quarta-feira, setembro 29, 2010

Estudantes concorrem à premiação nacional


Clique para AmpliarClique para Ampliar
Eles concorreram com fotos coloridas e em preto e branco, retratando motivos acerca do tema Festival

Crateús. Carlos Henrique Viturino Barros, Fábio Cavalcante e João Leno Bezerra Vieira, jovens deste Município ligados à Organização Não Governamental (ONG) Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho (Sabi), foram selecionados para o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba (SC), que aconteceu de 22 a 25 de setembro. Eles concorreram com fotos coloridas e em preto e branco, retratando motivos acerca do tema do Festival.

"O cotidiano do homem do campo e do mar". Foram os únicos cearenses selecionados para o Festival, que escolheu 50 das mais de 180 imagens inscritas, enviadas por participantes de 21 Estados do País. Todas foram avaliadas por uma equipe técnica e expostas no Festival para votação popular. Até ontem, ainda não haviam sido totalizados os votos, para divulgação dos vencedores. A classificação definirá os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão premiação em dinheiro.

As imagens que concorreram no Festival - Mãos que Alimentam, de Fábio Cavalcante, Cultivo Diário, de João Leno e Tênue Tecido Alaranjado e Vaca Capota, de Carlos Henrique - foram feitas na zona rural deste Município, na Chácara Carvalho, de propriedade de amigos de Fábio. "Ao visitar o local, percebi a beleza, a simplicidade e o quanto o homem do campo trabalha de forma prazerosa".

Segundo ele, chamou a atenção também a forma como o sertanejo lida com a seca. "Tentei então mostrar como é o dia a dia do homem do sertão em nosso município e como ele sobrevive com a seca".

Carlos Henrique, que foi selecionado nas duas categorias, ressalta que o homem do campo precisa ser valorizado. "Tudo vem do campo, tudo começa lá, é de lá que retiramos os nossos alimentos", diz.

Comenta que a sua foto Tênue Tecido Alaranjado, selecionada na categoria colorida, fala mais que muitas palavras. "Mostro naquela imagem o quanto o homem do campo leva nos ombros o sustento de todos nós e apesar de ser um grande peso, ele não se queixa". Henrique diz que foi emocionante a convivência de um dia com os agricultores. "Eles trabalham com alegria e com muita riqueza de detalhes". Diz também que mostrou através das fotos que apesar da seca, a produção no sertão não para. "Aqui não temos somente seca, também produzimos mesmo com ela".
Novos festivais

Os três jovens planejam, com o apoio da ONG, participar de mais Festivais de cinema e fotografia pelo País e já estão iniciando algumas produções. O texto "Açucena não é flor que se cheire", do crateuense Lourival Veras, que foi premiada recentemente em edital da Secult, será transformado em curta. As gravações devem iniciar no próximo mês. A falta de apoio à arte e cultura, porém, ainda é um empecilho. "Infelizmente, os apoios são muito poucos por parte das empresas da cidade", queixa-se Fábio Cavalcante.

O Festival é uma mostra competitiva de filmes e produções brasileiras que se referem ao universo rural, à agricultura familiar, à cultura, aos costumes, hábitos e saberes do homem do campo, questões ligadas a terra, aos assuntos fundiários, sociais e ambientais. Busca ser o palco da expressão autêntica do homem do campo, do seu trabalho, de suas realizações, preocupações e perspectivas. O evento também abre espaço para produções realizadas por agricultores familiares e suas associações formais e informais, assim como para filmes experimentais comprometidos com a causa do meio rural.

Fique por dentro 
Família do campo


O Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba é conhecido como o festival da família do campo, por mostrar a realidade das pessoas que residem e atuam na zona rural. O evento já está entre os maiores de Santa Catarina pelo número de produções inscritas, com representantes de 21 Estados. Contou com a presença dos atores "globais", Milton Gonçalves e Nelson Freitas e do cineasta Roberto Carminatti. Almir Sater fez show durante o evento. Oficinas de cinema, fotografia e agricultura também fizeram parte da programação, além da II Feira de Produtos da Agricultura Familiar. 123 produções cinematográficas foram inscritas, nas categorias ficção, documentário, reportagem de TV e amador.
MAIS INFORMAÇÕES 
SABI, Rua do Instituto Santa Inês, 231 - Centro de Crateús
Região dos Inhamuns
http://www.festivaldecinemapiratuba.com
Silvânia Claudino
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário