segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Farmácia Popular!


O Governo Federal criou em junho de 2004 o Programa Farmácia Popular do Brasil. Com a Rede Própria, a principal finalidade é a de levar medicamentos essenciais com baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. Em parceria com as Secretarias de Saúde municipais, o programa atende a milhares de pessoas todos os meses.
Em 2006 a iniciativa expandiu e alcançou a rede privada, sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Além dos medicamentos para hipertensão e diabetes, também são atendidas a asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.
Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão que são gratuitos, o programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece preços até 90% menores dos que são cobrados nos estabelecimentos privados não cadastrados. O objetivo é atingir a parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter tratamento devido ao alto preço dos medicamentos.
Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês são beneficiados. Destes, cerca de 660 mil são hipertensos e 300 mil diabéticos.
Endereços dos estabelecimentos que oferecem o programa Farmácia popular em Crateús: 
Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos mais de 15 mil estabelecimentos credenciados da rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

3 comentários:

  1. Bom dia, moro a 23 anos na Cidade de Caiana-MG e a população tem medo de denunciar por isso estão passando o pão que o diabo amassou inclusive eu.A cidade esta um caos em relação a saúde, o secretario de Saúde é filho do Prefeito(Nepotismo)ele não sabe nem tirar leite de vaca.Está proibido liberar remédios para o povo pois não existe receita,os remedios estragam.Eu mesma sou usuária de vários medicamentos que o SUS envia para a Farmácia Popular, que País é esta minha gente.Temos nosso direito como cidadões, gostaria muito que fosse postada esta mensagem para que o mundo veja o que esta acontecendo com os remédios que o SUS envia mais o Secretário Municipal não libera.

    ResponderExcluir
  2. Alguem poderia informar se o governo está pagando direitinho as farmacias conveniadas? E onde posso acessar os relatorios no qual constam as vendas da minha farmacia?

    ResponderExcluir
  3. CARO ANÔNIMO, O GOVERNO ESTA PAGANDO NORMALMENTE AS FARMACIAS CONVENIADAS E AQUI NO PARANÁ NA CIDADE ONDE EU MORO, ATÉ OS POSTOS ESTÃO LOTADOS DE MEDICAMENTOS. EU PREFIRO PEGAR MEUS MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA, MAS TEM UM POREM NÃO TEM MEDICO PARA FORNECER RECEITA. COMO PODE NOTAR TEM ALGO ERRADO EM SEU MUNICIPIO. ISTO É BRASIL.

    ResponderExcluir