quinta-feira, agosto 03, 2017

Padilha minimiza racha e diz que governo vai retomar Previdência

Em entrevista ao Estadão, o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha afirmou que, após a vitória desta quarta (2), o governo Temer deverá se concentrar na retomada da reforma da Previdência. O planalto deve trabalhar para tentar recuperar os cerca de 300 votos que afirmava ter na Câmara antes da delação de Joesley para passar o projeto. “Não há parlamentar da base que não esteja convencido de que a reforma da Previdência é imperiosa. Se não a fizermos, em 2024 toda a receita da União vai para a folha de pagamento dos servidores, além de saúde, educação (despesas obrigatórias por lei) e Previdência”, afirmou. 
O resultado da votação desta quarta-feira (2), porém, reforça a percepção de que a base do governo está rachada e Temer, apesar de vitorioso, está muito enfraquecido. O relatório do deputado Paulo Abi-Achel (PSDB-MG), em favor de que a Câmara enterrasse a acusação contra Temer, obteve 263 votos, 21 ausências e duas abstenções. O número ficou abaixo da expectativa do governo, que era de mais de 300 votos pró-arquivamento, e distante dos 308 votos necessários para aprovar mudanças na Previdência.
O ministro afirmou que a debandada de parte do PSDB é “um problema interno do partido”, e afirmou que os tucanos têm crédito com o governo. Negou, ainda, que tenha havido “toma lá, dá cá” de cargos e emendas para deputados em troca de apoio. “As emendas são impositivas e foram empenhadas tanto para a base do governo como para a oposição. Todos têm direito”, disse. 

0 comentários:

Postar um comentário