segunda-feira, outubro 03, 2016

Doria perdeu em apenas duas zonas eleitorais em SP

Eleito em primeiro turno à prefeitura de São Paulo, um feito inédito, com 53,29% dos votos, João Doria Jr. (PSDB) foi o mais votado em 56 das 58 zonas eleitorais da capital paulista. Apoiado pelo governador Geraldo Alckmin e martelando o discurso de que não é um político, e sim um gestor, Doria venceu em regiões da periferia da cidade que normalmente repelem candidatos tucanos. Apesar do segundo lugar na eleição, o prefeito Fernando Haddad (PT) não venceu em nenhuma zona eleitoral paulistana.
No extremo Leste de São Paulo, João Doria foi o mais votado, entre outros, em Guaianases (34,99% dos votos), Itaim Paulista (38,67%), Itaquera (47,63%), São Miguel Paulista (46,14%) e São Mateus (40,32%), zonas eleitorais em que o prefeito Fernando Haddad venceu o tucano José Serra nos dois turnos em 2012.
O empresário também foi o mais votado em bairros da Zona Norte como Perus (40% dos votos) e Brasilândia (44,45%), que deram vitórias nos dois turnos a Haddad há quatro anos, e manteve a tendência tucana de vencer em Tucuruvi (59,24%) e Lauzanne Paulista (57,09%), onde Serra foi vitorioso em 2012.
As duas únicas zonas eleitorais em que João Doria foi derrotado na capital paulista ficam no sul da cidade, Parelheiros e Grajaú, onde a ex-prefeita Marta Suplicy venceu com 37,15% e 31,55%, respectivamente. Doria foi o mais votado em Capão Redondo (37,8%) e Jardim Ângela (35,18%), também na Zona Sul.
Associada por adversários às medidas impopulares que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) pretende implementar para estabilizar a economia, Marta Suplicy perdeu a penetração que tinha junto ao eleitorado da periferia paulistana. No primeiro turno da eleição de 2008, última vez em que disputou a prefeitura de São Paulo, Marta havia vencido em 24 zonas eleitorais, a maioria delas nos extremos Norte, Leste e Sul da cidade.
As maiores vantagens de João Doria em relação aos adversários se deram em redutos tradicionalmente tucanos das regiões central e oeste de São Paulo. Indianópolis, onde fica a sede estadual do PSDB, deu 73% de seus votos ao empresário, enquanto Jardim Paulista deu 71,7% e a Moóca, 70,02%

0 comentários:

Postar um comentário