quarta-feira, outubro 19, 2016

Juiz que vetou extradição de ‘El Chapo’ é assassinado no México

Narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán é escoltado em um helicóptero no aeroporto da Cidade do México após ser recapturado durante uma operação militar em Los Mochis, no estado mexicano de Sinaloa - 08/01/2016
O juiz mexicano Vicente Antonio Bermudez Zacharias, de 37 anos, que impediu a extradição do traficante “El Chapo”, para os Estados Unidos, foi assassinado na última segunda-feira na rua de casa, com um tiro na cabeça.
Uma câmera de segurança gravou o momento em que Zacharias aparece na rua, correndo, quando um homem o surpreende e atira em sua nuca. O juiz cai no chão e o atirador foge, seguido por outra pessoa.
A procuradora-geral da república, Arely Gómez González, afirmou que, por ordem do presidente do México, Enrique Peña Nieto, o órgão vai investigar o assassinato.
Além da decisão sobre Joaquín Guzmán, chamado de “El Chapo”, Zacharias também decretou, em março, a prisão de um dos líderes do cartel Jalisco Nova Geração, Abigael González Valencia, conhecido como “El Cuini”.
Atualmente, “El Chapo” está em um presídio em Juárez, cidade próxima à fronteira do México com os Estados Unidos. O traficante liderava o cartel de Sinaloa e foi preso em janeiro deste ano, depois de mais de seis meses de buscas.

0 comentários:

Postar um comentário