quarta-feira, março 01, 2017

A apuração das escolas de samba do Rio

A Portela é a grande campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro. Depois de 33 anos sem títulos, a escola venceu a apuração, nesta quarta-feira, com o enredo “Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar”, verso de uma canção de Paulinho da Viola, grande nome da escola. 
A agremiação, que desfilou sob a batuta do carnavalesco Paulo Barros, apresentou as histórias e mitos da água doce, com uma comissão de frente representando a piracema, em que componentes se vestiram como peixes nadando em direção à nascente.
A apuração foi disputada a cada ponto com a Mocidade, que ficou em segundo lugar, com um enredo sobre o Marrocos. A escola colocou um “Aladim voador” na comissão de frente, prendendo a atenção das arquibancadas. A apresentação contou com a participação de um ator e de um aeromodelo com um boneco, fazendo um tapete voador, que planou pela Sapucaí. Durante o desfile, uma mulher caiu de um dos carros alegóricos durante o desfile. A passista seguiu caminhando após a estrutura quebrar.

Apuração

A Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti tiveram as piores notas em alegorias e adereços, possivelmente devido aos acidentes envolvendo carros alegóricos das duas escolas. Unidos da Tijuca foi a única escola de samba do Rio punida durante a apuração. A escola perdeu um décimo por estourar o tempo do desfile.
Antes do início da apuração, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada para o Grupo A neste ano. A decisão foi motivada pelos acidentes envolvendo as escolas Paraíso do Tuiuti e Unidos da TijucaCinco vítimas dos acidentes ainda permanecem internadas. Decisão foi alvo de protestos dos representantes das escolas durante a apuração.
Com a decisão. treze escolas vão desfilar no Carnaval 2018 e duas serão rebaixadas para o Grupo A. Um escola do Grupo A deve subir para o Grupo Especial neste ano.

Critério de desempate

A Liesa definiu também na tarde desta quarta-feira a ordem da leitura dos quesitos do Carnaval 2017 das escolas de samba do Rio de Janeiro. Enredo foi  o principal critério de desempate e, como sempre ocorre, o quesito foi o último a ter suas notas apuradas na Praça da Apoteose.
A apuração das notas foi feita na seguinte ordem: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo. Para o critério de desempate é considerada a ordem inversa da divulgação das notas, o que significa que, depois de enredo, os principais quesitos são mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e assim, sucessivamente.
Além da ausência do rebaixamento, a apuração teve outra diferença em relação aos anteriores – em vez de quatro, seis jurados avaliaram cada quesito. Contudo, somente quatro notas foram válidas na apuração. Os reservas atribuíram notas que só seriam divulgadas e computadas na média total caso algum dos titulares tivesse algum problema e não fosse capaz de concluir sua avaliação.
Os jurados concedem as notas, que vão de nove a dez com o fracionamento de décimos, no dia do desfile, em envelopes lacrados e guardados pela Liesa. Estes envelopes só são abertos durante a apuração, na frente de representantes de todas as escolas.

0 comentários:

Postar um comentário