terça-feira, fevereiro 08, 2011

Agricultores recebem equipamentos

Crateús. A Secretaria Municipal de Agricultura deste Município, em parceria com o Projeto Mata Branca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), desenvolve, pelo segundo ano consecutivo, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. 
Cerca de R$ 87 mil serão investidos no Programa neste ano e pequenos agricultores das localidades de Tapuio, Santo André, jardim, Palmares II, Filomena, Estação e Boa Vista receberam, no início deste mês, 15 kits de irrigação e equipamentos para o início dos trabalhos no campo.
O Programa irá recuperar 38 hectares de solos degradados no Município, utilizando técnicas de manejo conservacionistas, aumentando a produtividade agrícola e a permanência do homem no campo, segundo a Secretaria. 
Uma das conquistas já alcançada pelo Programa é a redução do desmatamento e queimadas no Município, por meio da capacitação dos agricultores em práticas de conservação do solo. Em 2010, apesar da escassez de chuvas, o Programa teve êxito em Crateús, beneficiando 31 agricultores.
FortalecimentoUtilizando o método de aplicação de adubação orgânica (esterco animal), o Programa tem como objetivo o fortalecimento dos processos produtivos locais, promovendo a recuperação, conservação, enriquecimento do solo com o uso de tecnologias alternativas que facilitem a convivência com a Caatinga.
"Com o Programa é possível obter uma elevação de renda dos agricultores, devido a aumento da produtividade, além da restauração da capacidade produtiva dos solos, contribuindo assim, para uma melhoria da qualidade de vida das famílias rurais", destaca o gerente de Núcleo do Meio Ambiente de Crateús, Wanderley Marques.
A metodologia utilizada é similar à do Programa Aduba Sertão, iniciado no vizinho Município de Independência e que, devido aos bons resultados, conquistou ano passado o título de "Instituição Ecoeficiente do Semiárido Brasileiro", durante a realização da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid + 18), em Fortaleza.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário