sábado, junho 06, 2015

Em um mês, União vê situação de emergência em 95 municípios do CE

Do G1 CE

No Ceará, estiagem deixa Lagoa do Banana com 30% de sua capacidade (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Caucaia é um dos municípios com situação de
emergência reconhcida nesta sexta-feira
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Vinte e oito municípios cearenses afetados pela seca tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. A portaria com a lista de municípios (veja abaixo) foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União. Em menos de um mês, é a segunda vez que a União reconhece situação de emergência no Ceará. No dia 18 de maio, outra publicação também listou 67 municípios com o mesmo perfil. Com isso, 95 dos 184 municípios cearenses estão em situação emergencial reconhecida pela União por conta da falta de chuva no Ceará.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, após o reconhecimento de situação de emergência, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres. Para pedir os recursos, é preciso mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
Quarto ano de seca
Em 2015, o Ceará enfrenta o quarto ano consecutivo de seca. No início do ano, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos fez previsão de chuva abaixo da média histórica durante a estação chuvosa no Ceará, que terminou no mês de maio. Atualmente, 110 dos 151 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos estão com volumas inferior a 30%.

0 comentários:

Postar um comentário