segunda-feira, janeiro 23, 2012

Crateús se mobiliza para ações de coleta seletiva


Crateús. A sede deste Município está sendo mobilizada por meio de campanhas de rádio, panfletos, cartazes, palestras e oficinas de reciclagem para iniciar o Programa de Coleta Seletiva. Aproximadamente R$ 170 mil reais serão investidos por este Município e órgãos parceiros no Programa, cujo lançamento ocorrerá no dia 3 de fevereiro, na Escola Municipal Antônio Anízio Frota, no bairro Cidade Nova, localizado na sede.
A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Membros da Associação dos Catadores estão sendo capacitados para a empreitada, bem como os demais agentes que atuarão na coleta.
Será desenvolvido com coleta dos materiais recicláveis porta a porta inicialmente nos bairros Cidade Nova e no Centro comercial (ruas Moreira da Rocha e Dom Pedro II).
Política nacional
O Programa vem em resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a implementação da Coleta Seletiva e o destino final adequado dos resíduos sólidos.
Para a realização do Programa de Coleta Seletiva, a Semam conta com o apoio da Associação dos Catadores, do Projeto Mata Branca e Instituto Brasil Solidário que juntos já disponibilizaram ao Município de Crateús um Galpão de triagem, material para os catadores, prensa hidráulica, balança, caminhão de transporte, ecopontos e material de educação ambiental (cartazes, panfletos, folder e baner).
“Para o sucesso do Programa, contamos com o apoio da população da cidade com a separação dos materiais recicláveis na fonte, devendo separar em lixo seco e lixo úmido.
No lixo seco, devem ser colocados plásticos, papéis, metais e vidros. No lixo úmido, devem ser colocados restos de comidas, varrição dentre outros. Com a colaboração da população desses dois bairros, conseguiremos êxito”, explica o secretário municipal de Maio ambiente, Wanderley Marques. Segundo ele, a coleta diferenciada depois será expandida para os demais bairros da cidade.
Desde o dia 12 de janeiro os catadores estão recebendo capacitação para a realização do trabalho de coleta, que será realizado semanalmente nos dois bairros (uma vez no bairro Cidade Nova e três vezes no centro) e para a abordagem à população. “Todo o processo está sendo transmitido para eles a fim de que estejam preparados para o contato pessoal com as pessoas nas residências, educando e mostrando como deve ser feita a separação dos materiais em casa e a importância da ação para o meio ambiente”, ressalta.
Além dos catadores, alguns professores e jovens do Programa Pró-Jovem atuarão na coleta e educação ambiental junto à população.
Processo
Uma prestação de serviço relevante é oferecida pela internet , informando sobre como proceder com a reciclagem dos resíduos sólidos e descarte dos materiais sépticos ou perigosos. Uma definição unânime é que coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Materiais como pilhas, baterias de celulares, placas de computadores devem ser destinados para locais especiais, a fim de que haja o descarte.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica, de forma segura, e levados para a incineração em locais que não ofereçam riscos.
Mais informações:
Semam – Centro de Treinamento Dom Fragoso – Bairro de Fátima
Telefones: (88) 3691.2127 – 9244.1230 – Crateús/CE

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário