terça-feira, março 10, 2015

Dilma pressionada a retirar Ministério da Integração do PP e entregar ao PMDB

A pouco mais de três meses a frente de pastas consideradas prioritárias do governo, os ministros Gilberto Kassab (Cidade) e Cid Gomes (Educação) não conseguiram levar adiante a missão de fortalecer a base aliada da presidente Dilma Rousseff e sair das dependências do PMDB.

A aprovação na Câmara da proposta que impede a fusão de partidos recém criados sepultou de vez os planos de fundir o PL com o PSD. Além disso, as declarações do ministro Cid Gomes, ao classificar os deputados como 'achacadores', complicou ainda mais a situação.

Pra piorar ainda mais, Dilma não consegue se entender com a cúpula do PMDB, principalmente após a confirmação dos nomes de Renan Calheiros e Eduardo Cunha na lista de políticos que serão investigados na Operação Lava Jato.

Por esses e outros motivos, integrantes da articulação política, petistas ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avaliam que é preciso fortalecer e reequilibrar os espaços dos partidos aliados, e a única forma seria realizando mudanças no Ministério.

Dilma já teria recebido sugestões de substituir o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, e dar mais espaço aos peemedebistas. A principal alternativa seria retirar o PP do Ministério da Integração Nacional, já que o partido é o mais afetado pelas investigações da Operação Lava Jato, com 31 políticos respondendo inquéritos.

Peemedebistas como o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (RN) e o senador Eunício Oliveira (CE) já se movimentam para tentar comandar a pasta. Até o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), gostaria de entregar o ministério a um aliado.
*Com informações O Globo.

0 comentários:

Postar um comentário