domingo, maio 31, 2015

Sai a novela. Mais políticos

POR ILIMAR FRANCO


A tese da coincidência eleitoral perde terreno a cada dia na Câmara. Os deputados dizem que seria muito tempo sem eleições. E, que juntar eleições municipais e nacionais é como misturar o boeiro com a política de juros. Eles argumentam ainda que a regra trará prejuízo aos meios de comunicação. Como o tempo de propaganda eleitoral não será reduzido, ele poderá dobrar e afetar a programação e a audiência das emissoras. 
Estava tudo indo bem
Entrou mosca na fusão entre PSB e PPS. Os socialistas de Pernambuco não estão gostando da provável redução de poder no novo partido. Sem Eduardo Campos, o diretório estadual ficou sem um líder de projeção nacional. Eles já temem o peso do vice-governador Márcio França (SP) e do senador Romário (RJ). Isso, sem contar com o ingresso da senadora Marta Suplicy (SP). O PPS também é mais forte no sul. Por isso, concluíram que o eixo de decisão do partido se deslocará para o Sudeste. A resistência pode atrapalhar os planos de fusão. Hoje, Pernambuco é o maior diretório do PSB do país. Tem cerca de um sexto dos delegados na convenção nacional socialista.
“O crescimento vai diminuir a nossa influência no PSB. Podemos ter candidaturas em SP, Rio e BH. Nunca tivemos ao mesmo tempo tantas candidaturas no Sudeste”
Um dirigente regional do PSB, sobre a fusão com o PPS
O clima nos Palácios
Ministros que convivem amiúde com a presidente Dilma afirmam que ela está muito tensa. Um desses interlocutores avalia que, às vezes, ela deixa transparecer alguma culpa por ter gasto mais do que devia no ano eleitoral. 
Ricardo Berzoini








Amarrado
O vice Michel Temer anda agoniado. As nomeações demoram e os acordos que fez não saem do papel. Os que vão perder o cargo ameaçam votar contra o governo. Essas disputas são entre os partidos e internas nas legendas. O ministro Ricardo Berzoini (foto), que já cuidou da partilha de cargos, costuma pedir serenidade nas reuniões da coordenação política.
Cara a tapa
Para aprovar a cota de 30% das cadeiras do Legislativo para mulheres, deputadas estão gravando depoimentos de parlamentares homens em defesa da proposta. A eles, elas argumentam capital eleitoral: 52% do eleitorado é feminino.
PSDB contra PSDB
A bancada do PSDB na Câmara está irritada com o partido no Senado. Quatro dos 12 senadores, entre eles o presidente da sigla, Aécio Neves, assinaram manifesto contra a PEC 215, que transfere a regulamentação de terras indígenas para o Congresso. O presidente da Comissão na Câmara é o deputado tucano Nilson Leitão (MT).
Com o olho nas ruas
É grande a dúvida na Câmara sobre os efeitos da aprovação de um mandato de cinco anos para os deputados. Temem a reação da opinião pública. Os deputados acabam com a releição para o Executivo e aumentam os seus mandatos.
Tema maldito
São tantos os políticos dizendo não tratar de cargos, que a coordenação do governo concluiu: “Ninguém quer deixar sua digital”. Um dos integrantes registra que nesse quesito é grande a diferença entre o PT do Nordeste e o do Sul. 
Os novos deputados do PMDB estão pressionando o líder Leonardo Picciani pela garantia de liberação de suas prometidas emendas parlamentares.

0 comentários:

Postar um comentário