quinta-feira, setembro 01, 2016

Entre repúdio e diplomacia, América do Sul reage à saída de Dilma

O impeachment de Dilma Rousseff provocou reações distintas nos países sul-americanos. Enquanto o governo da Venezuela anunciou o congelamento de relações e o Equador decidiu retirar seu representante máximo em Brasília, Argentina, Chile e Paraguai expressaram “respeito” pelo novo governo.
Ainda na quarta-feira, a Chancelaria venezuelana anunciou em comunicado que o país iria “cancelar relações políticas e diplomáticas com o governo surgido desse golpe parlamentar”.  No Twitter, o presidente Nicolás Maduro condenou o que chamou de “Golpe Oligárquico da direita”.
O presidente venezuelano contou ter conversado por telefone com Dilma Rousseff após a votação do Senado, quando expressou sua solidariedade e disse que “a Venezuela não vai abandoná-la”. “Hoje é um dia triste para a história do Brasil e da América Latina, porque se orquestrou um golpe de Estado agressivo da oligarquia”, disse Maduro durante a transmissão obrigatória de rádio e TV na noite de ontem. “É contra nós, que lutamos pela justiça e pela igualdade”, declarou.
Outro aliado de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Equador retirou seu encarregado de negócios, Santiago Javier Chávez Pareja, até agora seu principal representante diplomático em Brasília. Em maio, Quito já havia convocado para consultas seu embaixador no Brasil, Horacio Sevilla. Desde então, ele não voltou ao posto. Embora não tenha mencionado o congelamento das relações, o país advertiu que “provavelmente a relação bilateral será afetada de alguma forma”.
Com uma postura mais moderada, o governo argentino de Mauricio Macri disse que “respeita” o processo de destituição de Dilma e “reafirma sua vontade de continuar pelo caminho de uma real e efetiva integração, com base no absoluto respeito pelos direitos humanos, as instituições democráticas e o Direito Internacional”.
O governo do Chile manifestou sua “confiança em que o Brasil resolverá seus próprios desafios, por meio de sua institucionalidade democrática”. A decisão de reconhecer a votação do Senado brasileiro também foi anunciada pelo Paraguai, por meio de seu chanceler, Eladio Loizaga.

Consulta

Na quarta-feira, o governo do presidente Michel Temer chamou para consultas seus embaixadores na Venezuela, no Equador e na Bolívia, após os três países adotarem a mesma postura de rejeição ao impeachment de Dilma Rousseff. Segundo o Itamaraty, a posição da Venezuela “revela um profundo desconhecimento das leis do Brasil e nega frontalmente os princípios e objetivos da integração latino-americana”.
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, reagiu com firmeza às críticas dos antigos aliados do Brasil. “O governo venezuelano não tem qualquer moral para falar de democracia, já que eles não adotam um regime democrático”, afirmou Serra no site da Presidência. “Um país que tem presos políticos não vive em uma democracia”, declarou.
(Com AFP)

0 comentários:

Postar um comentário