quarta-feira, agosto 24, 2016

PT rejeita proposta de Dilma de plebiscito para novas eleições

A cúpula do PT rejeitou nesta terça-feira a proposta apresentada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, de constituir um plebiscito para convocar novas eleições no Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Executiva Nacional do partido decidiu, por 14 votos a 2, ir contra a publicação de um documento que endossaria o projeto de Dilma. Essa foi a primeira vez que o PT se manifestou formalmente sobre o tema.
O documento, apresentado pelo secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, sugeria uma declaração do partido em favor do plebiscito. “O PT apoia a afirmação da presidenta Dilma na sua carta histórica ao povo: ‘Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral'”. O que prevaleceu, porém, foi a avaliação do presidente da sigla, Rui Falcão, de que a proposta não teria, neste momento, capacidade para atrair os senadores contra o impeachment.
Na reunião desta terça, de acordo com o jornal, Falcão questionou Árabe sobre uma declaração em que o chamou de “usurpador” por ter se manifestado contra o plebiscito. Árabe reconheceu que se excedeu ao usar a expressão “usurpador”, mas reafirmou que Falcão não deveria ter se declarado contra a ideia sem antes consultar o partido.
O texto que foi vetado ontem também incentivava os atos contra o impeachment e condenava o governo do presidente interino, Michel Temer. Além disso, se referiu ao Ministério do Exterior, comandado por José Serra, a quem chamou de “golpista” que está “em alinhamento e submisso aos Estados Unidos”.

0 comentários:

Postar um comentário