou a usar uma bomba de morfina na tentativa de controlar o problema. De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, a liminar será cumprida. A agência recebeu notificação sobre o caso na quarta-feira.



Juliana, em cena do documentário ‘Dor’ - Foto: Reprodução


GERAL

Agência anuncia acordo para reduzir captação do Cantareira

Fabio Leite, Estadão
Após 45 dias de impasse sobre a crise do Sistema Cantareira, a Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou ontem ter chegado a um acordo com o governo paulista para reduzir novamente o volume que pode ser retirado do manancial pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para abastecer a região metropolitana.
O acerto, porém, foi negado pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, indicando novo conflito entre os governos Dilma Rousseff (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).


GERAL

Torcedora perde emprego após xingar goleiro santista de macaco

G1
A torcedora gremista flagrada pelas câmeras de transmissão de TV chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a partida entre Grêmio e Santos na noite de quinta-feira (28), em Porto Alegre, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar.
Ela era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a torcedora foi identificada ainda na noite de quinta. O pedido de afastamento partiu da própria direção do centro médico.



Torcedora foi flagrada chamando goleiro Aranha de 'macaco' - Foto: Reprodução

sexta-feira, agosto 29, 2014

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Dilma Rousseff (PT): 34%
Marina Silva (PSB): 34%
Aécio Neves (PSDB): 15%
Pastor Everaldo (PSC): 2%
José Maria (PSTU): 0% *
Eduardo Jorge (PV): 0% *
Luciana Genro (PSOL): 0% *
Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
Eymael (PSDC): 0% *
Levy Fidelix (PRTB): 0% *
Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%
(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%
- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%
O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%
Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como "ótimo" ou "bom".
Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" eram eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é "regular" – 38% no levantamento anterior.
- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%
A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – na pesquisa anterior, foi 6,0.
Pesquisa Datafolha presidente 29.08.2014 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Encontrou algum erro? Fale conosco
tópicos:
veja também

Mais uma dele "Ciro Gomes"


'Camilo ganha e ainda dou 10 mil votos em Sobral' desafia Ciro
O secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes (PROS), durante o jantar de adesão à campanha do senador Inácio Arruda (PCdoB) ao cargo de deputado federal, realizado ontem (28), no Marina Park, lançou um desafio ao candidato ao governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), a quem voltou a chamar de "Riquinho".

Ao comentar a pesquisa Zaytec publicada com exclusividade pelo portal CearaNews7 apontando a vitória de Eunicio sobre Camilo por 10 pontos percentuais,  Ciro disparou: Camilo ganha e ainda dou 10 mil votos em Sobral".

Ciro, confiante na vitória de seu candidato ao Governo, Camilo Santana (PT), desafiou o candidato do PMDB a aceitar uma aposta com ele. Não disse o valor desse desafio. Quer apenas casar o valor sobre o resultado eleitoral em Sobral, onde Ciro dá de lambuja uma vantagem de 10 mil votos.

Segundo o levantamento do Zaytec, Eunício Oliveira (PMDB) lidera hoje com 34,5%, Camilo Santana (PT)  24,3%¨, Eliane Novaes (PSB) 2,3 %, Ailton Lopes 1,3%, Branco/Nulo - 13 % e não sabem - 24,6%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 00431/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com 00014/2014.

Legislativo: aprovado Projeto que prevê regularização de débitos de contribuintes

Câmara Municipal de Crateús, no centro da cidade
Câmara Municipal de Crateús, no centro da cidade
Na sessão desta quinta-feira (28) a Câmara Municipal de Crateús aprovou o Projeto de Lei N° 30/2014, que tem como intuito regularizar as dívidas de contribuintes junto à Fazenda Municipal.
Por meio da proposta poderá ser dado ao contribuinte a possibilidade de parcelamento, com a redução de multa e juros sobre os valores dos débitos existentes.
De acordo com o Projeto, a medida incentivará a população crateuense a regularizar dos tributos e débitos, além de aumentar o incremento da receita tributária municipal.

Concurso Público de Crateús Resultado Parcial

Concurso público de crateús resultado parcial






Brasil

POLÍTICA

PT quer retirar do ar falso pedido de votos de Lula para Marina

Fernanda Krakovics, O Globo
O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou, ontem, que o partido vai tomar medidas judiciais para retirar da internet um vídeo no qual, por meio de uma montagem, o ex-presidente Lula pede votos para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva.
Originalmente o petista gravou apoio para Marina Santana, candidata do PT ao Senado em Goiás. No vídeo que circula na internet, foram acrescentados a abertura e o encerramento do programa oficial de Marina no horário eleitoral gratuito na TV e cortada a parte em que identifica Marina como candidata ao Senado por Goiás.



Rui Falcão assiste vídeo falso de Lula pedindo votos para Marina - Foto: Jorge William/ O Globo


POLÍTICA

Mercado financeiro celebra a onda Marina Silva

Carla Jiménez, El País
O Brasil dormiu Dilma Rousseff e acordou Marina Silva nos últimos dias com a reviravolta nas pesquisas eleitorais. A pesquisa do instituto Ibope de quarta-feira, que revelou um salto no número de seus potenciais eleitores, virou o humor do país. Marina, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tem 29% das preferências, a petista Dilma tem 34%, enquanto Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), 19%.
Se nas redes sociais se estabeleceram os debates contra e a favor do avanço da ambientalista, na Bolsa de Valores de São Paulo ela já é tida como a próxima titular no Palácio do Planalto. A bolsa fechou na quarta-feira em 60.950 pontos, seu melhor resultado desde janeiro de 2013. Os analistas atribuem o desempenho à divulgação da pesquisa eleitoral, que colocou Marina num movimento ascendente, com capacidade de bater Rousseff no segundo turno.



A candidata à Presidência Marina Silva - Foto: Paulo Whitaker / Reuters


POLÍTICA

Aécio, Dilma e Lula atacam 'política nova' de Marina

Estadão
A campanha à reeleição de Dilma Rousseff intensificou as críticas à candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva. Em entrevista, a presidente sugeriu que a adversária é “simplista” ao dividir políticos entre “bons e maus”. Horas depois, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em discurso que o eleitor não deve acreditar “em quem faz apologia da não política”, numa outra referência indireta à ex-ministra do Meio Ambiente.
Já no rádio, o programa eleitoral petista bateu na tecla de que “ninguém quer a incerteza de uma aventura”. A ofensiva governista vem se somar às críticas que já vinham sendo feitas pelo candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, desde o debate da TV Bandeirantes na terça-feira passada. Aécio já fez referências sobre riscos de “aventuras” e citou “que o Brasil não é para amadores”.


Dilma: "Todas as pessoas podem ser boas ou más, mas as boas pessoas podem não ter compromisso" - Foto: Estadão


POLÍTICA

Henrique Alves lidera disputa ao governo do RN com 40%

O Globo
Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), lidera a corrida ao governo do Rio Grande do Norte, com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar no levantamento, está Robinson Faria (PSD), com 28%. Os candidatos Professor Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) aparecem com 2% cada. Araken Farias (PSL) tem 1%. Brancos e nulos somam 17%, e não sabem ou não responderam 10% dos entrevistados.
Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto sobre a eleição estadual após o registro das candidaturas. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


POLÍTICA

Procurador-geral dá parecer favorável à revisão da Lei da Anistia

Chico Otavio, O Globo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em parecer encaminhado ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Lei da Anistia não pode impedir as investigações de crimes de lesa-humanidade cometidos no Brasil. A manifestação de Janot foi motivada pela Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 320, ajuizada pelo PSOL.
O partido sustenta que, passados quatro anos, o Brasil ainda não cumpriu a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos em decorrência de crimes cometidos na chamada Guerrilha do Araguaia, no Caso Gomes Lund.


