segunda-feira, setembro 05, 2011

Grupo de governadores defende nova fonte para financiar saúde

Cid Gomes, governador do Ceará (Jarbas Oliveira-1.jan.2011/Folhapress)

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Governadores lançam nesta semana uma nota em que pedem "maior aporte de recursos" para a saúde e apoiam o pleito da presidente Dilma Rousseff para que o Congresso aponte novas fontes de recursos para a área.
Na prática, eles decidiram encampar o discurso do governo sobre a necessidade de um novo imposto, nos moldes da extinta CPMF, ou aumentar a taxação de produtos como cigarros e bebidas para custear a saúde.
Será sobre os cofres estatuais o maior golpe caso a emenda constitucional 29, que aumenta as verbas para a saúde, seja regulamentada conforme o texto atual, sem nova fonte de verbas.
A carta, à qual a Folha teve acesso, tinha até ontem 12 assinaturas --os governadores do Nordeste e os do PT. Outros sete já haviam se comprometido a assiná-la.
Na última semana, com a pressão crescente no Congresso para votar a regulamentação da emenda 29, o Planalto cobrou dos Estados uma posição. Segundo um ministro, os governadores estavam de "braços cruzados" nessa discussão.
Para mostrar a boa fase dos Estados com o Planalto, a resposta veio na sexta-feira, um dia depois de a presidente defender, em Minas, uma nova fonte de financiamento para a saúde.
Os governadores começaram a se movimentar para lançar uma nota em apoio. Tomaram a frente Cid Gomes (Ceará) e Ricardo Coutinho (Paraíba), ambos do PSB.
O Planalto queria que a articulação partisse de governadores que não fossem do PT. Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o tema da saúde "não pode ser uma questão partidária".
HERANÇA BENDITA
Segundo Cid Gomes, já há assinaturas de governadores da oposição. "O problema do financiamento da saúde não é só do governo federal, é de todos os Estados", disse ele.
Em uma sinalização para os governadores de oposição, a nota enfatiza "os avanços obtidos pelo SUS ao longo das últimas duas décadas" --o que engloba governos anteriores ao do PT.
O texto fala da convicção de que os problemas da saúde não se resolvem apenas com gestão dos recursos existentes e cita o "baixo investimento per capita" --ponto ressaltado por Dilma na sexta à noite, em discurso no Congresso do PT.
Até o dia 28, data em que foi marcada a votação da emenda 29 na Câmara, os governadores irão se reunir com o presidente da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
Como dão como certa a aprovação, na Câmara, da regulamentação da emenda 29, preparam para, em conjunto com o Planalto, trabalhar para modificar o texto no Senado, de forma que se inclua a fonte de recursos.

5 comentários:

  1. Caro Nilo, não adianta nada o governo colocar mais recurso na saúde se não for gerido com honestidade e planejamento. Veja o exemplo de Crateús, o secretário de saúde do estado anterior , o hoje deputado João Ananias derramou rios de dinheiro em Crateús. Hoje Crateús privatizou o hospital de referência e não repassa os recursos, tá devendo a fundação um milhão e meio de reais. aumento para o profissionais é da seguinte forma: dá 18% e tira 20 %, é bom1 Dessa maneira não adianta mais dinheiro, o que vale é realizar um governo com lisura e planejamento.

    ResponderExcluir
  2. "Segundo Cid Gomes, já há assinaturas de governadores da oposição. "O problema do financiamento da saúde não é só do governo federal, é de todos os Estados", disse ele.
    Em uma sinalização para os governadores de oposição, a nota enfatiza "os avanços obtidos pelo SUS ao longo das últimas duas décadas" --o que engloba governos anteriores ao do PT".
    Agora que querem meter novamente a mão no bolso do contribuinte, os governistas lembram que existiu administrações anteriores as do PT. Muita cara de pau. Norberto Bonfim.

    ResponderExcluir
  3. NILOS por favor ponha esta minha informacao no seu blog.
    DR. PAULO NAZARENO como sempre curto e grosso e mais do que isso, real. Disse para um dos seus asseclas que foi se queixar pra ele sobre sua candidatura. Disse Nazarneo " nao serei candidato a nada, porr varios motivos: Votei no Dep. que nao trouxe nada pra Crateus, digferente do prefeito que votou no CUECAO que traz tudo pra cá, esse Domingos Filhos PAI e FIlho ainda tiram o que tem aqui para terra dele. Como posso contar com uma figura dessa? ZE ALMIR E NENZE querem me botar numa BOMBA, ambos nao tem mais vot de eleger um Vereador. de que adianta contar com apoio de ambos. Ao contrario te-los no meuu palanguem é motivo de piada pois eles sao mal visto principalmente o ZE que qualquer um pode chamar de ladaro e mentiroso e o Nenze coitado esse se acabou e como o Ze maria pedreiro, nao vale mais nada politicamente; E a mim tenho PROCEsso que nao acaba mais. O Dr. Junior bonfim como sempre Promete TUDO e nao RESOLVE NAda. Continuao Mesmo Junior Bonfim, tudo que começa nao termina é so metindo. Estou co nojo disso. quem for meu amigo nem toque mais nesse assunto. Gostei dr, paulo uma verdade pura todos esses que voce citou o senhor so disse a verdade

    ResponderExcluir
  4. A figura do anônimo me é pessoamente repulsiva. Foi aqui colocado comentários segundo este sujeito, por mim feitos. Afora a indisposição com essa politicagem rasteira; as outras afirmações a mim atribuidas são inverídicas e irresponsáveis. Ze Almir e Nenzé, são dentre outros, vitimas como eu,de indivíduos profissionais da política,que nada têm a fazer no seu dia-a-dia, a não ser plantar nos blogs factóides do seu interesse,fazem da política seu meio de vida.Podem dizer o que quiserem de nos,menos que vivemos disso.Fomos afortunados de termos nascidos em melhores condições que a maioria e somos,modestia à parte,junto com outros os melhores em nossa profissão,tendo quem sabe,servido a um pústula desses.Lamentavelmente, o arcabouço jurídico vigente cobra do idiota do Prefeito, as atecnias ou até mesmo os desvios cometidos por outrem,isso um dia, com o desenvolvimento da tecnologia e outras ferramentas sera colocado em pratos limpos.Domingos Filho, ao contrário do tratamento dado a êle por algumas lideranças, é sub aproveitado no seu potencial;poderia ajudar muito mais, no entanto, é hostilizado ao inves de cobrado com projetos fundamentados por quem os deveria apresenta-los.
    Ainda me sinto na obrigação de dar uma opinião,de procurar vez por outra apoiar uma candidatura somente em respeito aos humildes e pessoas de bem da nossa cidade (que são maioria)por a eles sou e serei grato sempre.
    Obrigado pelo generoso espaço.

    ResponderExcluir
  5. Apoia algum candidato por respeito a população mais humilde? Essa é boa! Quem foram os últimos que tu apoiou? O que esses aproveitadores trouxeram para Crateús? Fala sério.

    ResponderExcluir