segunda-feira, maio 24, 2010

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO OFICIALIZADA HOJE


A meta da Diocese de Crateús é abrir novas frentes de missão evangelizadora, com novos agentes pastorais
Crateús. Criada através de decreto do bispo da Diocese de Crateús, Dom Jacinto de Brito Sobrinho, a Paróquia da Imaculada Conceição terá sua criação oficializada hoje, em clima de festa e devoção. A programação consta de procissão a partir das 18 horas saindo da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, no centro da cidade, com destino à Igreja da Imaculada Conceição, localizada no bairro Cidade Nova. Na ocasião, o bispo de Crateús vai oficializar a nova paróquia.

Contando com uma bela arquitetura, a expectativa é de que a Paróquia da Imaculada Conceição atraia um número maior de fiéis e se transforme em mais um centro de peregrinação no Ceará.

O objetivo é abrir novas frentes de missão evangelizadora nesta região, com a contribuição de novos agentes pastorais. Segundo o bispo, com o desmembramento será possível "promover uma melhor assistência pastoral", visto que atualmente a Paróquia do Senhor do Bonfim possui uma área de atendimento bastante extensa.
Trabalho pastoral

Crateús terá agora duas paróquias: a Paróquia do Senhor do Bonfim, criada em 1832, e agora a Paróquia da Imaculada Conceição. A nova paróquia terá como matriz a Igreja da Imaculada Conceição, com abrangência de 10 bairros e 52 comunidades na zona rural. Será composta pelas igrejas de São Francisco, Santa Terezinha e São Vicente.

O padre Roberto Carlos Felipe, mais conhecido como padre Beto, será o pároco e o padre Adenilson Baltazar será o vigário paroquial, ambos vindos do Sul do País. São da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição. A Paróquia do Senhor do Bonfim, cujo pároco é o padre Davi Silva, ficará com as igrejas de Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita, Santa Luzia e Santo Expedito, além de atender a outras 46 comunidades rurais.

Há uma grande expectativa por parte da Diocese e dos fiéis que a Igreja se torne um santuário, já que é tida como um dos maiores e mais belos templos de religiosidade do Estado do Ceará. A igreja já vem recebendo, inclusive, visitas de católicos da região e de outros Estados, com frequência. Apresenta uma moderna arquitetura e muitos destaques no seu aspecto físico, além de possuir um espaço amplo de oração, com capacidade para 1500 pessoas. Por essas características e por ser a Imaculada Conceição padroeira da Diocese, há uma expectativa de que em um futuro próximo a igreja se torne um Santuário Diocesano.
Paróquia
De acordo com a Igreja Católica, paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente numa determinada Diocese e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco, como o seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano. O Documento de Aparecida, publicado em 2007 durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil, diz que as paróquias se transformam em comunidades evangelizadoras e missionárias, para acolhida dos fiéis.
Silvânia ClaudinoEspecial para o Regional
MAIS INFORMAÇÕES
Diocese de Crateús
Rua Firmino Rosa, 1064
(88) 3691.2207
Crateús-CE

0 comentários:

Postar um comentário