sexta-feira, janeiro 27, 2017

Comprado por Eike em 2008, Hotel Glória está abandonado

O local, que recebeu 19 presidentes da República, está destruído. Apenas uma empresa faz a manutenção e evita focos do mosquito que transmite a dengue, enquanto os novos donos não dão detalhes sobre o que será feito do local, construído em 1922. O plano do empresário para remodelação do hotel foi abandonado em 2013.


Interior do Hotel Glória, que está abandonado desde que Eike Batista perdeu fortuna (Crédito: Guilherme Leporace / Agência O Globo)
Interior do Hotel Glória, que está abandonado desde que Eike Batista perdeu fortuna
Crédito: Guilherme Leporace / Agência O Globo
Por Leandro Resende
No lugar por onde passaram presidentes da República e celebridades, há apenas abandono e incertezas. O Hotel Glória, comprado por Eike Batista em 2008 com a promessa de reforma até a Copa do Mundo de 2014, está hoje destruído.
Procurado pela Polícia Federal, acusado de pagar propina durante o governo Sérgio Cabral, o empresário teve um império. E um dos grandes momentos foi a compra do Hotel Glória, construído em 1922, por 80 milhões de reais. Rebatizado de Glória Palace, o local passou a receber dinheiro do BNDES em 2010 para uma reforma que jamais foi concluída.
De acordo com o portal da transparência do banco, Eike Batista recebeu R$ 50 milhões de uma linha de crédito de R$ 200 milhões. O BNDES recebeu o dinheiro de volta e o Hotel Glória foi abandonado de vez em 2013.
O plano ambicioso do empresário, de transformar o hotel em um dos mais importantes do mundo, ruiu junto com a fortuna dele. Primeiro cinco estrelas do Brasil, o Glória, pelo projeto de Eike, teria três restaurantes, dois bares, cinco lojas e 18 salas de reunião. Mesmo com o dinheiro do BNDES, nada disso ficou pronto.
Fachada do Hotel Glória: abandonado desde o início da crise de Eike Batista (Guilherme Leporace / Agência O Globo)
Em 2015, quando foi questionado na CPI do BNDES sobre o financiamento e os empréstimos contraídos pelas empresas de seu grupo, Eike Batista riu e afirmou que era um fenômeno.
'Eu não estou falido, porque estou negociando com os meus credores. Espero poder comunicar que voltei ao mercado, com um patrimônio possível de ser reconstruído, como sempre fiz. O BNDES em relação ao capital de risco que foi investido é uma parcela minoritária, e todos os empréstimos já foram pagos.'
'Realmente, o senhor é um fenômeno', respondeu o deputado  Arnaldo Jordy (PPS-PA), autor da convocação de Eike para CPI.
'Eu sei', respondeu Eike, aos risos.
Eike vendeu o Hotel Glória no ano passado ao Mubudala, fundo de investidores dos Emirados Árabes. O presidente do fundo é Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.
A reportagem CBN acompanhou, do alto de um prédio, o trabalho de um grupo de seis operários responsáveis pela remoção do lixo e pelo transporte de alguns sacos de cimento no hotel.


Segundo representantes da empresa Cushman e Wakefield, corretora de imóveis contratada pelo fundo para fazer a manutenção do hotel, a ordem é limpar e evitar focos do mosquito da dengue. Nos últimos anos, o descaso de Eike foi tão grande com as obras que o local se tornou criadouro do Aedes aegypti.
O porteiro João Batista, que trabalha há 21 anos no prédio ao lado do Hotel Glória, ficou doente em 2013. Agora, ele relata que os problemas de água parada foram resolvidos. Mas ninguém sabe qual será o futuro do hotel.
'Na rua mesmo, o pessoal da obra não fala nada sobre a obra. Ninguém sabe se eles não podem falar alguma coisa. Os moradores sempre vão lá, mas eles não falam nada.'
Do lado de fora do hotel, há muros pichados e apenas um segurança fazendo a patrulha. Do lado de dentro, entulho e nada que se compare ao esplendor do passado. Paredes foram derrubadas, o Teatro Glória foi destruído e a piscina, aterrada.
Da janela, a escritora Alice de Oliveira acompanhou a movimentação de presidentes como José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Lula, em suas visitas ao Hotel Glória. Hoje, aguarda por uma solução para o abandono.
'Eles estão trabalhando mais para tirar o lixo que tinha. O tal de Eike Batista roubou toda a riqueza que tinha aqui. Todos nós conhecemos a história do Hotel Glória. Era muito rico, muito lindo aqui.'
O primeiro prazo dado por Eike Batista para reabertura do hotel foi a Copa do Mundo de 2014. Depois, a promessa foi de que o local seria reaberto nos Jogos Olímpicos de 2016.
A CBN tentou contato por e-mail com o fundo Mubudala, mas não teve resposta sobre prazos e novos planos para o Hotel Glória.

0 comentários:

Postar um comentário