quarta-feira, março 16, 2016

Na contramão da decisão do PMDB, deputado aceita comando da Aviação Civil

Deputado Mauro Lopes PMDB/MG
O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG)(Leonardo Prado/Agência Câmara/VEJA)
Contrariando a decisão tomada pelo PMDB de não aceitar cargos no governo federal pelos próximos trinta dias, o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) aceitou a indicação para o comando da Secretaria da Aviação Civil (SAC) já nesta semana. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, peemedebistas informaram que Lopes deve tomar posse nesta quinta.
Na convenção do partido, realizada no último sábado, o PMDB uma moção que proíbe filiados de assumirem novos cargos no governo federal pelos próximos trinta dias. Neste período, a legenda vai avaliar se rompe com a presidente Dilma Rousseff e adota uma posição de independência no Congresso. Lopes chegou a questionar a validade da moção, cuja votação não era prevista no edital da convenção. Por causa da intenção de assumir a Aviação Civil, o deputado quase perdeu o posto de secretário-geral do PMDB para o ex-ministro Eliseu Padilha, mas permaneceu na Executiva Nacional, depois de a bancada mineira garantir que Lopes não seria mais indicado ao ministério.
O deputado mineiro se reuniu com o vice-presidente Michel Temer, na manhã desta terça-feira e, após o encontro, chegou a pedir ao Palácio do Planalto que segurasse por pelo menos uma semana sua indicação. Mas o deputado mudou de ideia, de acordo com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), depois que recebeu apoio de ministros e lideranças da legenda no Senado. Esses peemedebistas prometeram a Lopes que apoiariam sua indicação. Fontes do Planalto confirmaram que o deputado mineiro aceitou a nomeação para a SAC nesta semana, diz o jornal.
Com a decisão de Lopes, parlamentares peemedebistas da ala pró-impeachment reforçaram que vão pedir a expulsão do mineiro do PMDB, tendo como base as propostas aprovadas na convenção do partido. Para evitar a expulsão, a ala governista argumenta que Lopes já tem 80 anos de idade e que, caso o partido desembarque do governo, o deputado não vai ficar muito tempo no cargo. O próprio Lopes afirmou que desembarcará junto com os outros seis ministros do PMDB.

0 comentários:

Postar um comentário