sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Um outro mundo em construção


Os mais conservadores ficaram de orelhas em pé com o discurso da presidenta, Dilma Rousseff, no Fórum Social Temático, em Porto Alegre. Acostumados à imagem de “técnica durona” que a grande mídia alimenta para defini-la, foram pegos de surpresa por uma análise política afiada sobre as causas e consequências da crise econômica mundial.
Dilma não poupou críticas ao pensamento neoliberal, apontou a vitória do ex-presidente Lula na mudança de rumo da economia e reafirmou que só com um Estado forte e ativo na defesa dos interesses nacionais é possível um país não naufragar abraçado ao mercado financeiro.
Nada disso é novidade, pois esse sempre foi o ponto de vista de nossa presidenta, do Partido dos Trabalhadores e das forças progressistas que participam o Fórum Social Mundial.
Mas a mensagem se torna cada vez mais urgente ao passo em que os países desenvolvidos se provam incapazes de domar o monstro que criaram.
A distinção mais importante colocada por Dilma talvez seja a de que, hoje, a economia brasileira se desenvolve sobre um lastro firme de inclusão social e fortalecimento do setor produtivo, ao contrário do que ocorreu quando nosso crescimento apenas surfava em conjunturas internacionais, sem consistência.
Foi assim ao longo do “milagre econômico” da Ditadura Militar, e também em curtos períodos nos anos 1990, entre uma crise e outra.
Se hoje até mesmo a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, defende que o Estado tem de ser o grande agente do desenvolvimento com inclusão social, é graças à experiência bem-sucedida dos países emergentes, em especial o Brasil.
E, também, aos movimentos que integram o Fórum Social Mundial desde sua primeira edição, que sempre defenderam uma alternativa ao modelo de capitalismo inconsequente ditado pelas potências.
Portanto, toda atenção para a Cúpula dos Povos, reunião paralela articulada no Fórum Social Temático e que ocorrerá nos mesmos dias que a Rio+20, conferência que o Brasil sediará em junho deste ano. A discussão sobre o meio ambiente é essencial para o futuro do nosso planeta, mas é responsabilidade de nossos líderes não permitir que o debate resulte apenas em um aglomerado de sugestões sobre como renovar o capitalismo com o rótulo de “sustentável”.

0 comentários:

Postar um comentário