sexta-feira, janeiro 06, 2017

Ao menos 33 presos são encontrados mortos em presídio em RR

Apenas quatro dias após a matança de 60 detentos em duas penitenciárias de Manaus, ao menos 33 mortes foram registradas na madrugada desta sexta-feira na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na Zona Sul de Boa Vista, em Roraima. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado informou, por meio de nota, que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar está no local.
A maioria das vítimas foi decapitada, teve o coração arrancado ou foi desmembrada. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso às alas. segundo informações do jornal local A Folha de Boa Vista. A descrição corresponde ao que foi feito com as vítimas nos presídios do Amazonas.
Em outubro, a mesma penitenciária registrou uma rebelião provocada por rivalidade entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Na ocasião, dez presos foram mortos – três teriam sido decapitados e sete corpos foram queimados em uma fogueira no pátio da unidade.
Naquela mesma matança, todos os mortos seriam integrantes da facção Comando Vermelho, que domina cerca de 10% do presídio. O restante do presídio é comando pela facção rival PCC. Na época, as investigações do Ministério Público apontaram que o clima na penitenciária começou a ficar tenso no início do mês de outubro, quando o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) romperam, em nível nacional, uma aliança que perdurava há anos que permitia a convivência pacífica das duas facções nos presídios brasileiros.
PCC emitiu uma ordem que não aceitaria dividir as celas com filiados do grupo rival, que era minoritário. Estes, então, se mudaram para a chamada Ala 12 do presídio de Monte Cristo.
O presídio abriga mais de 1.200 presos, o dobro de sua capacidade, e foi construído apenas para abrigar presos em regime semi-aberto.
A nota do governo de Roraima na íntegra:
“A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que nesta madrugada (dia 6) foram registradas 33 mortes na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).
Esclarece que a situação está sob controle e que o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PMRR (Polícia Militar) está nas alas do referido presídio.”

0 comentários:

Postar um comentário