terça-feira, janeiro 25, 2011

OAB propõe fim do quociente eleitoral para evitar caso "Tiririca"

Por: Márcio Dornelles
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, teve uma reunião nesta segunda-feira (24) com o vice-presidente Michel Temer e discutiu vários pontos da proposta de reforma política que é desenvolvida pela entidade. A intenção é barrar a eleição de candidatos que obtiveram poucos votos, mas foram beneficiados pelo quociente eleitoral.
Para Cavalcante, o atual modelo desrespeita o princípio constitucional de que "todo o poder vem do povo", já que não são os mais votados que são diplomados. Francisco Everardo da Silva, o Tiririca, é um exemplo. O humorista foi eleito com 1,3 milhão de votos e, embalado pelo quociente eleitoral, beneficiou três companheiros de chapa.
A OAB chama a solução de "injusta" e defende a implantação de um sistema de voto distrital ou de voto distrital misto. Os Estados seriam divididos em distritos por número de eleitores e a eleição seria majoritária, a exemplo do que acontece com prefeitos e governadores. Apesar da conversa com Michel Temer, Ophir disse que o vice-presidente "não adiantou nada em relação à posição do governo".
O outro ponto abordado foi o financiamento de campanhas. A entidade quer o financiamento público, com o dinheiro do governo para gastos com propagandas. As contribuições privadas seriam autorizadas apenas para pessoas físicas e com valores referentes à renda de cada cidadão.

2 comentários:

  1. CUIDADO COM A CGU CAMBADA DE FELIPENSES A BATATA DE VOCES TÁ ASSANDO,CADA OS MEDICOS DO PSF?
    CADE O HOSPITAL DO CANCER? FORA ERISLEDA,DIEGO E SILVIA.

    ResponderExcluir
  2. PUBLICADO NO BLOG DO MONTEZUMA SALES.

    pedro(do beco da cachaça) disse...
    A ESPECIAL ATENÇÃO do sr. Prefeito e Vice, Calos Felipe e Mauro Soares.
    Com urgencia voces aviem as suas renuncias aos cargos que ocupam, este relatorio da CGU mostra que toda administação do Sr. Carlos Felipe está composta de maracutaias, não tem nada correto...se o Sr.Paulo Nazareno tem hoje 100 precesso, como dizem, o Sr. Carlos Felipe vai pegar mais de 500.
    Voces tomem tento, a Dona Dilma, no dia 17 preterito, já mandou o Gov. Cabral criar vergonha e mandou, não sugeriu, o ALIADO GOV. DO RIO DE JANEIRO, RENUCIAR AO CARGO. A PARADA AGORA É FEDERAL COMO DIZIA A MARIA COTINHA.

    So tem uma saida...o atestado de loucura...por dinheiro publico!

    25 de janeiro de 2011 19:00

    ResponderExcluir