quinta-feira, novembro 25, 2010

250 PMs são transferidos para o Interior. Só?


“Explosão de banco, viatura metralhada, policiais rendidos. Os casos recentes de violência no Interior levaram o Comando Geral da PM no Ceará a reforçar o policiamento nos municípios. Segundo o subcomandante da PM, coronel Hélio Severiano Cavalcante, foram transferidos 250 policias (soldados e cabos) para os batalhões do Interior. A ideia é que a maioria fique nos destacamentos, onde há menos policiais. Atualmente, o efetivo no Interior é de 5.158 praças, incluindo os do Ronda do Quarteirão.
Os PMs convocados tiveram até a última segunda-feira, 22, para se apresentar em seus novos locais de trabalho. A maioria da turma é de soldados recém-formados, que tomaram posse em setembro deste ano. Antes de serem chamados para o Interior, os PMs estavam fazendo policiamento a pé na Capital. “Eles estavam provisoriamente no Ronda do Quarteirão, aguardando serem lotados”, informa o subcomandante da PM.
Por uma questão estratégica, o comando da PM não informa os municípios contemplados nem a quantidade de policiais transferidos para cada local. Mas, conforme O POVO apurou, a maioria vai trabalhar no 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que tem sede em Canindé. A reportagem teve acesso a listas com os nomes de 226 soldados convocados para o Interior. Desse total, 85 foram lotados no 4° BPM; 44 no 2º BPM (Juazeiro do Norte); 39 no 3º BPM (Sobral); 34 no 7º BPM (Crateús) e 24 no 1º BPM (Russas).
Cada batalhão cobre vários municípios. É o comandante da unidade quem distribui o efetivo pelas cidades. Segundo o coronel Severiano, o reforço é para as áreas consideradas mais críticas, seja pela quantidade de PMs ou pela violência. O POVO apurou que Acaraú, Apuiarés, Boa Viagem, General Sampaio, Itatira, Madalena, Mombaça, Redenção e Santa Quitéria estão entre as cidades contempladas. “A gente priorizou o Sertão Central e a Região dos Inhamuns, que têm sido alvos das quadrilhas”, informa.
Mil soldados
Apesar do reforço, o déficit de policiais no Interior vai continuar grande. O próprio subcomandante da PM reconhece que precisaria de pelo menos mil soldados. “Tentamos mandar mais policiais pros destacamentos, mas tínhamos que criar novas áreas do Ronda e usamos a maioria dos soldados (recém-formados) para isso”, comenta.
Em matéria publicada no dia 9 de setembro, O POVO mostrou que a maioria dos 1.591 policiais empossados naquele dia foi lotada no Ronda do Quarteirão, estendendo a atuação do programa para 42 cidades no Interior e Região Metropolitana. Atualmente, o policiamento comunitário só é empregado em cidades com mais de 50 mil habitantes. Nos municípios menores, há apenas o policiamento ostensivo.
ENTENDA A NOTÍCIA
É fácil para as quadrilhas de assaltantes agir no Interior. O policiamento insuficiente e a migração de crimes tornam os municípios vulneráveis. Só em 2010, dos 31 assaltos a bancos no Ceará, 24 foram registrados no Interior.
(O POVO)

0 comentários:

Postar um comentário