terça-feira, agosto 25, 2015

Governo recua e decide pagar 50% do 13º dos aposentados em setembro

No primeiro semestre, o déficit da Previdência somou 22,83 bilhões de reais, com alta de 1,2% ante a primeira metade de 2009
No primeiro semestre, o déficit da Previdência somou 22,83 bilhões de reais, com alta de 1,2% ante a primeira metade de 2009(Folha Imagem/VEJA)
A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas será pago na folha de setembro, e não mais em duas parcelas, como tinha sido anunciado pelo governo no sábado passado - o Ministério da Fazenda havia informado que a antecipação seria divida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem e o mesmo percentual em outubro.
Agora, o adiantamento será creditado integralmente entre 24 de setembro e o início de outubro. Os 50% restantes serão pagos normalmente na folha de novembro, o que significa que o crédito ocorrerá até o início de dezembro.
Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga na folha de agosto. O adiamento tinha sido justificado pelo Ministério da Fazenda devido à queda na arrecadação tributária, refloxo da crise que o país atravessa.
No início da semana passada, a Receita Federal informou que arrecadação federal teve o pior resultado para o período de janeiro a julho em cinco anos. O país arrecadou 712 bilhões de reais nos primeiros sete meses deste ano, montante que representa queda de 2,91% em relação ao mesmo período de 2014. O resultado para julho também foi o pior para o mês desde 2010. No mês passado, o país recolheu 104,8 bilhões de reais em receitas, o que representa redução de 3,13% em relação a julho de 2014.
(Com Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário