terça-feira, maio 11, 2010

ENTREVISTA COM O DR. ALEXANDRE MAIA






Quando começou o seu interesse pela a política?



Dr.: Bem, meu interesse pela a política ele já veio de berço, visto que tive influência do meu pai que foi uma pessoa que inclusive teve atuação nos movimentos de esquerda na Ditadura Militar.



Na última eleição o Senhor foi candidato a prefeito, isso deixou alguma mágoa?



Dr.: Muito pelo o contrário, talvez isso tenha sido uma das maiores experiências da minha vida! Foi a oportunidade de conhecer de maneira mais ampla o meu município, o município onde nasci e me criei e tive um misto de alegria e de lamento, alegria por ter conhecido Crateús nas suas mais diversas maneiras e de lamento, por conhecer um município com um potencial tão rico e infelizmente tão atrasado.



Dr. Alexandre, há um boato na cidade de que o Senhor foi procurado pelo o prefeito  para ser o seu candidato a Deputado Estadual. O Senhor confirma ou não?



Dr.: Dentre as muitas histórias que se falam nas esquinas de Crateús, essa é uma delas, mas eu acredito que essa é uma das mais sem sentido, mais evasiva, visto que isso não ocorreu e essa possibilidade seria muito pouco provável de ser consolidada.



Por falar em prefeito, o que o Senhor está achando da atual administração?



Dr.: Bem, vão tomar conhecimento da minha resposta através do seu blog e vão considerar pra alguns um tanto suspeita, mas esta é a minha posição: Pra mim uma administração que deixa muito a desejar por tudo que foi prometido e por toda aquela expectativa que foi criada.


No último sábado foi feito uma reunião em Tauá, com o Deputado Domingos Filho, líderes do PMDB de Crateús e o prefeito Carlos Felipe. Como o Senhor analisa esta reunião?



Dr.: Pra mim foi a exteriorização da boa relação que já existia nos setores do PMDB com o atual prefeito de Crateús. Uma coisa que para muitos foi um espanto, pois a menos de um ano e meio o prefeito era adversário e que muito se apoiou nos pecados da má administração, segundo palavras dele, o PMDB através do ex-prefeito Zé Almir, e que der repente hoje, estão juntos. Uma coisa que deixa os Crateuenses assustados.


O Senhor realmente é candidato a Deputado Estadual?



Dr.: Bem Nilo, na condição da gente, a maneira como a gente faz política, temos que ter muita convicção numa decisão como essa. Com base na eleição de 2008, onde fizemos uma política limpa, sem comprar votos, e é muitos difícil se fazer política assim, nós precisamos de um pouco mais de estrutura e de ajuda. Se essa estrutura mínima vier, com um pouco mais de apoio vier talvez nos sentiríamos mais confortáveis nessa decisão, nessa empreitada. Mas isso é uma coisa que depende muito da discussão interna do partido e das possibilidades tanto minha como de outros companheiros do nosso partido para disputar e acham importante uma candidatura em Crateús para Deputado Estadual alternativa as que se apresentam por aí.


Como o Senhor analisa a atual Câmara Municipal?



Dr.: Eu acho que a mesma poderia contribuir muito mais, estar exercendo um poder de fiscalização bem maior, aja visto algumas ações individuais de vereadores, mas o que se toma conhecimento é que essas ações não estão sendo correspondidas, sem falar a respeito de requerimento que são solicitados a administração pública para a prestação de informações, as denúncias que já foram levantadas das mazelas que já foram percebidas nessa atual administração de Crateús. Mas, continuo achando que a Câmara poderia estar contribuindo e atuando de maneira bem mais positiva, e com o poder de fiscalização bem maior, pois um dos papéis do Legislativo é fiscalizar e não somente concordar.


O que o Senhor está achando da interferência do Deputado Domingos Filho em Crateús?



Dr.: Eu não acho benéfica, eu acho que Crateús pela a sua história, pela a sua dimensão política não é cidade para estar recebendo influência de outros políticos. Ao contrário, historicamente daqui partiu as influências, daqui partiu as decisões. Mas, se hoje existe toda essa presença do atual presidente da Assembléia o Deputado Domingos Filho, aqui em nossa terra é porque com certeza é fruto de um vazio político que tem em Crateús. Lamentavelmente esse espaço vem sendo ocupado por uma pessoa de fora, visto que os nossos representantes permitiram que isso fosse possível.



O Deputado Neném Coelho politicamente representa o quê para o Senhor, e nossa cidade?



Dr.: Politicamente pra mim, o Deputado Neném Coelho representa uma política ultrapassada, uma maneira que eu acho que já deveria ser desimplantada da política, acho que ele poderia se modernizar com ações muito mais progressistas. E vejo que ele, o representante do Legislativo poderia estar muito mais em contato com a nova maneira de se fazer política, do que a política que ele ainda faz.


Zé Almir



Dr.: Meu colega, advogado, e como político pra mim deixou a desejar nessa última administração. Teve na sua primeira gestão um desempenho bem melhor do que nesta última, e acho que já deu a sua contribuição para Crateús.


Paulo Nazareno



Dr.: O médico de carreira, um médico conhecido e reconhecido por todo o estado do Ceará, muito competente. Mas, que politicamente também falando, ele que vem dessa geração de Zé Almir, acho que Paulo é dos que também já deu a sua parcela de contribuição para Crateús. 


Doutor Nenzé

Coincidência ou não é o terceiro desta geração, Zé Almir, Paulo Nazareno e Nenzé são frutos de uma mesma geração política já na década de 80. Acho que o Doutor Nenzé, como muitos tem seus erros, tem seus acertos. Como médico e como uma pessoa humana, tem seu reconhecimento por todos da sociedade Crateuense. Já politicamente falando, ele perdeu a oportunidade de ser o maior líder político da cidade de Crateús, se tivesse sido uma pessoa na política e na administração de mais pulso, visto que carisma foi um dos que mais percebi em Crateús.



O Deputado Domingos Filho falou que a política de Crateús é uma política de amor e ódio. Amor quando está no poder, e ódio quando sai. O senhor concorda?



Dr.: Em relação a esta afirmação eu concordo com o Deputado Domingos Filho, infelizmente em Crateús muitas vezes os adversários políticos levaram essa animosidade, a inimizade política para as decisões e isso impactou e obstruiu muitos projetos para Crateús. Acho que os nossos políticos, poderiam ter se espelhado nos políticos de Sobral, são políticos que tem suas divisões, mas que sempre se uniram em torno de seus projetos para Sobral. Aqui em Crateús o que sempre vimos é que quando um estava no poder o que estava fora trabalhava contra, , um sempre trabalha contra o outro. Isso, acabou com cerca de 20 ou 30 anos de crescimento em Crateús.




Depois de Zé Almir, Nenzé e Paulo Nazareno, o que está faltando para acontecer uma Revolução Política em Crateús?



Dr.: Primeiramente, coragem e segundo uma boa oxigenação nas idéias políticas em Crateús. Quando eu falo em coragem, eu dei essa demonstração e vou dar uma espécie de chamamento para a minha geração. Minha geração, que já deveria estar ocupando com mais intensidade os espaços políticos. Eu acho que isto é um lamento, mas que a coragem e a oxigenação de muitos que possam despertar ainda, talvez possam trazer novos tempos para Crateús. Até porque a política é feita de alternância, se verificarmos o atual quadro de Crateús, como você bem relatou, Zé Almir, Nenzé e Paulo Nazareno, representaram os últimos 20 anos, o que esta ai ele tenta se desvencilhar, ele é recria   de um deles 3. porque quem lançou ele na política, apesar de ele detestar foi o Paulo Nazareno. Então eu posso dizer que Carlos Felipe é filho desta mesma estrutura, e  espero, que ainda alce em Crateús uma liderança política, fora desta maneira como eu já disse bem ou mal já deu a sua contribuição e esperamos daqui pra frente  aparecer coisas novas.


Em 2012 o Senhor é Candidato?

Dr. Bem Nilo essa sua pergunta ela é feita com mais freqüência ainda, do que a possibilidade de virmos a se candidatar a Deputado Estadual, agora em 2010, a questão do quadro sucessório para 2012, realmente para 2012. tudo está muito imprevisível, este quadro para 2012 vai começar a se definir  após terminar este eleição de 2010, finalizando a eleição de 2010 é que vamos ver como será o quadro para 2012, depois veremos como estará o ambiente, mais se deste já tiver oportunidade se saúde tiver e a coragem que tive em 2008, e contando com uma maior parcela de reflexação do povo crateuenses, pretendo sim colocar  mas uma vez o meu nome a disposição do povo de
Crateús, como uma semente de renovação.




Em entrevista ao repórter Marcelo Chaves,  Dr Zé Almir falou que a reunião em Taua, se falou apenas em obras para Crateús, E que o Deputado prometeu a Cidade Digital?


Dr. Eu acredito que o assunto Cidade Digital foi o que menos se falou, acredito
Que o que levou os políticos de Crateús a rodar 139 Km foi questões políticas, porque estamos a pouco mais de 4 ou 5 meses da eleição e em Crateús existem acordos que
Devem ser celebrados, alguns já estão fazendo exigências desses acordos, e  acredito ate porque para conseguir benefícios para Crateús não precisa ir a Taua, acho que Taua é o
Lugar menos indicado para isso, porque se querem benefícios para Crateús, tem buscar
Em Fortaleza ou Brasília.


Na mesma entrevista o Dr. Zé Almir, falou que o PMDB continua Oposição ?

Dr. O Prefeito pela votação consagradora com a qual chegou a Prefeitura de Crateús ele não precisaria de P nenhum para administrar, infelismente com seus erros  e pecados que começou  na dependência de vários  P de Crateús, e o PMDB, como partido que tem a maior representação na Câmara, a bancada do PMDB são de quatro vereadores e
Que três estão dando apoio a administração, então fica complicado dizer que o PMDB
E oposição.

12 comentários:

  1. GA UMA COISA DESSA. UM ANALFABETO QUYE NAO SBAE ESTRUTURAR UMA ENTREVISTA FAZ UMA LOUCURA DESSA. NILOS NAO TEM CAPACIDADE DE ENTRIVISTAR UM SERVENTE, POIS E ANALFABETO TAL QUAL. OU ENTREVISTA CHULA, ESSA QUE FOI FEITA COM ALEXANDRE MAIS

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim, foi feita a entrevista com dr. Alexandre. Os crateuenses precisam saber o que o mesmo anda pensando sobre estes momentos políticos sobre Crateús.
    Acertou em cheio na sua avaliação sobre Ze Almir, Paulo e Nenzé, pois esta é a opinião da maioria dos crateuenses.
    Muito bom Nilo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista. Percebe-se logo que o Alexandre é uma pessoa com excelentes intenções e muita capacidade para realizá-las. É polido, culto e conhece os meandros da política municipal. Tenho certeza que o povo de Crateús vai abrir os olhos e perceber que tem a oportunidade de construir a mudança através de seu voto e de seu poder de mobilização.

    ResponderExcluir
  4. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE O DR. ALEXANDRE MAIA, SERÁ PREFEITO DE CRATEÚS, ATÉ MESMO, POR QUE NOS ÚLTIMOS TEMPOS FOI A ÚNICA OPÇÃO QUE SURGIU FORA DA TURMA QUE A MUITO TEMPO JÁ MANDA EM CRATEÚS, INCLUSIVA ESTE PREFEITO MENTIROSO, QUE COMO LEMBROU O DR. ALEXANDRE, É CRIA DE PAULO NAZARENO, APESAR DELE ODIAR ESTA LEMBRANÇA, MAS QUE FEZ FELIPE NA POLITICA EM CRATEÚS FOI PAULO COM A FORÇA DO PSDB.
    ENTÃO MUITO BEM LEMBRANDO ESTE DETALHE PELO DR. ALEXANDRE.

    ResponderExcluir
  5. fraquinho fraquinho esse Alexandre.So existe por conta deste fracassado do Felipe.Votar nele é o mesmo erro de terem votado no Felipe,ou seja,contra quem estar mal.Precisamos de alguem experimentado,conheça a maquina publica e de candidatos a vereador para trocar esses troços que estão aí.Fora isso,nada feito.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Dr. Alexandre pela excelente percepção do cenário político regional. Logo se vê que ele é um político que sabe honrar a região dos sertões de Crateús, e, caso se consolide essa aliança Domingos-Carlos Felipe, será a principal trincheira da oposição crateuense. Com certeza se poderá o melhor dele, quando estive investido em qualquer mandato popular.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Alexandre acertou em cheio em relação ao porque da grande interferência na política de crateús, do dep. domingos Filho. Se tivessemos políticos fortes, não estariamos dependendo de políticos de fora.

    Em relação a este Nenem do Novo Oriente, realmente não dá mais pra fazer política ganhando a simpatia do povo pelo pagamento de bebedeiras e entradas em festas.

    E no rumo que vão as coisas em crateús, a tendência mesmo é o dr. Alexandre Maia ser o próximo prefeito do município, só espero que o doutor nunca se alie com os leitões e Marcio Cavalcante, já chega de tanto encosto ruim em Crateús.

    ResponderExcluir
  8. sPASSEI ADMIRAR O DR. ALEXANDRE PELA CORAGEM QUE TEVE NA ÚLTIMA ELEIÇÃO DE TER DESAFIADO UM BANDO DE MENTIROSOS, COMPRADORES DE VOTO E DA CONSCIÊNCIA DOS CRATEUENSES. DEU UMA SURRA EM CARLOS FELIPE E NO ANALFABETO DO NENEM EM TODOS OS DEBATES E MOSTROU QUE ERA REALMENTE A PESSOA PREPARADA PARA DAR A SACUDIDA QUE TANTO CRATEÚS MERECE, MAS 2012 VEM AÍ E PRECISAMOS DE UM CANDIDATO DO PERFIL COMO DO DR. ALEXANDRE, NOVO, PREPARADO E DESVENCILHADO DE TODOS OS GRUPOS QUE JÁ MANDARAM/USURPARAM EM CRATEÚS, DO CONTRÁRIO VAMOS FICAR SEMPRE NOS LAMENTANDO PELO NOSSO ATRASO.
    ACORDEM CRATEUENSES !!!

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, meu colega dos tempos de PIO XII, que bom saber que daqueles tempos da nossa geração saiu alguém com coragem para fazer política, mas a política limpa, não a que vemos por aí, sendo feita por um bocado de malandros interesseiros que só visam em se dar de bem as custas do dinheiro público.
    Vá em frente meu colega, nosso Crateús precisa de sangue novo.

    ResponderExcluir
  10. Começo a achar mesmo que quem tem razão é esta turma do PSOL, pois tanto que trabalhei pro Carlos Felipe chegar na prefeitura pensando que seria tudo diferente. E no é que ta tudo igual como era, e em alguns casos até pior. Felipe mostrou que é igual a aqueles que ele tanta esculhambava e dizia que tinha feito muito mal a Crateus Hoje taí administrando com os mesmos dos tempos passados que ele tando dizia que era ladrão e não prestava. Se o povo quiser renovação parece que vai ser mesmo com o dr. Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Boa sua iniciativa;em outra oportunidade,saiba mais sobre suas ideias acerca de saúde,educação,meio-ambiente,cultura,segurança,enxugamento da maquina pública,etc.
    Pelo menos uma coisa boa esta acontecendo: as pessoas estão discutindo bem antes das eleições,isso é vantajoso na medida em que tira um pouca a "emocionalidade"que a refrega política sempre traz.

    ResponderExcluir
  12. Ééé, e do jeito que a coisa vai, com dr. Felipe aliando-se a Zé Almir e do outro lado Paulo Nazareno aliado ao DEMo, se quisermos mesmo coisa nova a alternativa vai ser o Dr. Alexandre.
    E já ouvi falar que a chapa já está até pronta para 2012:
    Dr. Alexandre Maia pra Prefeito e a professsora Adriana Calaças na Vice.
    Aguardem !!

    ResponderExcluir