quinta-feira, junho 23, 2011

Cid quer cargos para o Estado

Clique para Ampliar

Governador vai a Brasília para discutir com a ministra Ideli Salvatti a distribuição de funções federais para cearenses
Brasília. "Peixe, camarão e cargos". Foi assim que o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) definiu o cardápio do encontro da bancada cearense no Congresso com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), ontem em um restaurante em Brasília.

A reunião foi uma preparação para o encontro que o governador manteve no fim da tarde com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC). Cid confirmou que a indicação para os cargos em aberto foi o principal item em discussão e que a lista apresentada em fevereiro para o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci (PT-SP), não sofreu alterações.

Apesar de afirmar que o encontro com a ministra Ideli servia apenas para reforçar seu papel como interlocutor da bancada cearense com o governo federal, Cid não pode negar que o principal item de sua discussão com a nova articuladora política de Dilma Roussef era a lista de cargos. "Eu procurei para facilitar o trabalho da bancada, em vez de ficar cada deputado, isoladamente, procurando encaminhar o seu pleito, eu procurei encaminhar um pleito coletivo da bancada inteira do Ceará. Isto parecia uma coisa impossível, à luz da história. Esta coisa (indicação de cargos) nunca foi feita desta forma, mas nós conseguimos graças à competência e ao desprendimento dos nossos representantes na Câmara", afirmou Cid Gomes.

Os cargos em disputa são nos Correios, DNOCS, Docas, Ibama, entre outros, de acordo com o único representante da oposição presente no encontro, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB).

Segundo o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) a questão mais polêmica se refere ao DNOCS. A informação foi confirmada pelo governador Cid Gomes. Além das disputas internas na bancada, o PMDB do Rio Grande do Norte quer fazer a indicação do diretor-geral do Departamento. Segundo Cid, este pleito potiguar é legítimo, "mas a bancada do Ceará está pleiteando que o cargo fique com um cearense".

O encontro serviu para que fosse contornado o constrangimento criado pelo PT cearense com a indicação do nome do comando do Incra no Estado. A indicação original coube ao deputado Eudes Xavier (PT-CE), mas quem acabou nomeado foi a pessoa indicada pelo deputado José Guimarães (PT-CE).

ANE FURTADOSUCURSAL
Fonte:DN

0 comentários:

Postar um comentário