quinta-feira, setembro 23, 2010

A viagem dos Gomes


Se fosse uma empresa, a campanha eleitoral no Ceará seria uma prolífica produtora de vídeos. A estrela neles é o governador Cid Gomes, candidato favorito à reeleição. Além do vídeo do post abaixo, em que o empresário Raimundo Morais Filho entrega um suposto esquema de desvio de verbas públicas relacionado ao governador Cid Gomes, nesta quinta-feira surgiu outro filme. O novo vídeo, postado no site Youtube e exibido abaixo como está lá,  mostra uma viagem de férias do governador Cid Gomes aos Estados Unidos. 
Nas cenas, aparentemente, Cid aparece em uma limusine com a família, o irmão, deputado Ciro Gomes, e o empresário Oman Carneiro. Amigo da família de Gomes de longa data, Carneiro foi secretário particular de Ciro quando ele foi governador do Ceará. Cid, Ciro, Oman e a família aparecem com presentes dentro da limusine e comentam valores. Em outras cenas, os Gomes aparecem dentro de um jatinho particular, na viagem de volta ao Brasil.  Durante seu mandato, o governador Cid Gomes ficou conhecido por suas viagens, com a família, em jatinhos particulares.

Operador entrega esquema no Ceará

ÉPOCA teve acesso a uma gravação em que Morais discute com advogados a melhor estratégia para revelar as irregularidades. De acordo com os investigadores, concorrências públicas realizadas por prefeituras eram direcionadas para empresas de Morais. Ele se apropriava de 4% do valor dos contratos e entregava outra parte a políticos ligados a Cid Gomes. No vídeo, Morais confirma tudo isso. Morais é detalhista. Em determinado momento, ele pede para interromper a gravação porque está preocupado em ser exato nas datas que cita e quer “fazer direito”.
O advogado Paulo Goyaz é uma das pessoas que participou da reunião, realizada no primeiro semestre deste ano. De acordo com Goyaz, Raimundo Morais decidiu registrar a gravação porque temia sofrer retaliações. Morais planejava tornar-se um réu colaborador da Polícia Federal. Mas foi descartado, por enquanto. A polícia apreendeu HDs dos computadores das empresas de Morais e prefere analisar os dados antes de fazer um acordo de delação premiada com ele. Cid e Ciro Gomes negam envolvimento com as irregularidades apontadas por Morais.

0 comentários:

Postar um comentário