quarta-feira, abril 20, 2011

PMs flagrados ao exigir propina

FOTO: MIGUEL PORTELA
Comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, determinou a instauração de um Conselho Disciplinar para expulsar os policiais acusados do crime. Ambos já estão no presídio
FOTO: MIGUEL PORTELA

Traficante de drogas estava sendo extorquido pelos dois militares, que acabaram presos por agentes da Inteligência
Dois policiais militares foram presos, na madrugada de ontem, acusados de crime de extorsão. Os dois vinham sendo investigados sigilosamente pela Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo as autoridades, o sargento Ernaldo Ferreira Bié (sargento Bié), destacado na Segunda Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG); e o soldado Davi Élisson Ataliba Mariano (soldado Ataliba), classificado no 7º BPM (Crateús), foram presos em flagrante delito quando tentavam receber uma propina de aproximadamente R$ 10 mil de um homem suspeito de envolvimento no tráfico de drogas no bairro Mondubim, na Zona Sul de Fortaleza.

A vítima da tentativa de extorsão (identidade preservada) já havia entregue aos policiais militares uma motocicleta. Mesmo assim, os PMs insistiam em receber o dinheiro em espécie. Uma denúncia chegou ao conhecimento da Coin e, imediatamente, o fato passou a ser apurado. Na noite de segunda-feira última, foi marcado um encontro para a entrega do dinheiro exigido pelos militares. Neste momento, eles foram detidos pelos agentes da ´Inteligência´.

Os dois militares foram encaminhados ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Investigado
Além dos dois PMs presos, a Polícia investiga a participação de um ex-policial militar, identificado como ex-soldado Villa Real, na trama para o pagamento da propina.

Em entrevista, por telefone, na manhã de ontem, o comandante-geral da PM, coronel PM Werisleik Ponte Matias, confirmou a prisão dos dois militares e explicou que os dois servidores já vinham sendo investigados. "Para nós, que zelamos pela corporação, e para os bons policiais da instituição, isto representou uma vitória", disse Matias. Ele adiantou ainda que já está sendo providenciada a instauração de um Conselho de Disciplina para a expulsão dos dois PMs envolvidos no caso.

Ainda na manhã de ontem, os PMs acusados foram transferidos da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil (Centro), onde funciona o DIP, para o Presídio Militar, no Quartel do Comando do Policiamento da Capital (CPC), na Praça José Bonifácio. Ali, eles ficarão à disposição da Justiça e do Comando-Geral.

No começo do mês, três policiais militares, que integravam o Batalhão de Policiamento Comunitário (BpCom) foram expulsos da Corporação após serem submetidos a um Conselho de Disciplina. Os três faziam parte do programa de policiamento Ronda do Quarteirão e, no ano passado, foram flagrados dormindo na viatura, no bairro Antônio Bezerra.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário