segunda-feira, setembro 27, 2010

Melhor esquecer


COMENTÁRIO

Melhor esquecer

Droga de campanha, esta.
Fora do controle do seu marqueteiro, Dilma revelou-se incapaz de dissertar sobre qualquer coisa com começo, meio e fim.
A racionalidade excessiva de Serra embotou todo tipo de emoção que ele pudesse transmitir.
Marina arrancou lágrimas de empresários em pequenas auditórios, mas saiu-se mal nos debates de televisão.
Alguém sabe citar de cor as principais promessas feitas pelos candidatos?
Lembro das seis mil creches e das não sei quantas Unidades de Pronto Atendimento de Dilma; do salário mínimo de R$ 600,00 e do reajuste dos aposentados de Serra; e do “governar com os melhores” de Marina. Em suma: promessas pontuais ou genéricas.
Um projeto para o país? Algo ambicioso, mas necessário para quem se preocupa com o futuro?
Os candidatos ficaram devendo. Ou porque não têm projeto. Ou porque acham que projeto não atrai votos. Dilma fala em dar continuidade ao governo Lula. Serra diz que o Brasil pode mais. Marina atesta: é possível crescer respeitando o meio ambiente.
Dilma mimetizou Lula de tal maneira que usou em várias ocasiões expressões que são dele.
Deu com o rosto na porta quem imaginou que o governo de Lula foi de Lula. Não foi. Foi de Lula e de Dilma, a se acreditar na propaganda bem cuidada da candidata. Os dois governaram juntos o país nos últimos sete anos e poucos meses.
Serra mimetizou Serra de tal forma que deu a impressão de estar de volta a 2002 quando era ministro da Saúde. Ou quando era candidato a presidente da República recém-saído do Ministério da Saúde.
Marina não mimetizou ninguém. Apenas pareceu esquecida de que trocou o PT por outro partido. Perderá feio no Acre porque lá ela ainda é PT.
E o confronto de idéias entre os candidatos? Não houve. Dilma fugiu da maioria dos debates. E as regras dos debates impediram o confronto tão desejável.
Votará em Dilma quem gostaria de votar em Lula e não se incomoda em lhe passar um cheque em branco. Em Serra, quem não vota em Lula e no PT de jeito nenhum. E em Marina, os sonhadores.
Na ausência de idéias e de debates, as pesquisas de intenção de voto pautaram o comportamento dos candidatos, ocuparam generoso espaço na mídia e serviram para animar discussões exacerbadas na internet. Os responsáveis pelos institutos de pesquisas ganharam uma importância que não tiveram em eleições anteriores.
Montenegro, do Ibope, previu a eleição de Serra com mais de um ano de antecedência. Foi obrigado mais recentemente a pedir desculpas pelo seu erro.
O sempre discreto Marcos Coimbra, do Vox Populi, escreveu artigos semanais para jornais, revistas e blogs explicando por que Dilma deverá se eleger no primeiro turno.
É, de fato, o que por ora está escrito nas estrelas – a eleição de Dilma no próximo domingo.
José Roberto Toledo, analista de pesquisas do jornal O Estado de S. Paulo, observa que o contingente de eleitores indecisos está perto de se esgotar como fator de crescimento dos candidatos Serra e Marina.
Para que haja segundo turno, a estarem certas as pesquisas, é preciso que Serra e Marina tomem eleitores de Dilma. Não será uma tarefa fácil, adverte Toledo.
Dilma tem algo como 10 milhões de votos a mais do que Serra e Marina somados. Do último sábado até o dia da eleição, Serra e Marina teriam de subtrair de Dilma 625 mil votos por dia.
Só um fato devastador para a reputação de Lula poderia provocar uma migração de votos tão grande e tão rápida. Mesmo assim, o PT receia a convergência de causas mais prosaicas – entre elas, uma abstenção elevada no Norte e Nordeste e a regra que só permite o voto dos que exibam o título de eleitor e outro documento de identificação.
É compreensível a aflição do PT.
Faltam apenas seis dias para que Lula consiga por meio de Dilma o que não foi possível em 2002 e 2006 – a eleição no primeiro turno.
Em seis dias tudo pode acontecer – inclusive nada. O mais provável é que nada aconteça.

1 comentários:

  1. VOTO NA MARINA E NO DR. PIERRE! VOTO CONSCIENTE!
    DR. PIERRE GANHANDO AI VOCÊS VÃO VER O QUE É UM POLÍTICO TRABALHAR POR SUA TERRA! E A VANTAGEM DO DR. PIERRE É QUE ALÉM DELE TRABALHAR NA ASSEMBLÉIA, VAI COM CERTEZA TIRAR UM OU DOIS DIAS, PARA EXERCER SUA LINDA PROFISSÃO!NÓS CRATEUENSES VAMOS CONTINUAR USUFRUINDO DE SEUS CONHECIMENTOS MÉDICOS E ACIMA DE TUDO VAMOS TER ACESSO A ELE SEMANALMENTE! OS OUTROS COM CERTEZA VÃO SUMIR!
    O CEARÁ PRECISA DE GENTE DE BEM, POR ISSO O POVO CEARENSE VOTA 65100!
    HOMEM SIMPLES E TRABALHADOR, TODO CIDADÃO, JÁ RECONHECE SEU VALOR!
    ETA CABOCO BOM, CABRA GENIAL, VOTE EM DR. PIERRE DEPUTADO ESTADUAL,.
    ETA CABOCO BOM VENHA CONHECER, AGORA NA POLÍTICA UM CANDIDATO PRA VALER!
    VOTE CONSCIENTE!

    ResponderExcluir