sexta-feira, outubro 22, 2010

Ação de cidadania em Crateús

Clique para Ampliar
Na escola Carlota Colares, localizada no Municio de Crateús, o Projeto Um dia com o Ronda apresenta teatro de fantoches para os alunos. A animação é geral 
FOTOS: SILVANIA CLAUDINO



O Ronda do Quarteirão, de Crateús, visitas escolas no Município, levando ações de cidadania

Crateús. O Núcleo Comunitário do Programa Ronda do Quarteirão neste Município, em parceria com a Secretaria de Educação de Crateús, desenvolve o Projeto "Um dia com o Ronda". Crateús é a primeira cidade do Ceará a trabalhar este projeto, que é desenvolvido em 11 escolas do Município, incluindo sede e zona rural. O objetivo da equipe do Ronda é desenvolver a cidadania entre as crianças e os adolescentes.

"Utilizamos atividades lúdicas, brincadeiras, conversas e assim iremos construindo noções de responsabilidade e coletividade", ressalta o tenente Vicente de Paula, policial do Ronda na cidade e supervisor do projeto. A ação visa também aproximar a Polícia do cidadão. A ideia partiu do soldado Marcos Roberto Chaves, que apresentou ao coordenador do Ronda do Quarteirão em Crateús, major Cláudio Mendonça. Sensível à importância do projeto, o coordenador buscou a parceria com a Secretaria de Educação do Município e em maio deste ano a ideia virou realidade.

O Ronda acontece nas escolas aos sábados, assistindo 30 alunos em cada lugar, totalizando assim 330 crianças e adolescentes atendidos, além de realizar mensalmente uma palestra com os pais. Neste dia muitas atividades são realizadas sempre de forma lúdica, que é a essência do projeto. Teatros de fantoche, oficinas de pintura e desenho, cinemas e competições esportivas animam a garotada. Lindaléia Evangelista, que coordena o projeto juntamente com mais duas técnicas da Secretaria de Educação do Município, acredita que "a consciência da disciplina, da responsabilidade e do amor ao próximo é mais fácil de ser atingida nos alunos por meio lúdico". E acrescenta: "brincando se aprende mais".

A diretora da Escola Amadeu Catunda, na sede, Marinalva Gonçalves, afirma que pelo projeto as crianças assimilam mais a disciplina, tanto na escola quanto na vida. "É importante para a aprendizagem e para a vida". Na escola que dirige, participam das atividades do projeto os adolescentes, já que esta é uma fase de mudanças e precisam de assistência por parte da família e também da escola. Acredita, inclusive, que o projeto será benéfico no que diz respeito à prevenção contra o uso de drogas nesta fase da vida.

Na zona rural, três escolas receberão a equipe do Ronda para a realização do projeto. A diretora da Escola de Cidadania de Curral Velho, Rosângela Alves, acredita que o projeto servirá de auxílio para os professores e direção da escola. "É um apoio a mais na educação dos nossos alunos". Para a secretária de Educação, Aurineide Aguiar, a educação tem que desenvolver nos alunos noções de amor ao próximo. "Educar para a vida e para viver bem", declara.

O aluno do 4º ano da Escola Amadeu Catunda, Francisco Daniel Alves, 11 anos, mostra satisfação com os novos conhecimentos. "Tenho aprendido muitas coisas boas, com este jeito diferente de ensinar". Para Gabriela Dorneles, 7 anos, aluna da Escola de Ibiapaba, na zona rural, a experiência com o projeto é valiosa. "Estou aprendendo a ser mais educada, respeitar as pessoas e a escola".

Quatro policiais da equipe do Ronda são responsáveis pelo projeto. Segundo o supervisor Vicente de Paula foram escolhidos considerando os diversos aspectos, bem como a formação em Pedagogia e a experiência em sala de aula. Devido ao sucesso, a equipe já está atuando também em escolas privadas da cidade e instituições religiosas. Também tem chamado à atenção de municípios vizinhos. "O projeto já está sendo buscado por outros municípios, que logo deverão capacitar os policiais, tal como fizemos, para atuarem como nós", diz.

0 comentários:

Postar um comentário