quarta-feira, maio 10, 2017

Depoimento de Lula a Moro:

Nesta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer à sede da Justiça Federal, em Curitiba, para depor ao juiz Sergio Moro. Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter se beneficiado com propinas da construtora OAS desviadas de três contratos da empreiteira com a Petrobras. O dinheiro, cerca de cinco milhões de reais, teria sido destinado à aquisição e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá, praia do litoral de São Paulo, e aos custos de armazenamento do acervo presidencial do petista.

Acompanhe as últimas notícias sobre o depoimento de Lula em Curitiba:


10:49 – Cerca de 250 pessoas, apoi


10:45 – A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também já está em Curitiba para apoiar o ex-presidente Lula em seu depoimento. Na sua conta oficial no Twitter, Dilma disse que a “verdade vai prevalecer”.

10:37 – No perfil do deputado Henrique Fontana (PT-RS) no twitter, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse contar com um “depoimento sereno”, em que o petista “vai liquidar qualquer dúvida”.

10:28 – o ex-presidente Lula chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. As 14h, ele deve comparecer à sede da Justiça Federal para depôr ao juiz Sérgio Moro em uma das cinco ações penais nas quais é réu. A expectativa agora é pela chegada, nos próximos minutos, da ex-presidente Dilma Rousseff, que vai acompanhar Lula.
Lula chega em Curitiba
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em Curitiba para prestar depoimento ao juiz federal Sergio Moro – 10/05/2017 (Paulo Whitaker/Reuters)

09:58 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, rumo a Curitiba. Lula partiu para o Paraná em um jato particular e vai desembarcar no hangar da empresa J. Malucelli, no Aeroporto Afonso Pena.
Lula embarca para Curitiba
Ex-presidente Lula embarca para Curitiba onde deve prestar depoimento ao juiz Sergio Moro (Reprodução/TV Globo)

09:30 – No facebook de VEJA, o repórter Edgar Maciel traz as últimas informações sobre o esquema de segurança e a situação na manhã desta quarta-feira em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve depor ao juiz federal Sérgio Moro, no processo em que é acusado de favorecimento ilícito da empreiteira OAS.

09:12 – A Polícia Militar do Paraná montou pelo menos dois bloqueios em todas as ruas que dão acesso ao prédio da Justiça Federal do Paraná, onde o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará ao juiz federal Sérgio Moro, a partir das 14h.
Só passam pelos bloqueios moradores e aqueles que trabalham na região, desde que cadastrados junto à PM.
A imprensa está concentrada em uma área a cerca de 50 metros do prédio da Justiça Federal, que está isolado por grades provisórias. Cerca de 20 policiais guarnecem a entrada do edifício.
A Secretaria de Segurança Publica do Paraná não informa o contingente de policiais empregados nos bloqueios. Um caminhão de monitoramento da PM e um carro blindado do Batalhão de Choque estão estacionados nos arredores do prédio que receberá Lula hoje.
JusticaFederal
Polícia Militar faz forte esquema de segurança em frente à sede da Justiça Federal, em Curitiba (João Pedroso de Campos/VEJA.com)

08:56 – Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram, em caravanas, para Curitiba, com o objetivo de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu depoimento à Justiça Federal. A expectativa era a de reunir cerca de 50 mil pessoas a favor do petista na cidade. O MST montou seu acampamento ao lado da Rodoferroviária, após um acordo com a Prefeitura de Curitiba
Acampamento-MST
Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Curitiba (Vagner Rosário/VEJA.com)

08:39 – Outro processo relativo a Lula que teve andamentos nesta semana é a ação penal em que ele é acusado de obstruir a Justiça, tendo participado de uma articulação para tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Na tarde desta terça-feira, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu suspender as atividades do Instituto Lula, que, segundo a decisão, pode ter sido “instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais”

08:14 – Nesta quarta-feira, o ex-presidente Lula falará ao juiz Sérgio Moro em uma das cinco ações nas quais é réu. Hoje, Moro deve tratar apenas das questões relativas à empreiteira OAS e os desvios oriundos de três contratos da Petrobras. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o ex-presidente teria recebido benefícios ilícitos de cerca de cinco milhões de reais, dinheiro que teria sido utilizado na compra e reforma de um apartamento tríplex, no Guarujá (SP), e na manutenção do seu acervo presidencial.

07:53 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue tentando adiar o depoimento previsto para esta quarta-feira. Ontem, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) recusou o pedido para que a defesa do petista tenha novo prazo para analisar um conjunto de documentos recebidos da Petrobras. Agora, ele recorre ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deve decidir ainda nesta manhã se o petista falará ou não ao juiz Sergio Moro.


07:36 – Na madrugada desta quarta-feira, rojões atingiram o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao lado da Rodoferroviária de Curitiba. Os fogos atingiram ao menos uma barraca, que ficou em chamas, e feriram um rapaz identificado como Maicon, socorrido e encaminhado a um hospital da região.

0 comentários:

Postar um comentário