sábado, dezembro 03, 2016

PT pagou campanha em El Salvador ilegalmente, diz jornal

O PT destinou 5,3 milhões de reais pagos pela Odebrecht via caixa dois para a campanha presidencial em El Salvador. As informações constam da delação preimiada dos 77 executivos da empreiteira, fechada nesta semana, segundo informações da Folha de S.Paulo.
De acordo com a reportagem, o dinheiro teria sido pago em 2008 para apoiar a candidatura de Mauricio Funes, que venceu a disputa naquele ano. Os recursos teriam sido enviados pelo ex-marqueteiro de campanha do PT, João Santana, a Vanda Pignato, ex-mulher de Funes.
Vanda é brasileira e foi militante do do Partido dos Trabalhadores da década de 1980 até 2010. Ela se separou do ex-presidente salvadorenho no ano passado e, através de e-mail, negou as acusações. Atualmente, Vanda é secretária de Inclusão Social em El Salvador.
A Odebrecht diz na delação que o dinheiro teria sido oriundo do crédito em recursos ilícitos que o PT tinha junto à empreiteira, segundo o jornal. O desconto teria sido autorizado com a autorização do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um ex-sócio de João Santana disse à Folha que o marqueteiro confidenciou a ele ter feito o trabalho a pedido do PT.

0 comentários:

Postar um comentário