sexta-feira, outubro 16, 2015

Cunha usou mesmo esquema de Cerveró para abrir conta na Suíça

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha fala com a imprensa sobre as análises do Impeachment da presidente Dilma - 13/10/2015
Eduardo Cunha: conta aberta em setembro de 2008(Antonio Cruz/Agência Brasil)
Uma das contas atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Suíça foi aberta por meio do mesmo esquema utilizado pelo ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, acusado de receber propinas para fechar contratos de navios-sonda entre a Petrobras e a sul-coreana Samsung Heavy Industries e condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. A informação consta em reportagem desta sexta-feira do jornal Folha de S. Paulo.
A Suíça enviou à Procuradoria-Geral da República documentos que revelam que a conta do peemedebista foi aberta em setembro de 2008 por uma empresa de fachada chamada de Netherton Investments - criada em julho do mesmo ano por uma companhia da Nova Zelândia, a PVCI New Zealand Trust. O diretor da PVCI, Luis Maria Pineyrua Pittaluga, foi o responsável pela abertura das contas de Cerveró no país europeu.
Na conta de Cunha foram encontrados aproximadamente 2,4 milhões de dólares no mês de abril. O valor foi bloqueado após as suspeitas de envolvimento do peemedebista no esquema petrolão. Ele e sua mulher mantinham outras duas contas no país, que foram fechadas no início das investigações da Operação Lava Jato. A Procuradoria-Geral da República suspeita que o presidente da Câmara tenha recebido propina dos fornecedores de navios-sonda à Petorbras entre os anos de 2006 e 2007 - juntamente com Cerveró. Ele foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal.
Após receber as informações da Suíça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, abriu outro inquérito para investigar Cunha, na noite de quinta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário