domingo, março 29, 2015

Dilma às vezes não age da maneira mais efetiva, diz ministro da Fazenda

À plateia em evento fechado, Joaquim Levy disse que, embora seja bem-intencionada, a presidente nem sempre faz as coisas da maneira mais eficaz

levy
Em nota divulgada na noite deste sábado (28), Levy lamentou a interpretação dada à frase
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Mais uma vez, uma declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixou o Governo em uma saia justa. Em evento na última terça-feira (24) com dezenas de ex-alunos da escola de negócios da Universidade de Chicago, em São Paulo, Levy afirmou que, embora seja bem-intencionada, a presidente Dilma Rousseff nem sempre faz as coisas da maneira mais simples e eficaz. O aúdio com a declaração do ministro foi obtido pela Folha de São Paulo.
"Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", afirmou o ministro à plateia. 
Trata-se da primeira vez em que Levy direciona uma crítica especificamente ao nome da presidente em público. A fala ocorreu em inglês, idioma de alguns dos espectadores. Segundo a Folha, a frase original foi: "I think that there is a genuine desire by the president to get things right, sometimes not the easiest way, but... Not the most effective way, but there is this genuine desire".
Em outras ocasiões, Levy já havia feito declarações ácidas relacionadas ao governo. No fim de fevereiro, ao anunciar novas medidas de ajuste fiscal criticou o programa lançado no primeiro mandato para desonerar a folha de pagamento, ao dizer que as medidas anteriores foram grosseiras, uma "brincadeira" que havia custado caro aos cofres brasileiros e que não tinha gerado resultado equivalente na proteção dos empregos.
Dias depois, a presidente Dilma afirmou que Levy foi "infeliz" na declaração e que a desoneração da folha é "importantíssima e continua sendo". 
Ministro nega crítica
No início da noite deste sábado, Levy lamentou, por meio de nota, a interpretação dada à frase. "O ministro sublinha que os elementos dessa fala são os seguintes: aqueles que têm a honra de encontrarem-se ministros sabem que a orientação da política do governo é genuína, reconhecem que o cumprimento de seus deveres exige ações difíceis, inclusive da Exma Sra. Presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada".

0 comentários:

Postar um comentário