sábado, março 26, 2011

Meirelles pediu lobby dos EUA para independência do BC

Próximo das eleições de 2006, o então presidente do Banco Central Henrique Meirelles pediu aos EUA que atuassem junto ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que fosse dada ao BC mais independência, de acordo com documentos secretos do Departamento de Estado norte-americano.
Em conversa com diplomatas norte-americanos em 9 de agosto de 2006, Meirelles prometeu pressionar nos bastidores por mudanças regulatórias que criassem um ambiente de investimento melhor para empresários norte-americanos no Brasil.
O documento, obtido pelo WikiLeaks, pode se tornar embaraçoso para Meirelles, que se prepara para assumir um novo e importante papel no governo brasileiro. Também pode colocar novamente no foco a suscetibilidade do BC à interferência política.
"Meirelles pediu que [o governo dos EUA] usasse discretamente sua relação [com o Brasil] para discutir a importância de levar ao Congresso uma legislação garantindo ao Banco Central essa autonomia", escreveram os funcionários da embaixada norte-americana no documento, que detalhou o encontro inicial entre o embaixador Clifford Sobel e Meirelles.
Ele argumentou que o secretário de Tesouro Henry Paulson em particular seria capaz de tratar desse assunto com o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Meirelles nunca solicitou formalmente independência para o Banco Central, mas Lula deu ao então chefe do BC um mandato relativamente livre para definir a política monetária durante os oito anos em que ficou no posto. O comando de Meirelles terminou no final do ano passado, antes de Alexandre Tombini assumir o posto no governo de Dilma Rousseff.

Fonte:B.Noblat

1 comentários:

  1. AÇÃO DESUMANA DO PREFEITO.26 de março de 2011 às 11:51

    O CEARÁ LIDERA O RANKING DE MORTES POR DENGUE E CRATEÚS OCUPA O 3º LUGAR EM CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS NO CEARÁ.

    O Ministério da Saúde divulgou, que até o dia 26 de feveireiro, o Estado do Ceará, estava liderando o RANKING de MORTES por DENGUE no Brasil com 12 óbitos.

    A Secretaria Estadual de Saúde, divulgou no dia 25 de março de 2011, em seu Boletim Oficial sobre a DENGUE no Estado do Ceará, que já foram CONFIRMADOS este ano 6.870 CASOS DE DENGUE em 149 municípios, com 19 ÓBITOS.

    No Boletim da SESA divulgado ontem, AGRAVA-SE o avanço da DENGUE em Crateús, considerando apenas os casos de dengue confirmados em janeiro de 2011, no Estado do Ceará, CRATEÚS ocupa a 3ª COLOCAÇÃO em casos de DENGUE CONFIRMADOS entre os 184 municípios cearenses.
    CONFIRA A REALAÇÃO DOS CINCO MUNICÍPIOS DO CEARÁ, COM MAIS CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS, CONSIDERANDO APENAS O MÊS DE JANEIRO DE 2011.FONTE: SESA-CE.

    *1°LUGAR: FORTALEZA com 1053 casos.
    *2°LUGAR: ITAPIPOCA com 357 casos.

    *3°LUGAR: CRATEÚS COM 162 CASOS.

    *4°LUGAR: ICÓ com 112 casos.
    *5°LUGAR: MONSENHOR TABOSA com 65 casos.

    CRATEÚS continua na LISTA dos 45 municípios do Ceará, com RISCO MUITO ALTO de DENGUE.FONTE: SESA-CE.

    SINAIS DE ALARME

    - Dor abdominal intensa e contínua
    - Vômitos persistentes
    - Hipotensão postural e ou lipotimia
    - Sonolência e ou irritabilidade
    - Hematêmese (vômitos com sangue)
    - Fezes escuras (melena)
    - Diminuição da diurese
    - Hipotermia (diminuição repentina da temperatura corpórea)
    - Desconforto respiratório
    - Tontura ao levantar repentinamente
    - Prova do Laço positiva
    - Queda repentina das plaquetas.
    PROCURE se consulatar IMEDIATAMENTE com um MÉDICO, a DENGUE pode MATAR.

    ResponderExcluir