segunda-feira, setembro 12, 2016

Datafolha: prefeito tem 32% e lidera disputa em Fortaleza

Roberto Claudio, candidato à prefeitura de Fortaleza (CE) pelo PSB
O Datafolha divulgou ontem uma nova pesquisa com números para a corrida eleitoral em Fortaleza (CE). Encomendado pelo jornal O Povo, o levantamento mostra o prefeito Roberto Cláudio (PDT) na liderança, com 32% das intenções de voto, um crescimento de 5% em relação ao último Datafolha, divulgado em agosto. O deputado estadual Capitão Wagner (PR), que na pesquisa anterior empatava com Luizianne Lins (PT) na margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, subiu de 20% para 24% e está isolado na segunda posição.
Publicidade
Deputada federal e ex-prefeita da capital cearense, Luizianne oscilou de 17% para 16% das intenções de voto. O deputado estadual Heitor Férrer (PSB), terceiro colocado na eleição municipal de 2012, é o quarto, com 8%, seguido pelo deputado federal Ronaldo Martins (PRB), que tem 3%, o vereador João Alfredo (PSOL), com 2%, e Francisco Gonzaga (PSTU), com 1%. O deputado estadual Tin Gomes (PHS), que tinha 1% das intenções de voto no último Datafolha, não pontou desta vez.
Eleitores que declararam votar branco ou nulo eram 12% em agosto e agora são 8%; os que não sabem ou não responderam passaram de 9% a 8%.
O Datafolha ouviu 816 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro.  O nível de confiança do levantamento é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-05460/2016.

Segundo turno

Embora leve vantagem sobre Capitão Wagner na pesquisa para o primeiro turno, o prefeito Roberto Cláudio fica atrás numericamente e empata tecnicamente com o principal adversário na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha.
Wagner tem 44% das intenções de voto e Cláudio 42%. Brancos e nulos são 10% e os que não sabem somam 4%.
Quando a adversária é a ex-prefeita Luizianne Lins, no entanto, Roberto Cláudio tem folga na liderança. O pedetista tem 53% das intenções de voto ante 29% da petista, 13% de brancos e nulos e 5% daqueles que não sabem.

Rejeição

A mal avaliada administração de Luizianne Lins à frente da prefeitura de Fortaleza, entre 2005 e 2012, ainda se reflete nos índices de rejeição à petista. Responderam ao Datafolha que não votariam em Luizianne 38% dos entrevistados.
Tin Gomes é o segundo mais rejeitado, com 24%, número próximo dos 23% do prefeito Roberto Cláudio. Não votariam no operário Francisco Gonzaga 22% dos eleitores fortalezenses.
Mais abaixo neste quesito vêm Ronaldo Martins, com 17% de rejeição, João Alfredo com 16%, Capitão Wagner com 15% e Heitor Férrer com 12%.
Não votariam em nenhum dos candidatos 4% dos eleitores da capital cearense; outros 4% votariam em qualquer um ou não rejeita nenhum deles; 7% não sabem.

0 comentários:

Postar um comentário