segunda-feira, abril 13, 2015

Polícia Federal fecha o cerco contra fraudes no seguro Dpvat em todo o país

A Polícia Federal intensifica investigação para identificar os líderes do esquema de fraudes contra o seguro Dpvat. A quadrilha estaria agindo em todo o país e contaria com apoio de integrantes que trabalham no interior da seguradora responsável pela gestão do seguro. Nesta segunda-feira (13) foi desarticulada mais uma quadrilha que agia em Goiás, Brasília, no Espírito Santos, na Bahia e em Minas Gerais. 

O 'modus operandi' dos criminosos é praticamente o mesmo em todas as cidades onde a fraude foi identificada, entre eles, o ajuizamento de ações judiciais por escritórios de advocacia sem conhecimento e autorização das vítimas. Segundo a PF, quadrilha presa nesta segunda-feira (13) falsificava assinaturas em procurações e declarações de residências falsas.

De acordo com a Polícia Federal, a Operação Tempo de Despertar é resultado de uma série de outras ações desencadeadas pelas polícias estaduais, nos últimos anos, que apuraram suspeitas de fraude no Dpvat.

No Ceará

No último dia 11 de março o Ministério Público do Estado do Ceará apresentou denúncia criime contra 13 pessoas acusadas de fazerem parte de um esquema de fraude no seguro Dpvat nos municípios de Amontada, Uruburetama, Tururu e Trairi. 

O esquema funcionava com a captação de pessoas que teriam se envolvido em acidentes e outras ocorrências não exatamente de trânsito, como, por exemplo, quedas. Elas eram aliciadas no hospital e acabavam sendo vítimas do golpe. 

Depois disso, o grupo falsificava documentos para ingressar com o pedido de indenização. Muitas das vítimas eram convencidas com a promessa de que receberiam o dinheiro de forma mais rápida, mas elas deveriam pagar à quadrilha um percentual que chegava a 50% do valor do seguro.

*Com Agência Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário