sexta-feira, julho 23, 2010

PORQUE SERÁ!!!


No Ceará, as blitze sumiram

Por Lucinthya Gomes, do O O POVO
O motorista atento já reparou: não se vê mais blitz do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). O órgão não nega nem confirma que as blitze estão suspensas, mas O POVO apurou com servidores do Detran que, desde o fim de junho, não é feita blitz para fiscalizar carros de passeio, o que inclui testes de alcoolemia, transportes alternativos ou uso de capacetes na Capital ou no Interior. Os servidores dizem que apenas a fiscalização da faixa de praia foi mantida.
“É verdade, não tem mais blitz. O agente de trânsito está de braço cruzado, não está exercendo sua função. Tem motorista cometendo infração até mesmo na entrada do Detran. O agente se sente desmoralizado, sem poder multar”, afirma uma servidora, acrescentando que os agentes realizam outros serviços na sede do órgão. Segundo ela, até o mês passado, havia blitz pela manhã e à tarde diariamente. A partir de quinta havia também à noite com bafômetro. Segundo ela, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não tem cedido policiais para acompanhar os agentes.
Outra servidora destaca que durante a Expocrato não houve blitz. “É uma festa que tem muita gente pegando estrada, muita gente bebe. Deveria ter fiscalização”. Para ela, a população já tem reparado. “O Detran estava fazendo um trabalho bem feito, com bafômetro. As pessoas já estavam se conscientizando. Se parar a fiscalização, voltam (a beber e dirigir) tudo de novo. A fiscalização é importante. É uma questão de segurança pública”, defende.
No microblog Twitter, na internet, há o perfil chamado LeiSecaFortal, onde os usuários avisam uns aos outros quando veem blitz em Fortaleza. Nas últimas semanas, houve comentários dizendo: “Faz tempo que não tem blitze na cidade”. Um grupo de taxistas ouvidos por O POVO confirma a informação.
De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, durante as férias, o órgão tem priorizado a fiscalização na faixa de praia, no intuito de coibir o tráfego de veículos em áreas de banhistas. No entanto, o Detran não explicou por que as demais modalidades de fiscalização estão suspensas. Informou que as equipes conduzem o bafômetro, mas nos dois últimos fins de semana, nenhum condutor alcoolizado foi flagradonas praias. “Normalmente, os veículos estão parados de forma irregular, não existindo a figura do condutor para ser submetido ao bafômetro”, diz o órgão. O fato causa estranheza, já que os boletins semanais que o Detran costuma passar para a imprensa registram, em média, 100 flagrantes por fim de semana.
O coronel Túlio Studart, comandante da PRE, nega que exista recomendação para não ceder policiais para a realização de blitze fixas e garante que a fiscalização tem sido realizada por meio de viaturas em todas as CEs.
O POVO não identifica os servidores do Detran por eles temerem represálias. (Colaborou Ítalo Coriolano)
E-Mais
A fiscalização de trânsito pelo Governo do Estado tem sido criticada pelo senador Tasso Jereissati e candidato à governador, Marcos Cals (PSDB). Segundo eles, as pessoas reclamam da forte ação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que tem apreendido veículos com documentação irregular com grande frequência. “Em todas as cidades, cidadãos chegam para me dizer que estão com medo do governo. E eu nunca esperava ouvir isso”, afirmou Tasso.
Servidores ouvidos pelo O POVO afirmam que a fiscalização por blitz está suspensa desde o anúncio da candidatura de Marcos Cals. Para eles, a falta de fiscalização fere os interesses coletivos, já que expõe a população ao risco de acidentes.

0 comentários:

Postar um comentário