Procurador-geral da República Rodrigo Janot - Foto: Jorge William / O Globo


GERAL

Ministros do STF querem salários de 35,9 mil reais

Beatriz Bulla e Mariângela Galucci, Estadão
Em sessão administrativa sem transmissão pela TV Justiça, ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram ontem o envio ao Congresso de projeto de lei propondo o reajuste dos próprios salários para R$ 35.919 a partir de janeiro de 2015. Hoje ganhando R$ 29.462,25 mensais, eles já têm garantida por meio de lei remuneração de R$ 30.935 para o próximo ano. A diferença entre o salário atual e o futuro poderá ser de 22%.
Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo público é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada, haverá um efeito cascata, garantindo aumentos nos rendimentos de integrantes de toda a magistratura e dos outros Poderes. Ministros do Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, recebem salário correspondente a 95% da remuneração do STF.



A proposta que será enviada ao Congresso não foi divulgada pelo STF e, na sessão, os ministros não deram detalhes sobre o projeto - Foto: André Dusek / Estadão


GERAL

Chefe da Petrobras em Brasília cai após suposta fraude na CPI

O Globo
Depois de aparecer num vídeo em que discute as perguntas que seriam feitas na CPI da Petrobras no Senado, o funcionário José Eduardo Sobral Barrocas perdeu o cargo de chefe do escritório da estatal em Brasília e retornou ao Rio de Janeiro, onde passou a atuar como assistente da chefia de gabinete da presidente Graça Foster.
O rebaixamento de cargo ocorreu há dez dias, no dia 18, e foi uma resposta à revelação de que Barrocas participou da suposta fraude aos trabalhos da CPI. No vídeo, o então chefe do escritório em Brasília discute as perguntas que seriam feitas na CPI com o advogado da empresa Bruno Ferreira e com o chefe do departamento jurídico do escritório, Leonan Calderaro Filho.


GERAL

Cientistas concluem o sequenciamento genético do ebola

Emilio de Benito, El País
A análise genética de 99 amostras do vírus do ebola obtidas em Serra Leoa e na Guiné permitiram a uma equipe de pesquisadores internacionais traçar a trajetória da epidemia. A principal conclusão, publicada pela revista Science, é que “ao contrário do que ocorreu em outros surtos”, o atual se deve a um só contato entre o local onde estava hospedado (provavelmente um morcego) e uma pessoa.
Esse tipo de estudo compara zonas específicas do genoma do vírus em busca de variações. O fato de que essas amostras foram muito uniformes indica que têm uma origem comum. Além disso, a genética serve também de relógio biológico.



Um morcego levou o ebola à África Ocidental.


ECONOMIA

Governo prevê em 2015 salário mínimo de 788 reais

Veja
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2015 será de 788,06 reais, aumento de 8,8% em relação ao deste ano (724 reais). A estimativa anterior era de 779,79 reais. O impacto para as contas públicas no próximo ano, segundo a assessoria da ministra, será de 22 bilhões de reais.
Miriam entregou nesta manhã o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo ela, a correção se baseou na regra atual, que calcula o valor a partir da variação da inflação do ano anterior, além do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.



Proposta orçamentária deverá ser votada até o final do ano - Foto: Marcelo Sayão / EFE


ECONOMIA

Sobe o limite de endividamento de estatais de energia elétrica

Gabriela Valente, O Globo
Para tentar sanear as empresas estaduais de energia elétrica, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu ampliar o limite de endividamento delas com o setor financeiro. O teto da soma dos empréstimos para o setor aumentou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão. O objetivo da medida é melhorar a situação financeira das empresas estatais, que hoje estão incapacitadas de fazer novos investimentos.
Essa mudança deve beneficiar principalmente a Celg. A Eletrobras acaba de assumir o controle da empresa de Goiás, que tem uma necessidade de investimentos de R$ 300 milhões ao ano. Foi apenas mais uma companhia estadual que ficou sob o guarda-chuva da estatal federal que, nos últimos anos, precisou promover o saneamento de diversas empresas.